PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES MEDIADAS PELA SOCIOLINGUÍSTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simioni, Taíse
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Souza, Adriano de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Letras Norte@mentos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7400
Resumo: Neste trabalho, sob a perspectiva do modelo dialógico dos letramentos acadêmicos (FISCHER,2010), analisamos eventos de letramento contextualmente situados como estratégia para inserir oproblema da avaliação de letramento. Nessa análise, discutimos eventos de letramento interDis-cursivo, identitário-profissional e reflexivo-transformativo, o que nos permitiu retratar a consti-tuição dos alunos envolvidos como sujeitos letrados. Trata-se de alunos de um Curso de Licenci-atura em Letras, localizado no interior do Rio Grande do Sul. Apresentamos, aqui, a Sociolin-guística, enquanto disciplina de um curso de formação de professores, como promotora de práti-cas de letramento essenciais para a formação profissional em Letras.
id UNEMAT-2_b2e385f8696462c1b05d0ab8368cea9a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7400
network_acronym_str UNEMAT-2
network_name_str Revista de Letras Norte@mentos
repository_id_str
spelling PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES MEDIADAS PELA SOCIOLINGUÍSTICANeste trabalho, sob a perspectiva do modelo dialógico dos letramentos acadêmicos (FISCHER,2010), analisamos eventos de letramento contextualmente situados como estratégia para inserir oproblema da avaliação de letramento. Nessa análise, discutimos eventos de letramento interDis-cursivo, identitário-profissional e reflexivo-transformativo, o que nos permitiu retratar a consti-tuição dos alunos envolvidos como sujeitos letrados. Trata-se de alunos de um Curso de Licenci-atura em Letras, localizado no interior do Rio Grande do Sul. Apresentamos, aqui, a Sociolin-guística, enquanto disciplina de um curso de formação de professores, como promotora de práti-cas de letramento essenciais para a formação profissional em Letras.Editora UNEMAT2018-10-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/740010.30681/rln.v11i27.7400Revista de Letras Norte@mentos; v. 11 n. 27 (2018): DOSSIÊ TEMÁTICO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO1983-8018reponame:Revista de Letras Norte@mentosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7400/6624Copyright (c) 2022 Revista de Letras Norte@mentosinfo:eu-repo/semantics/openAccessSimioni, TaíseSouza, Adriano de2022-10-28T22:13:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7400Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentosPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/oai||revistanorteamentos@unemat-net.br1983-80181983-8018opendoar:2022-10-28T22:13:24Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES MEDIADAS PELA SOCIOLINGUÍSTICA
title PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES MEDIADAS PELA SOCIOLINGUÍSTICA
spellingShingle PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES MEDIADAS PELA SOCIOLINGUÍSTICA
Simioni, Taíse
title_short PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES MEDIADAS PELA SOCIOLINGUÍSTICA
title_full PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES MEDIADAS PELA SOCIOLINGUÍSTICA
title_fullStr PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES MEDIADAS PELA SOCIOLINGUÍSTICA
title_full_unstemmed PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES MEDIADAS PELA SOCIOLINGUÍSTICA
title_sort PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES MEDIADAS PELA SOCIOLINGUÍSTICA
author Simioni, Taíse
author_facet Simioni, Taíse
Souza, Adriano de
author_role author
author2 Souza, Adriano de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Simioni, Taíse
Souza, Adriano de
description Neste trabalho, sob a perspectiva do modelo dialógico dos letramentos acadêmicos (FISCHER,2010), analisamos eventos de letramento contextualmente situados como estratégia para inserir oproblema da avaliação de letramento. Nessa análise, discutimos eventos de letramento interDis-cursivo, identitário-profissional e reflexivo-transformativo, o que nos permitiu retratar a consti-tuição dos alunos envolvidos como sujeitos letrados. Trata-se de alunos de um Curso de Licenci-atura em Letras, localizado no interior do Rio Grande do Sul. Apresentamos, aqui, a Sociolin-guística, enquanto disciplina de um curso de formação de professores, como promotora de práti-cas de letramento essenciais para a formação profissional em Letras.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7400
10.30681/rln.v11i27.7400
url https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7400
identifier_str_mv 10.30681/rln.v11i27.7400
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7400/6624
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de Letras Norte@mentos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de Letras Norte@mentos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UNEMAT
publisher.none.fl_str_mv Editora UNEMAT
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Letras Norte@mentos; v. 11 n. 27 (2018): DOSSIÊ TEMÁTICO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO
1983-8018
reponame:Revista de Letras Norte@mentos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista de Letras Norte@mentos
collection Revista de Letras Norte@mentos
repository.name.fl_str_mv Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||revistanorteamentos@unemat-net.br
_version_ 1800210946607546368