Educação permanente como instrumento de qualificação da assistência em uma USF rural durante a pandemia/ Permanent education as an instrument to qualify assistance in a rural USF during a pandemic/ Educación continua como instrumento para calificar la asistencia en un USF rural durante la pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Porto, Alana Oliveira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Bião Santos, Letícia, Diniz dos Santos, Sélton, Portela Silva, Amanda, Bitencourt Dantas, Vaipscia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal Health NPEPS
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/5877
Resumo: Objetivo: relatar a experiência da realização de ações de educação permanente em uma unidade de saúde da família rural no período de pandemia. Método: trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, sobre o ciclo de atividades de educação permanente realizadas em uma unidade de saúde da família rural nos meses de agosto e setembro de 2020, sob a metodologia da pedagogia vivencial humanescente. Resultados: foram discutidos os temas tecnologias leves, abordagem familiar, acolhimento à demanda espontânea com classificação de risco e estratificação de risco cardiovascular na perspectiva de educação e promoção à saúde. Conclusão: a educação permanente permitiu ressignificar os conhecimentos e qualificar a assistência prestada na unidade no contexto de pandemia.
id UNEMAT-3_c557039b6de332fcc5f95fdfb032afd2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5877
network_acronym_str UNEMAT-3
network_name_str Journal Health NPEPS
repository_id_str
spelling Educação permanente como instrumento de qualificação da assistência em uma USF rural durante a pandemia/ Permanent education as an instrument to qualify assistance in a rural USF during a pandemic/ Educación continua como instrumento para calificar la asistencia en un USF rural durante la pandemiaEducação em saúdeAssistência integral à saúdeTecnologias levesAcolhimentoEstratégia saúde da famíliaObjetivo: relatar a experiência da realização de ações de educação permanente em uma unidade de saúde da família rural no período de pandemia. Método: trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, sobre o ciclo de atividades de educação permanente realizadas em uma unidade de saúde da família rural nos meses de agosto e setembro de 2020, sob a metodologia da pedagogia vivencial humanescente. Resultados: foram discutidos os temas tecnologias leves, abordagem familiar, acolhimento à demanda espontânea com classificação de risco e estratificação de risco cardiovascular na perspectiva de educação e promoção à saúde. Conclusão: a educação permanente permitiu ressignificar os conhecimentos e qualificar a assistência prestada na unidade no contexto de pandemia.Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)2022-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/5877Journal Health NPEPS; v. 7 n. 1 (2022): Janeiro-JunhoJournal Health NPEPS; Vol. 7 No. 1 (2022): Janeiro-JunhoJournal Health NPEPS; Vol. 7 Núm. 1 (2022): Janeiro-Junho2526-1010reponame:Journal Health NPEPSinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/5877/4649Porto, Alana OliveiraBião Santos, LetíciaDiniz dos Santos, SéltonPortela Silva, Amanda Bitencourt Dantas, Vaipsciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-12T15:28:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5877Revistahttp://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpepsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/oainpeps@unemat.br2526-10102526-1010opendoar:2023-01-12T16:41:40.136423Journal Health NPEPS - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação permanente como instrumento de qualificação da assistência em uma USF rural durante a pandemia/ Permanent education as an instrument to qualify assistance in a rural USF during a pandemic/ Educación continua como instrumento para calificar la asistencia en un USF rural durante la pandemia
title Educação permanente como instrumento de qualificação da assistência em uma USF rural durante a pandemia/ Permanent education as an instrument to qualify assistance in a rural USF during a pandemic/ Educación continua como instrumento para calificar la asistencia en un USF rural durante la pandemia
spellingShingle Educação permanente como instrumento de qualificação da assistência em uma USF rural durante a pandemia/ Permanent education as an instrument to qualify assistance in a rural USF during a pandemic/ Educación continua como instrumento para calificar la asistencia en un USF rural durante la pandemia
Porto, Alana Oliveira
Educação em saúde
Assistência integral à saúde
Tecnologias leves
Acolhimento
Estratégia saúde da família
title_short Educação permanente como instrumento de qualificação da assistência em uma USF rural durante a pandemia/ Permanent education as an instrument to qualify assistance in a rural USF during a pandemic/ Educación continua como instrumento para calificar la asistencia en un USF rural durante la pandemia
title_full Educação permanente como instrumento de qualificação da assistência em uma USF rural durante a pandemia/ Permanent education as an instrument to qualify assistance in a rural USF during a pandemic/ Educación continua como instrumento para calificar la asistencia en un USF rural durante la pandemia
title_fullStr Educação permanente como instrumento de qualificação da assistência em uma USF rural durante a pandemia/ Permanent education as an instrument to qualify assistance in a rural USF during a pandemic/ Educación continua como instrumento para calificar la asistencia en un USF rural durante la pandemia
title_full_unstemmed Educação permanente como instrumento de qualificação da assistência em uma USF rural durante a pandemia/ Permanent education as an instrument to qualify assistance in a rural USF during a pandemic/ Educación continua como instrumento para calificar la asistencia en un USF rural durante la pandemia
title_sort Educação permanente como instrumento de qualificação da assistência em uma USF rural durante a pandemia/ Permanent education as an instrument to qualify assistance in a rural USF during a pandemic/ Educación continua como instrumento para calificar la asistencia en un USF rural durante la pandemia
author Porto, Alana Oliveira
author_facet Porto, Alana Oliveira
Bião Santos, Letícia
Diniz dos Santos, Sélton
Portela Silva, Amanda
Bitencourt Dantas, Vaipscia
author_role author
author2 Bião Santos, Letícia
Diniz dos Santos, Sélton
Portela Silva, Amanda
Bitencourt Dantas, Vaipscia
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Porto, Alana Oliveira
Bião Santos, Letícia
Diniz dos Santos, Sélton
Portela Silva, Amanda
Bitencourt Dantas, Vaipscia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em saúde
Assistência integral à saúde
Tecnologias leves
Acolhimento
Estratégia saúde da família
topic Educação em saúde
Assistência integral à saúde
Tecnologias leves
Acolhimento
Estratégia saúde da família
description Objetivo: relatar a experiência da realização de ações de educação permanente em uma unidade de saúde da família rural no período de pandemia. Método: trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, sobre o ciclo de atividades de educação permanente realizadas em uma unidade de saúde da família rural nos meses de agosto e setembro de 2020, sob a metodologia da pedagogia vivencial humanescente. Resultados: foram discutidos os temas tecnologias leves, abordagem familiar, acolhimento à demanda espontânea com classificação de risco e estratificação de risco cardiovascular na perspectiva de educação e promoção à saúde. Conclusão: a educação permanente permitiu ressignificar os conhecimentos e qualificar a assistência prestada na unidade no contexto de pandemia.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/5877
url https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/5877
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/5877/4649
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Health NPEPS; v. 7 n. 1 (2022): Janeiro-Junho
Journal Health NPEPS; Vol. 7 No. 1 (2022): Janeiro-Junho
Journal Health NPEPS; Vol. 7 Núm. 1 (2022): Janeiro-Junho
2526-1010
reponame:Journal Health NPEPS
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Journal Health NPEPS
collection Journal Health NPEPS
repository.name.fl_str_mv Journal Health NPEPS - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv npeps@unemat.br
_version_ 1797051502732247040