Análise da abordagem gramatical no livro didático de língua portuguesa do 8º ano do ensino fundamental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VIEIRA, Marcelo Liparini.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24291
Resumo: O livro didático (LD) é um dos principais instrumentos de trabalho do professor e tem um papel crucial no sistema educacional brasileiro, principalmente na rede pública de ensino. Acompanhando as constantes transformações da sociedade ao longo dos anos, ele reflete o aspecto cultural, social e político dessa sociedade, que está implicado em todo o seu conteúdo. Sabendo disso, seu processo de escolha deve se dar seguindo as políticas educacionais que visam uma formação de qualidade, visto que todas as informações veiculadas nele devem contribuir para que seus leitores tenham acesso a conhecimentos que possibilitem sua inserção e participação efetiva no meio em que vivem. Nesse sentido, o nosso objetivo com este trabalho é analisar o tratamento dado à competência gramatical pelo livro didático do 8° ano do Ensino Fundamental. Para tanto, inicialmente compreendemos os conceitos que norteiam a competência gramatical e a gramática contextualizada. Em seguida, investigamos se havia a exploração da competência gramatical no livro didático do 8° ano do Ensino Fundamental; e posteriormente descrevemos como essa competência gramatical é trabalhada, comparando com o referencial teórico construído. Tivemos como fundamentação teórica a gramática contextualizada a partir de Travaglia (2009), Antunes (2003,2007,2009), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) (1998), sem desconsiderar os demais autores que seguem esta vertente e que nos auxiliaram nas teorias que fundamentaram a construção do nosso trabalho. Esta é uma pesquisa documental de caráter descritivo e de abordagem quanti-qualitativa. Como universo de pesquisa tivemos os quatro livros didáticos da coleção Singular & Plural: Leitura, produção e estudos de linguagem. Dentre esse universo, selecionamos como corpus de análise o livro do 8º ano destinado aos alunos do Ensino Fundamental. As nossas categorias de análise tiveram como base a gramática da Língua Portuguesa a partir das principais perspectivas teóricas abordadas em nossa revisão de literatura. O resultado da análise apontou que 84% das atividades do LD trabalham a gramática contextualizada totalmente, o que corresponde a 100 atividades, e 16% trabalham parcialmente, correspondendo a 19 atividades. Da análise qualitativa, sinalizamos duas propostas: a primeira que trabalha a gramática contextualizada totalmente, proporcionando a reflexão da temática a partir da exploração do gênero evidenciado, e a segunda que trabalha a gramática contextualizada parcialmente, considerando que esta traz três gêneros textuais e apenas dois deles são explorados adequadamente, e a atenção dada ao conteúdo gramatical abordado se mostra muito resumida quando comparada a outras abordagens gramaticais neste livro didático.
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spelling Análise da abordagem gramatical no livro didático de língua portuguesa do 8º ano do ensino fundamental.Analysis of the grammatical approach in the language textbook Portuguese in the 8th year of elementary school.Livro didáticoGramáticaGramática ContextualizadaTextbookGrammarContextualized GrammarLetras - Língua Portuguesa.O livro didático (LD) é um dos principais instrumentos de trabalho do professor e tem um papel crucial no sistema educacional brasileiro, principalmente na rede pública de ensino. Acompanhando as constantes transformações da sociedade ao longo dos anos, ele reflete o aspecto cultural, social e político dessa sociedade, que está implicado em todo o seu conteúdo. Sabendo disso, seu processo de escolha deve se dar seguindo as políticas educacionais que visam uma formação de qualidade, visto que todas as informações veiculadas nele devem contribuir para que seus leitores tenham acesso a conhecimentos que possibilitem sua inserção e participação efetiva no meio em que vivem. Nesse sentido, o nosso objetivo com este trabalho é analisar o tratamento dado à competência gramatical pelo livro didático do 8° ano do Ensino Fundamental. Para tanto, inicialmente compreendemos os conceitos que norteiam a competência gramatical e a gramática contextualizada. Em seguida, investigamos se havia a exploração da competência gramatical no livro didático do 8° ano do Ensino Fundamental; e posteriormente descrevemos como essa competência gramatical é trabalhada, comparando com o referencial teórico construído. Tivemos como fundamentação teórica a gramática contextualizada a partir de Travaglia (2009), Antunes (2003,2007,2009), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) (1998), sem