ANALISANDO O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA QUANTO À ABORDAGEM GRAMATICAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fuchs, Juliana Thiesen
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Izoton, Monique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Letras Norte@mentos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7358
Resumo: Este artigo visa analisar o livro didático Português Linguagens, de Cereja e Magalhães, no que se refere às atividades de cunho gramatical. Pretende-se averiguar qual é a concepção de língua e de gramática que perpassa a obra, com base em autores como Travaglia (2002) e Antunes (2007; 2009). Constata-se que, apesar de contemplar em algumas atividades a gramática internalizada, predomina no livro didático a abordagem gramatical normativa. Entretanto, salienta-se a ocorrência de atividades que estimulam o tratamento científico da linguagem e outras que contemplam a gramática reflexiva, o que faz com que o livro possa ser usado em sala de aula desde que o professor saiba adequá-lo ao seu planejamento.
id UNEMAT-2_abbf4469e3bd0ac8f89a8279c9b85137
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7358
network_acronym_str UNEMAT-2
network_name_str Revista de Letras Norte@mentos
repository_id_str
spelling ANALISANDO O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA QUANTO À ABORDAGEM GRAMATICALEste artigo visa analisar o livro didático Português Linguagens, de Cereja e Magalhães, no que se refere às atividades de cunho gramatical. Pretende-se averiguar qual é a concepção de língua e de gramática que perpassa a obra, com base em autores como Travaglia (2002) e Antunes (2007; 2009). Constata-se que, apesar de contemplar em algumas atividades a gramática internalizada, predomina no livro didático a abordagem gramatical normativa. Entretanto, salienta-se a ocorrência de atividades que estimulam o tratamento científico da linguagem e outras que contemplam a gramática reflexiva, o que faz com que o livro possa ser usado em sala de aula desde que o professor saiba adequá-lo ao seu planejamento.Editora UNEMAT2018-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/735810.30681/rln.v11i26.7358Revista de Letras Norte@mentos; v. 11 n. 26 (2018): ESTUDOS LINGUÍSTICOS1983-8018reponame:Revista de Letras Norte@mentosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7358/6582Copyright (c) 2022 Revista de Letras Norte@mentosinfo:eu-repo/semantics/openAccessFuchs, Juliana ThiesenIzoton, Monique2022-10-28T22:14:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7358Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentosPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/oai||revistanorteamentos@unemat-net.br1983-80181983-8018opendoar:2022-10-28T22:14:44Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv ANALISANDO O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA QUANTO À ABORDAGEM GRAMATICAL
title ANALISANDO O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA QUANTO À ABORDAGEM GRAMATICAL
spellingShingle ANALISANDO O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA QUANTO À ABORDAGEM GRAMATICAL
Fuchs, Juliana Thiesen
title_short ANALISANDO O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA QUANTO À ABORDAGEM GRAMATICAL
title_full ANALISANDO O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA QUANTO À ABORDAGEM GRAMATICAL
title_fullStr ANALISANDO O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA QUANTO À ABORDAGEM GRAMATICAL
title_full_unstemmed ANALISANDO O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA QUANTO À ABORDAGEM GRAMATICAL
title_sort ANALISANDO O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA QUANTO À ABORDAGEM GRAMATICAL
author Fuchs, Juliana Thiesen
author_facet Fuchs, Juliana Thiesen
Izoton, Monique
author_role author
author2 Izoton, Monique
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fuchs, Juliana Thiesen
Izoton, Monique
description Este artigo visa analisar o livro didático Português Linguagens, de Cereja e Magalhães, no que se refere às atividades de cunho gramatical. Pretende-se averiguar qual é a concepção de língua e de gramática que perpassa a obra, com base em autores como Travaglia (2002) e Antunes (2007; 2009). Constata-se que, apesar de contemplar em algumas atividades a gramática internalizada, predomina no livro didático a abordagem gramatical normativa. Entretanto, salienta-se a ocorrência de atividades que estimulam o tratamento científico da linguagem e outras que contemplam a gramática reflexiva, o que faz com que o livro possa ser usado em sala de aula desde que o professor saiba adequá-lo ao seu planejamento.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7358
10.30681/rln.v11i26.7358
url https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7358
identifier_str_mv 10.30681/rln.v11i26.7358
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7358/6582
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de Letras Norte@mentos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de Letras Norte@mentos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UNEMAT
publisher.none.fl_str_mv Editora UNEMAT
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Letras Norte@mentos; v. 11 n. 26 (2018): ESTUDOS LINGUÍSTICOS
1983-8018
reponame:Revista de Letras Norte@mentos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista de Letras Norte@mentos
collection Revista de Letras Norte@mentos
repository.name.fl_str_mv Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||revistanorteamentos@unemat-net.br
_version_ 1800210946346450944