Alfabetização e letramento: a importância da alfabetização na construção de conhecimentos pelo sujeito na sociedade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Penaroti, Juliana Cassia
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Trugillo, Edneuza Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8951
Resumo: No presente artigo trago os resultados obtidos em minha pesquisa sobre Alfabetização e Letramento,com a temática:A importância da alfabetização na construção de conhecimentos pelo sujeito na sociedade; realizada no período de 14/10/2010 a 22/10/2010, na Escola Municipal de Educação Básica Ana Cristina de Senna, município de Sinop/MT, em uma turma de 1º anono período matutino. Nesta investigação busquei compreender como é sistematizado o processo de alfabetização quanto aos métodos utilizados na aquisição da leitura e escrita pelas crianças, e se tais métodos são aplicados à luz do Letramento. As discussões trazidas na pesquisa são fundamentadas nas teorias da autora Magda Soares e Emília Ferreiro,que nos traz os reflexos de uma alfabetização com letramento na formação do indivíduo, para que o mesmo seja sujeito ativo no meio social. Para obter respostas a minha investigação, utilizei os métodos pesquisa qualitativa e observação participante, por meio de entrevistas com questões abertas e observações em sala, com o professor da turma e três alunos, embasada nos autores Miriam Goldenberg e Antonio Chizzotti, os quais me deram respaldo quanto aos procedimentos investigativos.A referida pesquisa possibilitou compreender a importância de se promover o processo de alfabetização para letramento, afim de que este ultrapasse o ato mecânico de ler e escrever, e seja um instrumento para o sujeito no exercício de sua cidadania.Palavras-chave: educação; alfabetização; letramento; formação do indivíduo; instrumento; cidadania.
id UNEMAT-1_ec0b199357af5b4b97dabac7dcbd31fc
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8951
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling Alfabetização e letramento: a importância da alfabetização na construção de conhecimentos pelo sujeito na sociedadeNo presente artigo trago os resultados obtidos em minha pesquisa sobre Alfabetização e Letramento,com a temática:A importância da alfabetização na construção de conhecimentos pelo sujeito na sociedade; realizada no período de 14/10/2010 a 22/10/2010, na Escola Municipal de Educação Básica Ana Cristina de Senna, município de Sinop/MT, em uma turma de 1º anono período matutino. Nesta investigação busquei compreender como é sistematizado o processo de alfabetização quanto aos métodos utilizados na aquisição da leitura e escrita pelas crianças, e se tais métodos são aplicados à luz do Letramento. As discussões trazidas na pesquisa são fundamentadas nas teorias da autora Magda Soares e Emília Ferreiro,que nos traz os reflexos de uma alfabetização com letramento na formação do indivíduo, para que o mesmo seja sujeito ativo no meio social. Para obter respostas a minha investigação, utilizei os métodos pesquisa qualitativa e observação participante, por meio de entrevistas com questões abertas e observações em sala, com o professor da turma e três alunos, embasada nos autores Miriam Goldenberg e Antonio Chizzotti, os quais me deram respaldo quanto aos procedimentos investigativos.A referida pesquisa possibilitou compreender a importância de se promover o processo de alfabetização para letramento, afim de que este ultrapasse o ato mecânico de ler e escrever, e seja um instrumento para o sujeito no exercício de sua cidadania.Palavras-chave: educação; alfabetização; letramento; formação do indivíduo; instrumento; cidadania.Unemat Editora2011-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/895110.30681/reps.v2i1.8951Eventos Pedagógicos; v. 2 n. 1 (2011): Práticas Pedagógicas; 169-1792236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8951/5787Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPenaroti, Juliana CassiaTrugillo, Edneuza Alves2022-12-27T20:37:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8951Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:37:44Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização e letramento: a importância da alfabetização na construção de conhecimentos pelo sujeito na sociedade
title Alfabetização e letramento: a importância da alfabetização na construção de conhecimentos pelo sujeito na sociedade
spellingShingle Alfabetização e letramento: a importância da alfabetização na construção de conhecimentos pelo sujeito na sociedade
Penaroti, Juliana Cassia
title_short Alfabetização e letramento: a importância da alfabetização na construção de conhecimentos pelo sujeito na sociedade
title_full Alfabetização e letramento: a importância da alfabetização na construção de conhecimentos pelo sujeito na sociedade
title_fullStr Alfabetização e letramento: a importância da alfabetização na construção de conhecimentos pelo sujeito na sociedade
title_full_unstemmed Alfabetização e letramento: a importância da alfabetização na construção de conhecimentos pelo sujeito na sociedade
title_sort Alfabetização e letramento: a importância da alfabetização na construção de conhecimentos pelo sujeito na sociedade
author Penaroti, Juliana Cassia
author_facet Penaroti, Juliana Cassia
Trugillo, Edneuza Alves
author_role author
author2 Trugillo, Edneuza Alves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Penaroti, Juliana Cassia
Trugillo, Edneuza Alves
description No presente artigo trago os resultados obtidos em minha pesquisa sobre Alfabetização e Letramento,com a temática:A importância da alfabetização na construção de conhecimentos pelo sujeito na sociedade; realizada no período de 14/10/2010 a 22/10/2010, na Escola Municipal de Educação Básica Ana Cristina de Senna, município de Sinop/MT, em uma turma de 1º anono período matutino. Nesta investigação busquei compreender como é sistematizado o processo de alfabetização quanto aos métodos utilizados na aquisição da leitura e escrita pelas crianças, e se tais métodos são aplicados à luz do Letramento. As discussões trazidas na pesquisa são fundamentadas nas teorias da autora Magda Soares e Emília Ferreiro,que nos traz os reflexos de uma alfabetização com letramento na formação do indivíduo, para que o mesmo seja sujeito ativo no meio social. Para obter respostas a minha investigação, utilizei os métodos pesquisa qualitativa e observação participante, por meio de entrevistas com questões abertas e observações em sala, com o professor da turma e três alunos, embasada nos autores Miriam Goldenberg e Antonio Chizzotti, os quais me deram respaldo quanto aos procedimentos investigativos.A referida pesquisa possibilitou compreender a importância de se promover o processo de alfabetização para letramento, afim de que este ultrapasse o ato mecânico de ler e escrever, e seja um instrumento para o sujeito no exercício de sua cidadania.Palavras-chave: educação; alfabetização; letramento; formação do indivíduo; instrumento; cidadania.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8951
10.30681/reps.v2i1.8951
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8951
identifier_str_mv 10.30681/reps.v2i1.8951
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/8951/5787
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 2 n. 1 (2011): Práticas Pedagógicas; 169-179
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210922759782400