Desenvolvimento da escrita nos anos iniciais da alfabetização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10227 |
Resumo: | Este artigo aborda o processo de desenvolvimento da escrita com crianças do primeiro ano do ensino fundamental. Teve como objetivo compreender o processo de aquisição da linguagem escrita e as metodologias usadas pelas professoras em sala de aula durante o processo de alfabetização. Esta pesquisa teve como aporte teórico os estudos de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky. O estudo de caso foi realizado no município de Santa Carmem/Mato Grosso com três professoras alfabetizadoras da Escola Municipal Selvino Damian Preve no ano de 2019. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa. Conclui-se que o material utilizado pelas professoras permite que as crianças desenvolvam com facilidade a escrita ao longo do primeiro ano da alfabetização.Palavras-chave: alfabetização; linguagem escrita; professoras alfabetizadoras; abordagem qualitativa; Emilia Ferreiro. |
id |
UNEMAT-1_e8c8835bd439a797ec4bf4599da66f67 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10227 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvimento da escrita nos anos iniciais da alfabetizaçãoEste artigo aborda o processo de desenvolvimento da escrita com crianças do primeiro ano do ensino fundamental. Teve como objetivo compreender o processo de aquisição da linguagem escrita e as metodologias usadas pelas professoras em sala de aula durante o processo de alfabetização. Esta pesquisa teve como aporte teórico os estudos de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky. O estudo de caso foi realizado no município de Santa Carmem/Mato Grosso com três professoras alfabetizadoras da Escola Municipal Selvino Damian Preve no ano de 2019. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa. Conclui-se que o material utilizado pelas professoras permite que as crianças desenvolvam com facilidade a escrita ao longo do primeiro ano da alfabetização.Palavras-chave: alfabetização; linguagem escrita; professoras alfabetizadoras; abordagem qualitativa; Emilia Ferreiro.Unemat Editora2019-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/1022710.30681/reps.v10i2.10227Eventos Pedagógicos; v. 10 n. 2 (2019): Práticas discursivas e concepção/ensino-aprendizagem de língua(s) na contemporaneidade; 806 - 8152236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10227/6813Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKrueger, Gabriele Chagas2022-12-27T20:10:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10227Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:10:27Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento da escrita nos anos iniciais da alfabetização |
title |
Desenvolvimento da escrita nos anos iniciais da alfabetização |
spellingShingle |
Desenvolvimento da escrita nos anos iniciais da alfabetização Krueger, Gabriele Chagas |
title_short |
Desenvolvimento da escrita nos anos iniciais da alfabetização |
title_full |
Desenvolvimento da escrita nos anos iniciais da alfabetização |
title_fullStr |
Desenvolvimento da escrita nos anos iniciais da alfabetização |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento da escrita nos anos iniciais da alfabetização |
title_sort |
Desenvolvimento da escrita nos anos iniciais da alfabetização |
author |
Krueger, Gabriele Chagas |
author_facet |
Krueger, Gabriele Chagas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Krueger, Gabriele Chagas |
description |
Este artigo aborda o processo de desenvolvimento da escrita com crianças do primeiro ano do ensino fundamental. Teve como objetivo compreender o processo de aquisição da linguagem escrita e as metodologias usadas pelas professoras em sala de aula durante o processo de alfabetização. Esta pesquisa teve como aporte teórico os estudos de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky. O estudo de caso foi realizado no município de Santa Carmem/Mato Grosso com três professoras alfabetizadoras da Escola Municipal Selvino Damian Preve no ano de 2019. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa. Conclui-se que o material utilizado pelas professoras permite que as crianças desenvolvam com facilidade a escrita ao longo do primeiro ano da alfabetização.Palavras-chave: alfabetização; linguagem escrita; professoras alfabetizadoras; abordagem qualitativa; Emilia Ferreiro. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10227 10.30681/reps.v10i2.10227 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10227 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v10i2.10227 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10227/6813 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 10 n. 2 (2019): Práticas discursivas e concepção/ensino-aprendizagem de língua(s) na contemporaneidade; 806 - 815 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210927321088000 |