Dinâmica de grupo no desenvolvimento de competências dos profissionais da saúde / Group dynamics in the development of competencies of health professionals / Dinámica de grupo en el desarrollo de competencias de los profesionales de la salud
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Journal Health NPEPS |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/1581 |
Resumo: | Objetivo: descrever sobre a eficácia da técnica de dinâmica de grupo para a conscientização do desenvolvimento de competências dos profissionais da saúde. Metódo: trata-se de um ensaio reflexivo, construído em agosto de 2016, baseado em uma revisão de literatura e em experiência profissional na área de coaching e psicologia. Resultados: as competências, quando trabalhadas, geram oportunidades para que estudantes e profissionais redescubram suas potencialidades. A técnica da dinâmica de grupo contribui para o processo de reflexão, visando uma mudança mais consistente. Essa metodologia permite trabalhar emoções, razão e cognição, focando aspectos intrapessoal, interpessoal e grupal. A partir da dinâmica de grupo, obtêm como resultado um aprendizado para além do ambiente da atividade realizada, com uma visão racional, responsável, comprometida com a dignidade humana e a saúde integral do ser humano. Conclusão: os resultados foram afirmativos em relação a hipótese de que a técnica de dinâmica de grupo denominada Educação de Laboratório pode trazer contribuições para a reflexão acerca do desenvolvimento das competências dos profissionais de saúde. |
id |
UNEMAT-3_326ec951040bf580cc642f1a5ee49929 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1581 |
network_acronym_str |
UNEMAT-3 |
network_name_str |
Journal Health NPEPS |
repository_id_str |
|
spelling |
Dinâmica de grupo no desenvolvimento de competências dos profissionais da saúde / Group dynamics in the development of competencies of health professionals / Dinámica de grupo en el desarrollo de competencias de los profesionales de la saludCompetência ProfissionalAvaliação de ProcessosHabilidades SociaisObjetivo: descrever sobre a eficácia da técnica de dinâmica de grupo para a conscientização do desenvolvimento de competências dos profissionais da saúde. Metódo: trata-se de um ensaio reflexivo, construído em agosto de 2016, baseado em uma revisão de literatura e em experiência profissional na área de coaching e psicologia. Resultados: as competências, quando trabalhadas, geram oportunidades para que estudantes e profissionais redescubram suas potencialidades. A técnica da dinâmica de grupo contribui para o processo de reflexão, visando uma mudança mais consistente. Essa metodologia permite trabalhar emoções, razão e cognição, focando aspectos intrapessoal, interpessoal e grupal. A partir da dinâmica de grupo, obtêm como resultado um aprendizado para além do ambiente da atividade realizada, com uma visão racional, responsável, comprometida com a dignidade humana e a saúde integral do ser humano. Conclusão: os resultados foram afirmativos em relação a hipótese de que a técnica de dinâmica de grupo denominada Educação de Laboratório pode trazer contribuições para a reflexão acerca do desenvolvimento das competências dos profissionais de saúde.Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/158110.30681/25261010Journal Health NPEPS; v. 1 n. 2 (2016): Julho-DezembroJournal Health NPEPS; Vol. 1 No. 2 (2016): Julho-DezembroJournal Health NPEPS; Vol. 1 Núm. 2 (2016): Julho-Dezembro2526-101010.30681/25261010reponame:Journal Health NPEPSinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/1581/1507Copyright (c) 2020 JOURNAL HEALTH NPEPSinfo:eu-repo/semantics/openAccessVincensi Massaroli, Marisol2021-11-01T11:45:28Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1581Revistahttp://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpepsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/oainpeps@unemat.br2526-10102526-1010opendoar:2023-01-12T16:41:26.819031Journal Health NPEPS - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dinâmica de grupo no desenvolvimento de competências dos profissionais da saúde / Group dynamics in the development of competencies of health professionals / Dinámica de grupo en el desarrollo de competencias de los profesionales de la salud |
title |
