Modificações do processo avaliativo da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Mônica de Almeida
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Müller, José Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8966
Resumo: A presente pesquisa aborda a temática: Modificações do processo avaliativo da aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Apresentamos os aspectos que envolvem a avaliação no método tradicional de ensino, bem como, a metodologia utilizada na Escola Organizada por Ciclos de Formação Humana, que traz uma nova metodologia de ensino e uma nova forma de avaliar, chamada de avaliação formativa, que tem por objetivo buscar a interação professor/aluno, respeitando as capacidades, oportunizando-os momentos de expressar suas idéias. Embasamo-nos em autores como Jussara Hoffmann e Jefferson Mainardes, que colaboram para o entendimento de questões como: O que é avaliar e Qual a importância da avaliação na Educação tradicional e nos Ciclos. Utilizamos a Lei de Diretrizes e Bases, para nos informar quanto à forma de organização curricular, como a avaliação deve ocorrer de modo que promova o desenvolvimento do aluno. Para contemplar as questões que nortearam a investigação, utilizamos o método de pesquisa qualitativo, por meio de questionários, bem como realização de entrevista com uma profissional do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica de Sinop – MT, que nos apresentou a visão atual dos problemas e evoluções deste modelo de avaliação. Por fim, consideramos a avaliação no dia a dia da educação, apresentando a necessidade de todos os tipos de avaliação de maneira que são apresentadas as situações em que cada uma é utilizada, e quais seus objetivos ao serem aplicadas.Palavras-chave: educação; avaliação; instrumento de aprendizagem; avaliação formativa; avaliação somativa.
id UNEMAT-1_c7c819c36f3181c3355f90ab800e0c30
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8966
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling Modificações do processo avaliativo da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamentalA presente pesquisa aborda a temática: Modificações do processo avaliativo da aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Apresentamos os aspectos que envolvem a avaliação no método tradicional de ensino, bem como, a metodologia utilizada na Escola Organizada por Ciclos de Formação Humana, que traz uma nova metodologia de ensino e uma nova forma de avaliar, chamada de avaliação formativa, que tem por objetivo buscar a interação professor/aluno, respeitando as capacidades, oportunizando-os momentos de expressar suas idéias. Embasamo-nos em autores como Jussara Hoffmann e Jefferson Mainardes, que colaboram para o entendimento de questões como: O que é avaliar e Qual a importância da avaliação na Educação tradicional e nos Ciclos. Utilizamos a Lei de Diretrizes e Bases, para nos informar quanto à forma de organização curricular, como a avaliação deve ocorrer de modo que promova o desenvolvimento do aluno. Para contemplar as questões que nortearam a investigação, utilizamos o método de pesquisa qualitativo, por meio de questionários, bem como realização de entrevista com uma profissional do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica de Sinop – MT, que nos apresentou a visão atual dos problemas e evoluções deste modelo de avaliação. Por fim, consideramos a avaliação no dia a dia da educação, apresentando a necessidade de todos os tipos de avaliação de maneira que são apresentadas as situações em que cada uma é utilizada, e quais seus objetivos ao serem aplicadas.Palavras-chave: educação; avaliação; instrumento de aprendizagem; avaliação formativa; avaliação somativa.Unemat Editora2011-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/896610.30681/reps.v2i1.8966Eventos Pedagógicos; v. 2 n. 1 (2011): Práticas Pedagógicas; 240-2492236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8966/5794Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMendes, Mônica de AlmeidaMüller, José Luiz2022-12-27T20:37:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8966Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:37:44Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Modificações do processo avaliativo da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental
title Modificações do processo avaliativo da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle Modificações do processo avaliativo da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental
Mendes, Mônica de Almeida
title_short Modificações do processo avaliativo da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full Modificações do processo avaliativo da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Modificações do processo avaliativo da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Modificações do processo avaliativo da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort Modificações do processo avaliativo da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental
author Mendes, Mônica de Almeida
author_facet Mendes, Mônica de Almeida
Müller, José Luiz
author_role author
author2 Müller, José Luiz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Mônica de Almeida
Müller, José Luiz
description A presente pesquisa aborda a temática: Modificações do processo avaliativo da aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Apresentamos os aspectos que envolvem a avaliação no método tradicional de ensino, bem como, a metodologia utilizada na Escola Organizada por Ciclos de Formação Humana, que traz uma nova metodologia de ensino e uma nova forma de avaliar, chamada de avaliação formativa, que tem por objetivo buscar a interação professor/aluno, respeitando as capacidades, oportunizando-os momentos de expressar suas idéias. Embasamo-nos em autores como Jussara Hoffmann e Jefferson Mainardes, que colaboram para o entendimento de questões como: O que é avaliar e Qual a importância da avaliação na Educação tradicional e nos Ciclos. Utilizamos a Lei de Diretrizes e Bases, para nos informar quanto à forma de organização curricular, como a avaliação deve ocorrer de modo que promova o desenvolvimento do aluno. Para contemplar as questões que nortearam a investigação, utilizamos o método de pesquisa qualitativo, por meio de questionários, bem como realização de entrevista com uma profissional do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica de Sinop – MT, que nos apresentou a visão atual dos problemas e evoluções deste modelo de avaliação. Por fim, consideramos a avaliação no dia a dia da educação, apresentando a necessidade de todos os tipos de avaliação de maneira que são apresentadas as situações em que cada uma é utilizada, e quais seus objetivos ao serem aplicadas.Palavras-chave: educação; avaliação; instrumento de aprendizagem; avaliação formativa; avaliação somativa.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8966
10.30681/reps.v2i1.8966
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8966
identifier_str_mv 10.30681/reps.v2i1.8966
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8966/5794
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 2 n. 1 (2011): Práticas Pedagógicas; 240-249
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210922785996800