desconsiderar os demais autores que seguem esta vertente e que nos auxiliaram nas teorias que fundamentaram a construção do nosso trabalho. Esta é uma pesquisa documental de caráter descritivo e de abordagem quanti-qualitativa. Como universo de pesquisa tivemos os quatro livros didáticos da coleção Singular & Plural: Leitura, produção e estudos de linguagem. Dentre esse universo, selecionamos como corpus de análise o livro do 8º ano destinado aos alunos do Ensino Fundamental. As nossas categorias de análise tiveram como base a gramática da Língua Portuguesa a partir das principais perspectivas teóricas abordadas em nossa revisão de literatura. O resultado da análise apontou que 84% das atividades do LD trabalham a gramática contextualizada totalmente, o que corresponde a 100 atividades, e 16% trabalham parcialmente, correspondendo a 19 atividades. Da análise qualitativa, sinalizamos duas propostas: a primeira que trabalha a gramática contextualizada totalmente, proporcionando a reflexão da temática a partir da exploração do gênero evidenciado, e a segunda que trabalha a gramática contextualizada parcialmente, considerando que esta traz três gêneros textuais e apenas dois deles são explorados adequadamente, e a atenção dada ao conteúdo gramatical abordado se mostra muito resumida quando comparada a outras abordagens gramaticais neste livro didático.The textbook is one of the main instruments of work of the teacher and has a crucial role in the Brazilian educational system, principally in the public school system. Following the constant changes of society over the years, it reflects the cultural aspect, social and political of this society, which is implied in all its content. Knowing that, your process of choice must be given following education policies aimed at quality training that aim an quality formation, since all information contained it him must to contribute in order that your readers have access to knowledge that make possible their insertion and effective participation in the environment in which they live. So, the purpose this work is to analyze the treatment given to grammatical competence by the textbook of the 8th year of Elementary School. Therefore, initially we understand the concepts that guide grammatical competence and contextualized grammar. Then, we investigated whether there was the exploration of grammatical competence in the textbook of the 8th year of Elementary School; and later we describe how this grammatical competence is worked comparing with the theoretical reference constructed. We had we had as theoretical foundation the grammar contextualized from Travaglia (2009), Antunes (2003/2007), the National Curricular Parameters (PCN) (1998), without disregarding the other authors that follow this same direction and that they helped us in the theories that substantiated the construction of our work. This is a descriptive and quantitative-qualitative documentary research. As a research universe we had the four textbooks of the collection Singular & Plural: Leitura, produção e estudos de linguagem. Within this universe, we selected as corpus of analysis the book of the 8th year destined to the students of the fundamental education II. Our analysis categories were with based the grammar of the Portuguese language based on the main theoretical perspectives approached in our literature review. The result of the analysis pointed that 84% of the activities of the textbook work the grammar fully contextualized, which corresponds to 100 activities, and 16% work partially, corresponding to 19 activities. From the qualitative analysis, we have signaled two proposals: the first that works the grammar fully contextualized, providing the reflection of the thematic from the exploitation of the genre evidenced, and the second one that works the partially contextualized grammar, considering that it brings three textual genres and only two of them are properly exploited, and the attention given to the grammatical content approached is very summarized when compared to other grammatical approaches in this textbook.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.http://lattes.cnpq.br/8646917365525968MOURA, Adriana Sidralle Rolim de.ALVES, Maria Adriana Leite.VIEIRA, Marcelo Liparini.2018-03-072022-04-04T13:34:50Z2022-04-042022-04-04T13:34:50Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24291VIEIRA, Marcelo Liparini. Análise da abordagem gramatical no livro didático de língua portuguesa do 8º ano do ensino fundamental. 2018. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-04-04T13:37:43Zoai:localhost:riufcg/24291Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-04-04T13:37:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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