Dinâmica de grupo no desenvolvimento de competências dos profissionais da saúde / Group dynamics in the development of competencies of health professionals / Dinámica de grupo en el desarrollo de competencias de los profesionales de la salud |
spellingShingle |
Dinâmica de grupo no desenvolvimento de competências dos profissionais da saúde / Group dynamics in the development of competencies of health professionals / Dinámica de grupo en el desarrollo de competencias de los profesionales de la salud Vincensi Massaroli, Marisol Competência Profissional Avaliação de Processos Habilidades Sociais |
title_short |
Dinâmica de grupo no desenvolvimento de competências dos profissionais da saúde / Group dynamics in the development of competencies of health professionals / Dinámica de grupo en el desarrollo de competencias de los profesionales de la salud |
title_full |
Dinâmica de grupo no desenvolvimento de competências dos profissionais da saúde / Group dynamics in the development of competencies of health professionals / Dinámica de grupo en el desarrollo de competencias de los profesionales de la salud |
title_fullStr |
Dinâmica de grupo no desenvolvimento de competências dos profissionais da saúde / Group dynamics in the development of competencies of health professionals / Dinámica de grupo en el desarrollo de competencias de los profesionales de la salud |
title_full_unstemmed |
Dinâmica de grupo no desenvolvimento de competências dos profissionais da saúde / Group dynamics in the development of competencies of health professionals / Dinámica de grupo en el desarrollo de competencias de los profesionales de la salud |
title_sort |
Dinâmica de grupo no desenvolvimento de competências dos profissionais da saúde / Group dynamics in the development of competencies of health professionals / Dinámica de grupo en el desarrollo de competencias de los profesionales de la salud |
author |
Vincensi Massaroli, Marisol |
author_facet |
Vincensi Massaroli, Marisol |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vincensi Massaroli, Marisol |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competência Profissional Avaliação de Processos Habilidades Sociais |
topic |
Competência Profissional Avaliação de Processos Habilidades Sociais |
description |
Objetivo: descrever sobre a eficácia da técnica de dinâmica de grupo para a conscientização do desenvolvimento de competências dos profissionais da saúde. Metódo: trata-se de um ensaio reflexivo, construído em agosto de 2016, baseado em uma revisão de literatura e em experiência profissional na área de coaching e psicologia. Resultados: as competências, quando trabalhadas, geram oportunidades para que estudantes e profissionais redescubram suas potencialidades. A técnica da dinâmica de grupo contribui para o processo de reflexão, visando uma mudança mais consistente. Essa metodologia permite trabalhar emoções, razão e cognição, focando aspectos intrapessoal, interpessoal e grupal. A partir da dinâmica de grupo, obtêm como resultado um aprendizado para além do ambiente da atividade realizada, com uma visão racional, responsável, comprometida com a dignidade humana e a saúde integral do ser humano. Conclusão: os resultados foram afirmativos em relação a hipótese de que a técnica de dinâmica de grupo denominada Educação de Laboratório pode trazer contribuições para a reflexão acerca do desenvolvimento das competências dos profissionais de saúde. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/1581 10.30681/25261010 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/1581 |
identifier_str_mv |
10.30681/25261010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/1581/1507 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 JOURNAL HEALTH NPEPS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 JOURNAL HEALTH NPEPS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Health NPEPS; v. 1 n. 2 (2016): Julho-Dezembro Journal Health NPEPS; Vol. 1 No. 2 (2016): Julho-Dezembro Journal Health NPEPS; Vol. 1 Núm. 2 (2016): Julho-Dezembro 2526-1010 10.30681/25261010 reponame:Journal Health NPEPS instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Journal Health NPEPS |
collection |
Journal Health NPEPS |
repository.name.fl_str_mv |
Journal Health NPEPS - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
npeps@unemat.br |
_version_ |
1797051501573570560 |