Instrumento avaliativo de objetos digitais de aprendizagem para a matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/237205 |
Resumo: | A avaliação sistemática de Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) é uma necessidade indiscutível no contexto permeado por Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), mas, para que ela ocorra de forma científica, consciente e intencional é necessário apoio ao professor, a fim de ele conhecer os aspectos pedagógicos e as potencialidades de um ODA de qualidade. A partir dessa necessidade, questionamo-nos: de que forma podemos colaborar para que o uso dos ODA seja pensado, planejado e analisado previamente de modo a ultrapassar o uso espontâneo e aleatório do que está disponível nos repositórios? Como os aspectos avaliativos podem ser organizados na construção de um Instrumento sistemático? Assim, pensamos em um Instrumento Avaliativo que aponte ao professor os aspectos pedagógicos necessários de um ODA de qualidade. Portanto, definimos como objetivo geral fundamentar os indicadores para um Instrumento Avaliativo de Objetos Digitais de aprendizagem ao ensino de Matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental. E como objetivos específicos, delimitamos: analisar a produção científica da Área dos Objetos Digitais de Aprendizagem na Matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental; definir indicadores avaliativos de Objetos Digitais de Aprendizagem dos anos iniciais do Ensino Fundamental; categorizar digitalmente os indicadores definidos, atribuindo-lhes um conceito; testar a usabilidade do Instrumento Avaliativo elaborado. Em um viés inovador, apresentamos este estudo em formato de Artigos científicos, contemplando a metodologia utilizada: pesquisas bibliográficas; definição dos aspectos pedagógicos e indicadores avaliativos dos ODA; criação de um protótipo por meio do Design Thinking; análise do protótipo por juízes; coleta de dados mediante a oferta de Oficinas de formação inicial e continuada. Os resultados desta investigação apontam que o Instrumento Avaliativo consiste em um material de grande relevância para a formação inicial e continuada de professores para ampliar o conhecimento acerca dos conceitos, potencialidades e utilização dos ODA, bem como pode servir para a melhoria qualitativa do desenvolvimento dos ODA, promovendo reflexões e discussões essenciais para que a seleção de ODA seja realizada com segurança, consciência e intencionalidade pedagógica. |
id |
UNSP_2929b851d3ae1368308e2224e6bd235f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/237205 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Instrumento avaliativo de objetos digitais de aprendizagem para a matemática nos anos iniciais do ensino fundamentalEvaluative instrument of digital learning objects for mathematics in the early years of elementary schoolAvaliação de objetos digitais de aprendizagemMatemáticaAnos iniciais do Ensino FundamentalEducação básicaTecnologias digitais da informação e comunicaçãoTecnologiasObjetos de aprendizagemObjetos digitais de aprendizagemEvaluation of digital learning objectsMathElementary schoolBasic educationDigital information and communication technologiesTechnologiesLearning objectsTecnologías digitales de la información y la comunicaciónObjetos de aprendizaje digitalesA avaliação sistemática de Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) é uma necessidade indiscutível no contexto permeado por Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), mas, para que ela ocorra de forma científica, consciente e intencional é necessário apoio ao professor, a fim de ele conhecer os aspectos pedagógicos e as potencialidades de um ODA de qualidade. A partir dessa necessidade, questionamo-nos: de que forma podemos colaborar para que o uso dos ODA seja pensado, planejado e analisado previamente de modo a ultrapassar o uso espontâneo e aleatório do que está disponível nos repositórios? Como os aspectos avaliativos podem ser organizados na construção de um Instrumento sistemático? Assim, pensamos em um Instrumento Avaliativo que aponte ao professor os aspectos pedagógicos necessários de um ODA de qualidade. Portanto, definimos como objetivo geral fundamentar os indicadores para um Instrumento Avaliativo de Objetos Digitais de aprendizagem ao ensino de Matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental. E como objetivos específicos, delimitamos: analisar a produção científica da Área dos Objetos Digitais de Aprendizagem na Matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental; definir indicadores avaliativos de Objetos Digitais de Aprendizagem dos anos iniciais do Ensino