O ROMANTISMO BRASILEIRO: UTILIZAÇÃO DO GOOGLE SALA DE AULA NO ENSINO DE LITERATURA
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Literatura em debate |
Texto Completo: | http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/4523 |
Resumo: | Analisa e verifica como os recursos do Google Sala de Aula podem ser utilizados como instrumentos eficazes no Ensino de Literatura no Nível Médio. O aporte teórico fundamenta-se em autores, como: Candido (2004), Kenski (2007), Moran (2015), Thiollent (2011) e Zilbermann (1990). Caracteriza-se como um estudo misto com aplicação da pesquisa-ação. Foram realizadas observações de aulas da 2ª. série do Ensino Médio de Tempo Integral de uma escola estadual em Colatina-ES, com a aplicação de sequência didática, contendo aulas expositivas e dialogadas e atividades aplicadas por meio do Google Sala de Aula na disciplina de Literatura. Este estudo possibilitou o desenvolvimento do conteúdo “Romantismo Brasileiro”, com uso de ferramentas variadas, despertando o interesse dos estudantes. Oportunizou-se aos alunos o acesso ao aprendizado com qualidade, levando-os a alcançar uma aprendizagem significativa, utilizando diferentes recursos e metodologias, tendo como culminância a criação de um site, para difusão das atividades desenvolvidas. |
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O ROMANTISMO BRASILEIRO: UTILIZAÇÃO DO GOOGLE SALA DE AULA NO ENSINO DE LITERATURALetras; Literatura Brasileira; LinguagensLiteratura. Tecnologia. Ensino. Educação.Ensino de LiteraturaAnalisa e verifica como os recursos do Google Sala de Aula podem ser utilizados como instrumentos eficazes no Ensino de Literatura no Nível Médio. O aporte teórico fundamenta-se em autores, como: Candido (2004), Kenski (2007), Moran (2015), Thiollent (2011) e Zilbermann (1990). Caracteriza-se como um estudo misto com aplicação da pesquisa-ação. Foram realizadas observações de aulas da 2ª. série do Ensino Médio de Tempo Integral de uma escola estadual em Colatina-ES, com a aplicação de sequência didática, contendo aulas expositivas e dialogadas e atividades aplicadas por meio do Google Sala de Aula na disciplina de Literatura. Este estudo possibilitou o desenvolvimento do conteúdo “Romantismo Brasileiro”, com uso de ferramentas variadas, despertando o interesse dos estudantes. Oportunizou-se aos alunos o acesso ao aprendizado com qualidade, levando-os a alcançar uma aprendizagem significativa, utilizando diferentes recursos e metodologias, tendo como culminância a criação de um site, para difusão das atividades desenvolvidas.Editora URI - Frederico WestphPin, AdrianaSilva, Andressa Fleischmann2023-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMétodo qualitativoapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/4523Literatura em Debate; v. 17, n. 30 (2022): Leitura literária mediada por tecnologias digitais; 71-86Literatura em Debate; v. 17, n. 30 (2022): Leitura literária mediada por tecnologias digitais; 71-861982-5625-reponame:Literatura em debateinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/4523/3354Direitos autorais 2023 Adriana Pin, Andressa Fleischmann Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-25T16:53:25Zoai:ojs.200.203.105.109:article/4523Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/indexhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/oairevista.literaturaemdebate@gmail.com||luana@uri.edu.br1982-56251982-5625opendoar:2024-04-25T16:53:25Literatura em debate - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
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