Desenvolvimento da escrita nos anos iniciais da alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Krueger, Gabriele Chagas
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10227
Resumo: Este artigo aborda o processo de desenvolvimento da escrita com crianças do primeiro ano do ensino fundamental. Teve como objetivo compreender o processo de aquisição da linguagem escrita e as metodologias usadas pelas professoras em sala de aula durante o processo de alfabetização. Esta pesquisa teve como aporte teórico os estudos de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky. O estudo de caso foi realizado no município de Santa Carmem/Mato Grosso com três professoras alfabetizadoras da Escola Municipal Selvino Damian Preve no ano de 2019. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa. Conclui-se que o material utilizado pelas professoras permite que as crianças desenvolvam com facilidade a escrita ao longo do primeiro ano da alfabetização.Palavras-chave: alfabetização; linguagem escrita; professoras alfabetizadoras; abordagem qualitativa; Emilia Ferreiro.
id UNEMAT-1_e8c8835bd439a797ec4bf4599da66f67
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10227
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling Desenvolvimento da escrita nos anos iniciais da alfabetizaçãoEste artigo aborda o processo de desenvolvimento da escrita com crianças do primeiro ano do ensino fundamental. Teve como objetivo compreender o processo de aquisição da linguagem escrita e as metodologias usadas pelas professoras em sala de aula durante o processo de alfabetização. Esta pesquisa teve como aporte teórico os estudos de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky. O estudo de caso foi realizado no município de Santa Carmem/Mato Grosso com três professoras alfabetizadoras da Escola Municipal Selvino Damian Preve no ano de 2019. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa. Conclui-se que o material utilizado pelas professoras permite que as crianças desenvolvam com facilidade a escrita ao longo do primeiro ano da alfabetização.Palavras-chave: alfabetização; linguagem escrita; professoras alfabetizadoras; abordagem qualitativa; Emilia Ferreiro.Unemat Editora2019-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/1022710.30681/reps.v10i2.10227Eventos Pedagógicos; v. 10 n. 2 (2019): Práticas discursivas e concepção/ensino-aprendizagem de língua(s) na contemporaneidade; 806 - 8152236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10227/6813Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKrueger, Gabriele Chagas2022-12-27T20:10:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10227Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:10:27Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento da escrita nos anos iniciais da alfabetização
title Desenvolvimento da escrita nos anos iniciais da alfabetização
spellingShingle Desenvolvimento da escrita nos anos iniciais da alfabetização
Krueger, Gabriele Chagas
title_short Desenvolvimento da escrita nos anos iniciais da alfabetização
title_full Desenvolvimento da escrita nos anos iniciais da alfabetização
title_fullStr Desenvolvimento da escrita nos anos iniciais da alfabetização
title_full_unstemmed Desenvolvimento da escrita nos anos iniciais da alfabetização
title_sort Desenvolvimento da escrita nos anos iniciais da alfabetização
author Krueger, Gabriele Chagas
author_facet Krueger, Gabriele Chagas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Krueger, Gabriele Chagas
description Este artigo aborda o processo de desenvolvimento da escrita com crianças do primeiro ano do ensino fundamental. Teve como objetivo compreender o processo de aquisição da linguagem escrita e as metodologias usadas pelas professoras em sala de aula durante o processo de alfabetização. Esta pesquisa teve como aporte teórico os estudos de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky. O estudo de caso foi realizado no município de Santa Carmem/Mato Grosso com três professoras alfabetizadoras da Escola Municipal Selvino Damian Preve no ano de 2019. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa. Conclui-se que o material utilizado pelas professoras permite que as crianças desenvolvam com facilidade a escrita ao longo do primeiro ano da alfabetização.Palavras-chave: alfabetização; linguagem escrita; professoras alfabetizadoras; abordagem qualitativa; Emilia Ferreiro.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10227
10.30681/reps.v10i2.10227
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10227
identifier_str_mv 10.30681/reps.v10i2.10227
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10227/6813
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 10 n. 2 (2019): Práticas discursivas e concepção/ensino-aprendizagem de língua(s) na contemporaneidade; 806 - 815
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210927321088000