A INTERAÇÃO NA AULA DE INGLÊS PARA ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ENFOQUE DISCURSIVO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Letras Norte@mentos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/6817 |
Resumo: | Há muito as interações no ensino-aprendizagem de línguas têm sido objeto de investigação, tendo prevalecido a visão da aula como interação face a face ou como conversação (MOITA LOPES, 2001). Da mesma forma, tem sido crescente o interesse de pesquisadores sobre a qualidade das interações promovidas na aula de línguas estrangeiras para crianças, com vistas à formação global do aluno. Orientado por uma perspectiva discursiva de linguagem e pela compreensão do ensino-aprendizagem como um processo de natureza colaborativa e socioculturalmente marcada, este artigo visa à análise de uma aula de inglês no 5 ano do Ensino Fundamental de uma escola particular do interior paulista. Para tanto, toma-se como norte a abordagem discursiva de Batista (1997) frente à organização das interações e discursos na aula, atrelada à ferramenta de análise proposta por Schneuwly, Cordeiro e Dolz (2005), denominada Sinopse. |
id |
UNEMAT-2_a471eac985c88d0c31cdac1dc5abb46e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6817 |
network_acronym_str |
UNEMAT-2 |
network_name_str |
Revista de Letras Norte@mentos |
repository_id_str |
|
spelling |
A INTERAÇÃO NA AULA DE INGLÊS PARA ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ENFOQUE DISCURSIVOHá muito as interações no ensino-aprendizagem de línguas têm sido objeto de investigação, tendo prevalecido a visão da aula como interação face a face ou como conversação (MOITA LOPES, 2001). Da mesma forma, tem sido crescente o interesse de pesquisadores sobre a qualidade das interações promovidas na aula de línguas estrangeiras para crianças, com vistas à formação global do aluno. Orientado por uma perspectiva discursiva de linguagem e pela compreensão do ensino-aprendizagem como um processo de natureza colaborativa e socioculturalmente marcada, este artigo visa à análise de uma aula de inglês no 5 ano do Ensino Fundamental de uma escola particular do interior paulista. Para tanto, toma-se como norte a abordagem discursiva de Batista (1997) frente à organização das interações e discursos na aula, atrelada à ferramenta de análise proposta por Schneuwly, Cordeiro e Dolz (2005), denominada Sinopse.Editora UNEMAT2012-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/681710.30681/rln.v2i4.6817Revista de Letras Norte@mentos; v. 2 n. 4 (2009): ESTUDOS LINGUÍSTICOS1983-8018reponame:Revista de Letras Norte@mentosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/6817/5220Copyright (c) 2012 Revista de Letras Norte@mentoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessROCHA, Cláudia Hilsdorf2024-04-09T14:26:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6817Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentosPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/oai||revistanorteamentos@unemat-net.br1983-80181983-8018opendoar:2024-04-09T14:26:12Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A INTERAÇÃO NA AULA DE INGLÊS PARA ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ENFOQUE DISCURSIVO |
title |
A INTERAÇÃO NA AULA DE INGLÊS PARA ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ENFOQUE DISCURSIVO |
spellingShingle |
A INTERAÇÃO NA AULA DE INGLÊS PARA ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ENFOQUE DISCURSIVO ROCHA, Cláudia Hilsdorf |
title_short |
A INTERAÇÃO NA AULA DE INGLÊS PARA ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ENFOQUE DISCURSIVO |
title_full |
A INTERAÇÃO NA AULA DE INGLÊS PARA ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ENFOQUE DISCURSIVO |
title_fullStr |
A INTERAÇÃO NA AULA DE INGLÊS PARA ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ENFOQUE DISCURSIVO |
title_full_unstemmed |
A INTERAÇÃO NA AULA DE INGLÊS PARA ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ENFOQUE DISCURSIVO |
title_sort |
A INTERAÇÃO NA AULA DE INGLÊS PARA ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ENFOQUE DISCURSIVO |
author |
ROCHA, Cláudia Hilsdorf |
author_facet |
ROCHA, Cláudia Hilsdorf |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ROCHA, Cláudia Hilsdorf |
description |
Há muito as interações no ensino-aprendizagem de línguas têm sido objeto de investigação, tendo prevalecido a visão da aula como interação face a face ou como conversação (MOITA LOPES, 2001). Da mesma forma, tem sido crescente o interesse de pesquisadores sobre a qualidade das interações promovidas na aula de línguas estrangeiras para crianças, com vistas à formação global do aluno. Orientado por uma perspectiva discursiva de linguagem e pela compreensão do ensino-aprendizagem como um processo de natureza colaborativa e socioculturalmente marcada, este artigo visa à análise de uma aula de inglês no 5 ano do Ensino Fundamental de uma escola particular do interior paulista. Para tanto, toma-se como norte a abordagem discursiva de Batista (1997) frente à organização das interações e discursos na aula, atrelada à ferramenta de análise proposta por Schneuwly, Cordeiro e Dolz (2005), denominada Sinopse. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/6817 10.30681/rln.v2i4.6817 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/6817 |
identifier_str_mv |
10.30681/rln.v2i4.6817 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/6817/5220 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2012 Revista de Letras Norte@mentos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2012 Revista de Letras Norte@mentos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UNEMAT |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UNEMAT |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Letras Norte@mentos; v. 2 n. 4 (2009): ESTUDOS LINGUÍSTICOS 1983-8018 reponame:Revista de Letras Norte@mentos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista de Letras Norte@mentos |
collection |
Revista de Letras Norte@mentos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistanorteamentos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210945177288704 |