Fundamental; categorizar digitalmente os indicadores definidos, atribuindo-lhes um conceito; testar a usabilidade do Instrumento Avaliativo elaborado. Em um viés inovador, apresentamos este estudo em formato de Artigos científicos, contemplando a metodologia utilizada: pesquisas bibliográficas; definição dos aspectos pedagógicos e indicadores avaliativos dos ODA; criação de um protótipo por meio do Design Thinking; análise do protótipo por juízes; coleta de dados mediante a oferta de Oficinas de formação inicial e continuada. Os resultados desta investigação apontam que o Instrumento Avaliativo consiste em um material de grande relevância para a formação inicial e continuada de professores para ampliar o conhecimento acerca dos conceitos, potencialidades e utilização dos ODA, bem como pode servir para a melhoria qualitativa do desenvolvimento dos ODA, promovendo reflexões e discussões essenciais para que a seleção de ODA seja realizada com segurança, consciência e intencionalidade pedagógica.The systematic evaluation of Digital Learning Objects (DLO) is an indisputable need in the context permeated by Digital Information and Communication Technologies (DICT), but for it to occur in a scientific, conscious and intentional way, support for the teacher is necessary to know the pedagogical aspects and the potential of a quality DLO. Based on this need, we ask ourselves: How can we collaborate so that the use of DLO is thought, planned and analyzed in advance in order to overcome the spontaneous and random use of what is available in the repositories? How can the evaluative aspects be organized in the construction of a systematic instrument? Thus, we think of an Assessment Instrument that points out to the teacher the necessary pedagogical aspects of a quality DLO. Therefore, we defined as a general objective to base the indicators for an evaluative instrument of Digital Learning Objects for the teaching of mathematics for the initial years of elementary school. And as specific objectives, we delimit: analyze the scientific production in the area of Digital Learning Objects in mathematics for the early years of elementary school; define evaluative indicators of Digital Learning Objects in the early years of elementary school; digitally categorize the defined indicators, assigning them a concept; test the usability of the evaluative instrument developed. In an innovative approach, we present this study in the form of scientific articles covering the methodology used: bibliographic research; definition of pedagogical aspects and evaluation indicators of DLO; creation of a prototype through Design Thinking; prototype analysis by judges; data collection by offering initial and continuing training workshops. The results of this investigation indicate that the Assessment Instrument consists of a material of great relevance for the initial and continuing education of teachers to expand knowledge about the concepts, potentialities and use of DLO, as well as it can serve for the qualitative improvement of the development of DLO promoting reflections and discussions essential for the selection of DLO to be carried out with safety, awareness and pedagogical intentionality.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Barros, Daniela Melaré Vieira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Alexandre, Mariana dos Reis2022-10-25T11:40:01Z2022-10-25T11:40:01Z2022-08-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23720533004056079P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-28T06:17:13Zoai:repositorio.unesp.br:11449/237205Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:58:35.691714Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Instrumento avaliativo de objetos digitais de aprendizagem para a matemática nos anos iniciais do ensino fundamental Evaluative instrument of digital learning objects for mathematics in the early years of elementary school |
title |
Instrumento avaliativo de objetos digitais de aprendizagem para a matemática nos anos iniciais do ensino fundamental |
spellingShingle |
Instrumento avaliativo de objetos digitais de aprendizagem para a matemática nos anos iniciais do ensino fundamental Alexandre, Mariana dos Reis Avaliação de objetos digitais de aprendizagem Matemática Anos iniciais do Ensino Fundamental Educação básica Tecnologias digitais da informação e comunicação Tecnologias Objetos de aprendizagem Objetos digitais de aprendizagem Evaluation of digital learning objects Math Elementary school Basic education Digital information and communication technologies Technologies Learning objects Tecnologías digitales de la información y la comunicación Objetos de aprendizaje digitales |
