A LITERATURA BRASILEIRA NA SALA DE AULA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Letras Norte@mentos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/12110 |
Resumo: | Neste trabalho, propomo-nos a analisar alguns caminhos percorridos para ministrar literatura no curso de Licenciatura em Letras, Português e Espanhol, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Avaré. Trata-se, pois, de um gesto de reflexão acerca de nosso fazer docente, fator que supõe um olhar aguçado para a relação entre teoria e prática. Assim, nas breves linhas que compõem nossa análise, discutiremos 1) a “natureza” da literatura; 2) o papel da literatura na formação do discente; 3) os desafios de se ensinar literatura e 4) as nossas conclusões (parciais) sobre esse estudo de caso. Para tanto, amparamo-nos no arcabouço teórico dos Estudos Literários, no pensamento de críticos como Antonio Candido (2004), Antoine Compagnon (2010), Jacques Derrida (2014), Rildo Cosson (2021) e Terry Eagleton (2019), em sua interface com o solo das Humanidades, a partir da contribuição de estudos como os de bell hooks (1995), Milton Santos (2002), Paulo Freire (1970), entre outros. |
id |
UNEMAT-2_872fbb049bb86e06d67396f22b4bbcc1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12110 |
network_acronym_str |
UNEMAT-2 |
network_name_str |
Revista de Letras Norte@mentos |
repository_id_str |
|
spelling |
A LITERATURA BRASILEIRA NA SALA DE AULAensino de literaturaformação de professoresliteratura brasileiraNeste trabalho, propomo-nos a analisar alguns caminhos percorridos para ministrar literatura no curso de Licenciatura em Letras, Português e Espanhol, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Avaré. Trata-se, pois, de um gesto de reflexão acerca de nosso fazer docente, fator que supõe um olhar aguçado para a relação entre teoria e prática. Assim, nas breves linhas que compõem nossa análise, discutiremos 1) a “natureza” da literatura; 2) o papel da literatura na formação do discente; 3) os desafios de se ensinar literatura e 4) as nossas conclusões (parciais) sobre esse estudo de caso. Para tanto, amparamo-nos no arcabouço teórico dos Estudos Literários, no pensamento de críticos como Antonio Candido (2004), Antoine Compagnon (2010), Jacques Derrida (2014), Rildo Cosson (2021) e Terry Eagleton (2019), em sua interface com o solo das Humanidades, a partir da contribuição de estudos como os de bell hooks (1995), Milton Santos (2002), Paulo Freire (1970), entre outros. Editora UNEMAT2024-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/1211010.30681/rln.v17i47.12110Revista de Letras Norte@mentos; v. 17 n. 47 (2024): ESTUDOS LITERÁRIOS1983-8018reponame:Revista de Letras Norte@mentosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/12110/8444Copyright (c) 2024 Revista de Letras Norte@mentoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessProcknov, Rafaela Cássia2024-05-02T16:34:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12110Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentosPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/oai||revistanorteamentos@unemat-net.br1983-80181983-8018opendoar:2024-05-02T16:34:15Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A LITERATURA BRASILEIRA NA SALA DE AULA |
title |
A LITERATURA BRASILEIRA NA SALA DE AULA |
spellingShingle |
A LITERATURA BRASILEIRA NA SALA DE AULA Procknov, Rafaela Cássia ensino de literatura formação de professores literatura brasileira |
title_short |
A LITERATURA BRASILEIRA NA SALA DE AULA |
title_full |
A LITERATURA BRASILEIRA NA SALA DE AULA |
title_fullStr |
A LITERATURA BRASILEIRA NA SALA DE AULA |
title_full_unstemmed |
A LITERATURA BRASILEIRA NA SALA DE AULA |
title_sort |
A LITERATURA BRASILEIRA NA SALA DE AULA |
author |
Procknov, Rafaela Cássia |
author_facet |
Procknov, Rafaela Cássia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Procknov, Rafaela Cássia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino de literatura formação de professores literatura brasileira |
topic |
ensino de literatura formação de professores literatura brasileira |
description |
Neste trabalho, propomo-nos a analisar alguns caminhos percorridos para ministrar literatura no curso de Licenciatura em Letras, Português e Espanhol, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Avaré. Trata-se, pois, de um gesto de reflexão acerca de nosso fazer docente, fator que supõe um olhar aguçado para a relação entre teoria e prática. Assim, nas breves linhas que compõem nossa análise, discutiremos 1) a “natureza” da literatura; 2) o papel da literatura na formação do discente; 3) os desafios de se ensinar literatura e 4) as nossas conclusões (parciais) sobre esse estudo de caso. Para tanto, amparamo-nos no arcabouço teórico dos Estudos Literários, no pensamento de críticos como Antonio Candido (2004), Antoine Compagnon (2010), Jacques Derrida (2014), Rildo Cosson (2021) e Terry Eagleton (2019), em sua interface com o solo das Humanidades, a partir da contribuição de estudos como os de bell hooks (1995), Milton Santos (2002), Paulo Freire (1970), entre outros. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-05-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/12110 10.30681/rln.v17i47.12110 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/12110 |
identifier_str_mv |
10.30681/rln.v17i47.12110 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/12110/8444 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Revista de Letras Norte@mentos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Revista de Letras Norte@mentos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UNEMAT |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UNEMAT |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Letras Norte@mentos; v. 17 n. 47 (2024): ESTUDOS LITERÁRIOS 1983-8018 reponame:Revista de Letras Norte@mentos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista de Letras Norte@mentos |
collection |
Revista de Letras Norte@mentos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistanorteamentos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210945978400768 |