Educação permanente como instrumento de qualificação da assistência em uma USF rural durante a pandemia/ Permanent education as an instrument to qualify assistance in a rural USF during a pandemic/ Educación continua como instrumento para calificar la asistencia en un USF rural durante la pandemia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Journal Health NPEPS |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/5877 |
Resumo: | Objetivo: relatar a experiência da realização de ações de educação permanente em uma unidade de saúde da família rural no período de pandemia. Método: trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, sobre o ciclo de atividades de educação permanente realizadas em uma unidade de saúde da família rural nos meses de agosto e setembro de 2020, sob a metodologia da pedagogia vivencial humanescente. Resultados: foram discutidos os temas tecnologias leves, abordagem familiar, acolhimento à demanda espontânea com classificação de risco e estratificação de risco cardiovascular na perspectiva de educação e promoção à saúde. Conclusão: a educação permanente permitiu ressignificar os conhecimentos e qualificar a assistência prestada na unidade no contexto de pandemia. |
id |
UNEMAT-3_c557039b6de332fcc5f95fdfb032afd2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5877 |
network_acronym_str |
UNEMAT-3 |
network_name_str |
Journal Health NPEPS |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação permanente como instrumento de qualificação da assistência em uma USF rural durante a pandemia/ Permanent education as an instrument to qualify assistance in a rural USF during a pandemic/ Educación continua como instrumento para calificar la asistencia en un USF rural durante la pandemiaEducação em saúdeAssistência integral à saúdeTecnologias levesAcolhimentoEstratégia saúde da famíliaObjetivo: relatar a experiência da realização de ações de educação permanente em uma unidade de saúde da família rural no período de pandemia. Método: trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, sobre o ciclo de atividades de educação permanente realizadas em uma unidade de saúde da família rural nos meses de agosto e setembro de 2020, sob a metodologia da pedagogia vivencial humanescente. Resultados: foram discutidos os temas tecnologias leves, abordagem familiar, acolhimento à demanda espontânea com classificação de risco e estratificação de risco cardiovascular na perspectiva de educação e promoção à saúde. Conclusão: a educação permanente permitiu ressignificar os conhecimentos e qualificar a assistência prestada na unidade no contexto de pandemia.Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)2022-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/5877Journal Health NPEPS; v. 7 n. 1 (2022): Janeiro-JunhoJournal Health NPEPS; Vol. 7 No. 1 (2022): Janeiro-JunhoJournal Health NPEPS; Vol. 7 Núm. 1 (2022): Janeiro-Junho2526-1010reponame:Journal Health NPEPSinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/5877/4649Porto, Alana OliveiraBião Santos, LetíciaDiniz dos Santos, SéltonPortela Silva, Amanda Bitencourt Dantas, Vaipsciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-12T15:28:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5877Revistahttp://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpepsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/oainpeps@unemat.br2526-10102526-1010opendoar:2023-01-12T16:41:40.136423Journal Health NPEPS - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação permanente como instrumento de qualificação da assistência em uma USF rural durante a pandemia/ Permanent education as an instrument to qualify assistance in a rural USF during a pandemic/ Educación continua como instrumento para calificar la asistencia en un USF rural durante la pandemia |
title |
Educação permanente como instrumento de qualificação da assistência em uma USF rural durante a pandemia/ Permanent education as an instrument to qualify assistance in a rural USF during a pandemic/ Educación continua como instrumento para calificar la asistencia en un USF rural durante la pandemia |
spellingShingle |
Educação permanente como instrumento de qualificação da assistência em uma USF rural durante a pandemia/ Permanent education as an instrument to qualify assistance in a rural USF during a pandemic/ Educación continua como instrumento para calificar la asistencia en un USF rural durante la pandemia Porto, Alana Oliveira Educação em saúde Assistência integral à saúde Tecnologias leves Acolhimento Estratégia saúde da família |
title_short |
Educação permanente como instrumento de qualificação da assistência em uma USF rural durante a pandemia/ Permanent education as an instrument to qualify assistance in a rural USF during a pandemic/ Educación continua como instrumento para calificar la asistencia en un USF rural durante la pandemia |
title_full |
Educação permanente como instrumento de qualificação da assistência em uma USF rural durante a pandemia/ Permanent education as an instrument to qualify assistance in a rural USF during a pandemic/ Educación continua como instrumento para calificar la asistencia en un USF rural durante la pandemia |
title_fullStr |
Educação permanente como instrumento de qualificação da assistência em uma USF rural durante a pandemia/ Permanent education as an instrument to qualify assistance in a rural USF during a pandemic/ Educación continua como instrumento para calificar la asistencia en un USF rural durante la pandemia |
title_full_unstemmed |
Educação permanente como instrumento de qualificação da assistência em uma USF rural durante a pandemia/ Permanent education as an instrument to qualify assistance in a rural USF during a pandemic/ Educación continua como instrumento para calificar la asistencia en un USF rural durante la pandemia |
title_sort |
Educação permanente como instrumento de qualificação da assistência em uma USF rural durante a pandemia/ Permanent education as an instrument to qualify assistance in a rural USF during a pandemic/ Educación continua como instrumento para calificar la asistencia en un USF rural durante la pandemia |
author |
Porto, Alana Oliveira |
author_facet |
Porto, Alana Oliveira Bião Santos, Letícia Diniz dos Santos, Sélton Portela Silva, Amanda Bitencourt Dantas, Vaipscia |
author_role |
author |
author2 |
Bião Santos, Letícia Diniz dos Santos, Sélton Portela Silva, Amanda Bitencourt Dantas, Vaipscia |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Porto, Alana Oliveira Bião Santos, Letícia Diniz dos Santos, Sélton Portela Silva, Amanda Bitencourt Dantas, Vaipscia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em saúde Assistência integral à saúde Tecnologias leves Acolhimento Estratégia saúde da família |
topic |
Educação em saúde Assistência integral à saúde Tecnologias leves Acolhimento Estratégia saúde da família |
description |
Objetivo: relatar a experiência da realização de ações de educação permanente em uma unidade de saúde da família rural no período de pandemia. Método: trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, sobre o ciclo de atividades de educação permanente realizadas em uma unidade de saúde da família rural nos meses de agosto e setembro de 2020, sob a metodologia da pedagogia vivencial humanescente. Resultados: foram discutidos os temas tecnologias leves, abordagem familiar, acolhimento à demanda espontânea com classificação de risco e estratificação de risco cardiovascular na perspectiva de educação e promoção à saúde. Conclusão: a educação permanente permitiu ressignificar os conhecimentos e qualificar a assistência prestada na unidade no contexto de pandemia. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/5877 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/5877 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/5877/4649 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Health NPEPS; v. 7 n. 1 (2022): Janeiro-Junho Journal Health NPEPS; Vol. 7 No. 1 (2022): Janeiro-Junho Journal Health NPEPS; Vol. 7 Núm. 1 (2022): Janeiro-Junho 2526-1010 reponame:Journal Health NPEPS instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Journal Health NPEPS |
collection |
Journal Health NPEPS |
repository.name.fl_str_mv |
Journal Health NPEPS - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
npeps@unemat.br |
_version_ |
1797051502732247040 |