TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA: A MOVIMENTAÇÃO/TRANSIÇÃO DIDÁTICA DOS SABERES EM SALA DE AULA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Naedzold, Simone de Souza
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Santos, Leandra Ines Seganfredo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Letras Norte@mentos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7406
Resumo: Este texto visa refletir sobre o conceito de Transposição Didática de Chevallard (2009), naformação docente. Pretende-se ponderar sobre a internalização/aprendizagem do conceito pelosprofessores e a ação destes em sala de aula na movimentação/transição entre os saberes sábios/aensinar/ensinados, e sua relação com a noosfera, conforme as etapas da Transposição e asimplicações que as atividades determinam, até a construção de conhecimentos pelos estudantes.Analisamos como corpus o “Orientativo Sala de Educador 2015”, documento base da formaçãodocente do ensino público em Mato Grosso. O quadro teórico-metodológico está composto deautores como Chevallard, Halté, Petitjean, dentre outros.
id UNEMAT-2_00eb07a9dc2d6543b51e0cb3118facca
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7406
network_acronym_str UNEMAT-2
network_name_str Revista de Letras Norte@mentos
repository_id_str
spelling TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA: A MOVIMENTAÇÃO/TRANSIÇÃO DIDÁTICA DOS SABERES EM SALA DE AULAEste texto visa refletir sobre o conceito de Transposição Didática de Chevallard (2009), naformação docente. Pretende-se ponderar sobre a internalização/aprendizagem do conceito pelosprofessores e a ação destes em sala de aula na movimentação/transição entre os saberes sábios/aensinar/ensinados, e sua relação com a noosfera, conforme as etapas da Transposição e asimplicações que as atividades determinam, até a construção de conhecimentos pelos estudantes.Analisamos como corpus o “Orientativo Sala de Educador 2015”, documento base da formaçãodocente do ensino público em Mato Grosso. O quadro teórico-metodológico está composto deautores como Chevallard, Halté, Petitjean, dentre outros.Editora UNEMAT2018-10-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/740610.30681/rln.v11i27.7406Revista de Letras Norte@mentos; v. 11 n. 27 (2018): DOSSIÊ TEMÁTICO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO1983-8018reponame:Revista de Letras Norte@mentosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7406/6630Copyright (c) 2022 Revista de Letras Norte@mentosinfo:eu-repo/semantics/openAccessNaedzold, Simone de SouzaSantos, Leandra Ines Seganfredo2022-10-28T22:13:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7406Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentosPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/oai||revistanorteamentos@unemat-net.br1983-80181983-8018opendoar:2022-10-28T22:13:24Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA: A MOVIMENTAÇÃO/TRANSIÇÃO DIDÁTICA DOS SABERES EM SALA DE AULA
title TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA: A MOVIMENTAÇÃO/TRANSIÇÃO DIDÁTICA DOS SABERES EM SALA DE AULA
spellingShingle TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA: A MOVIMENTAÇÃO/TRANSIÇÃO DIDÁTICA DOS SABERES EM SALA DE AULA
Naedzold, Simone de Souza
title_short TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA: A MOVIMENTAÇÃO/TRANSIÇÃO DIDÁTICA DOS SABERES EM SALA DE AULA
title_full TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA: A MOVIMENTAÇÃO/TRANSIÇÃO DIDÁTICA DOS SABERES EM SALA DE AULA
title_fullStr TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA: A MOVIMENTAÇÃO/TRANSIÇÃO DIDÁTICA DOS SABERES EM SALA DE AULA
title_full_unstemmed TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA: A MOVIMENTAÇÃO/TRANSIÇÃO DIDÁTICA DOS SABERES EM SALA DE AULA
title_sort TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA: A MOVIMENTAÇÃO/TRANSIÇÃO DIDÁTICA DOS SABERES EM SALA DE AULA
author Naedzold, Simone de Souza
author_facet Naedzold, Simone de Souza
Santos, Leandra Ines Seganfredo
author_role author
author2 Santos, Leandra Ines Seganfredo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Naedzold, Simone de Souza
Santos, Leandra Ines Seganfredo
description Este texto visa refletir sobre o conceito de Transposição Didática de Chevallard (2009), naformação docente. Pretende-se ponderar sobre a internalização/aprendizagem do conceito pelosprofessores e a ação destes em sala de aula na movimentação/transição entre os saberes sábios/aensinar/ensinados, e sua relação com a noosfera, conforme as etapas da Transposição e asimplicações que as atividades determinam, até a construção de conhecimentos pelos estudantes.Analisamos como corpus o “Orientativo Sala de Educador 2015”, documento base da formaçãodocente do ensino público em Mato Grosso. O quadro teórico-metodológico está composto deautores como Chevallard, Halté, Petitjean, dentre outros.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7406
10.30681/rln.v11i27.7406
url https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7406
identifier_str_mv 10.30681/rln.v11i27.7406
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7406/6630
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de Letras Norte@mentos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de Letras Norte@mentos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UNEMAT
publisher.none.fl_str_mv Editora UNEMAT
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Letras Norte@mentos; v. 11 n. 27 (2018): DOSSIÊ TEMÁTICO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO
1983-8018
reponame:Revista de Letras Norte@mentos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista de Letras Norte@mentos
collection Revista de Letras Norte@mentos
repository.name.fl_str_mv Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||revistanorteamentos@unemat-net.br
_version_ 1800210946614886400