Alfabetização e letramento: a importância da alfabetização na construção de conhecimentos pelo sujeito na sociedade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8951 |
Resumo: | No presente artigo trago os resultados obtidos em minha pesquisa sobre Alfabetização e Letramento,com a temática:A importância da alfabetização na construção de conhecimentos pelo sujeito na sociedade; realizada no período de 14/10/2010 a 22/10/2010, na Escola Municipal de Educação Básica Ana Cristina de Senna, município de Sinop/MT, em uma turma de 1º anono período matutino. Nesta investigação busquei compreender como é sistematizado o processo de alfabetização quanto aos métodos utilizados na aquisição da leitura e escrita pelas crianças, e se tais métodos são aplicados à luz do Letramento. As discussões trazidas na pesquisa são fundamentadas nas teorias da autora Magda Soares e Emília Ferreiro,que nos traz os reflexos de uma alfabetização com letramento na formação do indivíduo, para que o mesmo seja sujeito ativo no meio social. Para obter respostas a minha investigação, utilizei os métodos pesquisa qualitativa e observação participante, por meio de entrevistas com questões abertas e observações em sala, com o professor da turma e três alunos, embasada nos autores Miriam Goldenberg e Antonio Chizzotti, os quais me deram respaldo quanto aos procedimentos investigativos.A referida pesquisa possibilitou compreender a importância de se promover o processo de alfabetização para letramento, afim de que este ultrapasse o ato mecânico de ler e escrever, e seja um instrumento para o sujeito no exercício de sua cidadania.Palavras-chave: educação; alfabetização; letramento; formação do indivíduo; instrumento; cidadania. |
id |
UNEMAT-1_ec0b199357af5b4b97dabac7dcbd31fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8951 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
Alfabetização e letramento: a importância da alfabetização na construção de conhecimentos pelo sujeito na sociedadeNo presente artigo trago os resultados obtidos em minha pesquisa sobre Alfabetização e Letramento,com a temática:A importância da alfabetização na construção de conhecimentos pelo sujeito na sociedade; realizada no período de 14/10/2010 a 22/10/2010, na Escola Municipal de Educação Básica Ana Cristina de Senna, município de Sinop/MT, em uma turma de 1º anono período matutino. Nesta investigação busquei compreender como é sistematizado o processo de alfabetização quanto aos métodos utilizados na aquisição da leitura e escrita pelas crianças, e se tais métodos são aplicados à luz do Letramento. As discussões trazidas na pesquisa são fundamentadas nas teorias da autora Magda Soares e Emília Ferreiro,que nos traz os reflexos de uma alfabetização com letramento na formação do indivíduo, para que o mesmo seja sujeito ativo no meio social. Para obter respostas a minha investigação, utilizei os métodos pesquisa qualitativa e observação participante, por meio de entrevistas com questões abertas e observações em sala, com o professor da turma e três alunos, embasada nos autores Miriam Goldenberg e Antonio Chizzotti, os quais me deram respaldo quanto aos procedimentos investigativos.A referida pesquisa possibilitou compreender a importância de se promover o processo de alfabetização para letramento, afim de que este ultrapasse o ato mecânico de ler e escrever, e seja um instrumento para o sujeito no exercício de sua cidadania.Palavras-chave: educação; alfabetização; letramento; formação do indivíduo; instrumento; cidadania.Unemat Editora2011-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/895110.30681/reps.v2i1.8951Eventos Pedagógicos; v. 2 n. 1 (2011): Práticas Pedagógicas; 169-1792236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8951/5787Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPenaroti, Juliana CassiaTrugillo, Edneuza Alves2022-12-27T20:37:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8951Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:37:44Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alfabetização e letramento: a importância da alfabetização na construção de conhecimentos pelo sujeito na sociedade |
title |
Alfabetização e letramento: a importância da alfabetização na construção de conhecimentos pelo sujeito na sociedade |
spellingShingle |
Alfabetização e letramento: a importância da alfabetização na construção de conhecimentos pelo sujeito na sociedade Penaroti, Juliana Cassia |
title_short |
Alfabetização e letramento: a importância da alfabetização na construção de conhecimentos pelo sujeito na sociedade |
title_full |
Alfabetização e letramento: a importância da alfabetização na construção de conhecimentos pelo sujeito na sociedade |
title_fullStr |
Alfabetização e letramento: a importância da alfabetização na construção de conhecimentos pelo sujeito na sociedade |
title_full_unstemmed |
Alfabetização e letramento: a importância da alfabetização na construção de conhecimentos pelo sujeito na sociedade |
title_sort |
Alfabetização e letramento: a importância da alfabetização na construção de conhecimentos pelo sujeito na sociedade |
author |
Penaroti, Juliana Cassia |
author_facet |
Penaroti, Juliana Cassia Trugillo, Edneuza Alves |
author_role |
author |
author2 |
Trugillo, Edneuza Alves |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Penaroti, Juliana Cassia Trugillo, Edneuza Alves |
description |
No presente artigo trago os resultados obtidos em minha pesquisa sobre Alfabetização e Letramento,com a temática:A importância da alfabetização na construção de conhecimentos pelo sujeito na sociedade; realizada no período de 14/10/2010 a 22/10/2010, na Escola Municipal de Educação Básica Ana Cristina de Senna, município de Sinop/MT, em uma turma de 1º anono período matutino. Nesta investigação busquei compreender como é sistematizado o processo de alfabetização quanto aos métodos utilizados na aquisição da leitura e escrita pelas crianças, e se tais métodos são aplicados à luz do Letramento. As discussões trazidas na pesquisa são fundamentadas nas teorias da autora Magda Soares e Emília Ferreiro,que nos traz os reflexos de uma alfabetização com letramento na formação do indivíduo, para que o mesmo seja sujeito ativo no meio social. Para obter respostas a minha investigação, utilizei os métodos pesquisa qualitativa e observação participante, por meio de entrevistas com questões abertas e observações em sala, com o professor da turma e três alunos, embasada nos autores Miriam Goldenberg e Antonio Chizzotti, os quais me deram respaldo quanto aos procedimentos investigativos.A referida pesquisa possibilitou compreender a importância de se promover o processo de alfabetização para letramento, afim de que este ultrapasse o ato mecânico de ler e escrever, e seja um instrumento para o sujeito no exercício de sua cidadania.Palavras-chave: educação; alfabetização; letramento; formação do indivíduo; instrumento; cidadania. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-07-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8951 10.30681/reps.v2i1.8951 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8951 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v2i1.8951 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8951/5787 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 2 n. 1 (2011): Práticas Pedagógicas; 169-179 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210922759782400 |