PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES MEDIADAS PELA SOCIOLINGUÍSTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Letras Norte@mentos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7400 |
Resumo: | Neste trabalho, sob a perspectiva do modelo dialógico dos letramentos acadêmicos (FISCHER,2010), analisamos eventos de letramento contextualmente situados como estratégia para inserir oproblema da avaliação de letramento. Nessa análise, discutimos eventos de letramento interDis-cursivo, identitário-profissional e reflexivo-transformativo, o que nos permitiu retratar a consti-tuição dos alunos envolvidos como sujeitos letrados. Trata-se de alunos de um Curso de Licenci-atura em Letras, localizado no interior do Rio Grande do Sul. Apresentamos, aqui, a Sociolin-guística, enquanto disciplina de um curso de formação de professores, como promotora de práti-cas de letramento essenciais para a formação profissional em Letras. |
id |
UNEMAT-2_b2e385f8696462c1b05d0ab8368cea9a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7400 |
network_acronym_str |
UNEMAT-2 |
network_name_str |
Revista de Letras Norte@mentos |
repository_id_str |
|
spelling |
PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES MEDIADAS PELA SOCIOLINGUÍSTICANeste trabalho, sob a perspectiva do modelo dialógico dos letramentos acadêmicos (FISCHER,2010), analisamos eventos de letramento contextualmente situados como estratégia para inserir oproblema da avaliação de letramento. Nessa análise, discutimos eventos de letramento interDis-cursivo, identitário-profissional e reflexivo-transformativo, o que nos permitiu retratar a consti-tuição dos alunos envolvidos como sujeitos letrados. Trata-se de alunos de um Curso de Licenci-atura em Letras, localizado no interior do Rio Grande do Sul. Apresentamos, aqui, a Sociolin-guística, enquanto disciplina de um curso de formação de professores, como promotora de práti-cas de letramento essenciais para a formação profissional em Letras.Editora UNEMAT2018-10-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/740010.30681/rln.v11i27.7400Revista de Letras Norte@mentos; v. 11 n. 27 (2018): DOSSIÊ TEMÁTICO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO1983-8018reponame:Revista de Letras Norte@mentosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7400/6624Copyright (c) 2022 Revista de Letras Norte@mentosinfo:eu-repo/semantics/openAccessSimioni, TaíseSouza, Adriano de2022-10-28T22:13:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7400Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentosPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/oai||revistanorteamentos@unemat-net.br1983-80181983-8018opendoar:2022-10-28T22:13:24Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES MEDIADAS PELA SOCIOLINGUÍSTICA |
title |
PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES MEDIADAS PELA SOCIOLINGUÍSTICA |
spellingShingle |
PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES MEDIADAS PELA SOCIOLINGUÍSTICA Simioni, Taíse |
title_short |
PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES MEDIADAS PELA SOCIOLINGUÍSTICA |
title_full |
PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES MEDIADAS PELA SOCIOLINGUÍSTICA |
title_fullStr |
PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES MEDIADAS PELA SOCIOLINGUÍSTICA |
title_full_unstemmed |
PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES MEDIADAS PELA SOCIOLINGUÍSTICA |
title_sort |
PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES MEDIADAS PELA SOCIOLINGUÍSTICA |
author |
Simioni, Taíse |
author_facet |
Simioni, Taíse Souza, Adriano de |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Adriano de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simioni, Taíse Souza, Adriano de |
description |
Neste trabalho, sob a perspectiva do modelo dialógico dos letramentos acadêmicos (FISCHER,2010), analisamos eventos de letramento contextualmente situados como estratégia para inserir oproblema da avaliação de letramento. Nessa análise, discutimos eventos de letramento interDis-cursivo, identitário-profissional e reflexivo-transformativo, o que nos permitiu retratar a consti-tuição dos alunos envolvidos como sujeitos letrados. Trata-se de alunos de um Curso de Licenci-atura em Letras, localizado no interior do Rio Grande do Sul. Apresentamos, aqui, a Sociolin-guística, enquanto disciplina de um curso de formação de professores, como promotora de práti-cas de letramento essenciais para a formação profissional em Letras. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7400 10.30681/rln.v11i27.7400 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7400 |
identifier_str_mv |
10.30681/rln.v11i27.7400 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7400/6624 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista de Letras Norte@mentos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista de Letras Norte@mentos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UNEMAT |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UNEMAT |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Letras Norte@mentos; v. 11 n. 27 (2018): DOSSIÊ TEMÁTICO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO 1983-8018 reponame:Revista de Letras Norte@mentos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista de Letras Norte@mentos |
collection |
Revista de Letras Norte@mentos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistanorteamentos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210946607546368 |