A LITERATURA BRASILEIRA NA SALA DE AULA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Procknov, Rafaela Cássia
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Letras Norte@mentos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/12110
Resumo: Neste trabalho, propomo-nos a analisar alguns caminhos percorridos para ministrar literatura no curso de Licenciatura em Letras, Português e Espanhol, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Avaré. Trata-se, pois, de um gesto de reflexão acerca de nosso fazer docente, fator que supõe um olhar aguçado para a relação entre teoria e prática. Assim, nas breves linhas que compõem nossa análise, discutiremos 1) a “natureza” da literatura; 2) o papel da literatura na formação do discente; 3) os desafios de se ensinar literatura e 4) as nossas conclusões (parciais) sobre esse estudo de caso. Para tanto, amparamo-nos no arcabouço teórico dos Estudos Literários, no pensamento de críticos como Antonio Candido (2004), Antoine Compagnon (2010), Jacques Derrida (2014), Rildo Cosson (2021) e Terry Eagleton (2019), em sua interface com o solo das Humanidades, a partir da contribuição de estudos como os de bell hooks (1995), Milton Santos (2002), Paulo Freire (1970), entre outros. 
id UNEMAT-2_872fbb049bb86e06d67396f22b4bbcc1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12110
network_acronym_str UNEMAT-2
network_name_str Revista de Letras Norte@mentos
repository_id_str
spelling A LITERATURA BRASILEIRA NA SALA DE AULAensino de literaturaformação de professoresliteratura brasileiraNeste trabalho, propomo-nos a analisar alguns caminhos percorridos para ministrar literatura no curso de Licenciatura em Letras, Português e Espanhol, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Avaré. Trata-se, pois, de um gesto de reflexão acerca de nosso fazer docente, fator que supõe um olhar aguçado para a relação entre teoria e prática. Assim, nas breves linhas que compõem nossa análise, discutiremos 1) a “natureza” da literatura; 2) o papel da literatura na formação do discente; 3) os desafios de se ensinar literatura e 4) as nossas conclusões (parciais) sobre esse estudo de caso. Para tanto, amparamo-nos no arcabouço teórico dos Estudos Literários, no pensamento de críticos como Antonio Candido (2004), Antoine Compagnon (2010), Jacques Derrida (2014), Rildo Cosson (2021) e Terry Eagleton (2019), em sua interface com o solo das Humanidades, a partir da contribuição de estudos como os de bell hooks (1995), Milton Santos (2002), Paulo Freire (1970), entre outros. Editora UNEMAT2024-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/1211010.30681/rln.v17i47.12110Revista de Letras Norte@mentos; v. 17 n. 47 (2024): ESTUDOS LITERÁRIOS1983-8018reponame:Revista de Letras Norte@mentosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/12110/8444Copyright (c) 2024 Revista de Letras Norte@mentoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessProcknov, Rafaela Cássia2024-05-02T16:34:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12110Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentosPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/oai||revistanorteamentos@unemat-net.br1983-80181983-8018opendoar:2024-05-02T16:34:15Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv A LITERATURA BRASILEIRA NA SALA DE AULA
title A LITERATURA BRASILEIRA NA SALA DE AULA
spellingShingle A LITERATURA BRASILEIRA NA SALA DE AULA
Procknov, Rafaela Cássia
ensino de literatura
formação de professores
literatura brasileira
title_short A LITERATURA BRASILEIRA NA SALA DE AULA
title_full A LITERATURA BRASILEIRA NA SALA DE AULA
title_fullStr A LITERATURA BRASILEIRA NA SALA DE AULA
title_full_unstemmed A LITERATURA BRASILEIRA NA SALA DE AULA
title_sort A LITERATURA BRASILEIRA NA SALA DE AULA
author Procknov, Rafaela Cássia
author_facet Procknov, Rafaela Cássia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Procknov, Rafaela Cássia
dc.subject.por.fl_str_mv ensino de literatura
formação de professores
literatura brasileira
topic ensino de literatura
formação de professores
literatura brasileira
description Neste trabalho, propomo-nos a analisar alguns caminhos percorridos para ministrar literatura no curso de Licenciatura em Letras, Português e Espanhol, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Avaré. Trata-se, pois, de um gesto de reflexão acerca de nosso fazer docente, fator que supõe um olhar aguçado para a relação entre teoria e prática. Assim, nas breves linhas que compõem nossa análise, discutiremos 1) a “natureza” da literatura; 2) o papel da literatura na formação do discente; 3) os desafios de se ensinar literatura e 4) as nossas conclusões (parciais) sobre esse estudo de caso. Para tanto, amparamo-nos no arcabouço teórico dos Estudos Literários, no pensamento de críticos como Antonio Candido (2004), Antoine Compagnon (2010), Jacques Derrida (2014), Rildo Cosson (2021) e Terry Eagleton (2019), em sua interface com o solo das Humanidades, a partir da contribuição de estudos como os de bell hooks (1995), Milton Santos (2002), Paulo Freire (1970), entre outros. 
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-05-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/12110
10.30681/rln.v17i47.12110
url https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/12110
identifier_str_mv 10.30681/rln.v17i47.12110
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/12110/8444
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Revista de Letras Norte@mentos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Revista de Letras Norte@mentos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UNEMAT
publisher.none.fl_str_mv Editora UNEMAT
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Letras Norte@mentos; v. 17 n. 47 (2024): ESTUDOS LITERÁRIOS
1983-8018
reponame:Revista de Letras Norte@mentos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista de Letras Norte@mentos
collection Revista de Letras Norte@mentos
repository.name.fl_str_mv Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||revistanorteamentos@unemat-net.br
_version_ 1800210945978400768