title_short |
Instrumento avaliativo de objetos digitais de aprendizagem para a matemática nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full |
Instrumento avaliativo de objetos digitais de aprendizagem para a matemática nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
Instrumento avaliativo de objetos digitais de aprendizagem para a matemática nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Instrumento avaliativo de objetos digitais de aprendizagem para a matemática nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
Instrumento avaliativo de objetos digitais de aprendizagem para a matemática nos anos iniciais do ensino fundamental |
author |
Alexandre, Mariana dos Reis |
author_facet |
Alexandre, Mariana dos Reis |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barros, Daniela Melaré Vieira [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alexandre, Mariana dos Reis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação de objetos digitais de aprendizagem Matemática Anos iniciais do Ensino Fundamental Educação básica Tecnologias digitais da informação e comunicação Tecnologias Objetos de aprendizagem Objetos digitais de aprendizagem Evaluation of digital learning objects Math Elementary school Basic education Digital information and communication technologies Technologies Learning objects Tecnologías digitales de la información y la comunicación Objetos de aprendizaje digitales |
topic |
Avaliação de objetos digitais de aprendizagem Matemática Anos iniciais do Ensino Fundamental Educação básica Tecnologias digitais da informação e comunicação Tecnologias Objetos de aprendizagem Objetos digitais de aprendizagem Evaluation of digital learning objects Math Elementary school Basic education Digital information and communication technologies Technologies Learning objects Tecnologías digitales de la información y la comunicación Objetos de aprendizaje digitales |
description |
A avaliação sistemática de Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) é uma necessidade indiscutível no contexto permeado por Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), mas, para que ela ocorra de forma científica, consciente e intencional é necessário apoio ao professor, a fim de ele conhecer os aspectos pedagógicos e as potencialidades de um ODA de qualidade. A partir dessa necessidade, questionamo-nos: de que forma podemos colaborar para que o uso dos ODA seja pensado, planejado e analisado previamente de modo a ultrapassar o uso espontâneo e aleatório do que está disponível nos repositórios? Como os aspectos avaliativos podem ser organizados na construção de um Instrumento sistemático? Assim, pensamos em um Instrumento Avaliativo que aponte ao professor os aspectos pedagógicos necessários de um ODA de qualidade. Portanto, definimos como objetivo geral fundamentar os indicadores para um Instrumento Avaliativo de Objetos Digitais de aprendizagem ao ensino de Matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental. E como objetivos específicos, delimitamos: analisar a produção científica da Área dos Objetos Digitais de Aprendizagem na Matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental; definir indicadores avaliativos de Objetos Digitais de Aprendizagem dos anos iniciais do Ensino Fundamental; categorizar digitalmente os indicadores definidos, atribuindo-lhes um conceito; testar a usabilidade do Instrumento Avaliativo elaborado. Em um viés inovador, apresentamos este estudo em formato de Artigos científicos, contemplando a metodologia utilizada: pesquisas bibliográficas; definição dos aspectos pedagógicos e indicadores avaliativos dos ODA; criação de um protótipo por meio do Design Thinking; análise do protótipo por juízes; coleta de dados mediante a oferta de Oficinas de formação inicial e continuada. Os resultados desta investigação apontam que o Instrumento Avaliativo consiste em um material de grande relevância para a formação inicial e continuada de professores para ampliar o conhecimento acerca dos conceitos, potencialidades e utilização dos ODA, bem como pode servir para a melhoria qualitativa do desenvolvimento dos ODA, promovendo reflexões e discussões essenciais para que a seleção de ODA seja realizada com segurança, consciência e intencionalidade pedagógica. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-25T11:40:01Z 2022-10-25T11:40:01Z 2022-08-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/237205 33004056079P0 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/237205 |
identifier_str_mv |
33004056079P0 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129005951385600 |