Educação permanente em saúde: o repensar sobre a construção das práticas de saúde/ Permanent education in health: the rethinking about the construction of health practices/ Educación permanente en salud: el repensar sobre la construcción de las...
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Journal Health NPEPS |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/3730 |
Resumo: | Objetivo: discutir a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde e sua potencial influência sobre os profissionais de saúde. Método: estudo de caso, a partir de entrevistas com quatro enfermeiros que atuam em unidades de saúde da família da capital de Mato Grosso e análise de documentos. Após as entrevistas, aplicou-se a análise discursiva. Resultados: em Mato Grosso, as ações de educação permanente em saúde vêm sendo discutidas, desde 2003, nos polos regionais de educação permanente em saúde, cuja ação tem contribuído para a transformação das práticas dos profissionais de saúde de forma integrativa entre os territórios e os sujeitos. O profissional de saúde em serviço, influenciado pela educação permanente em saúde, assume a condição de ‘educador em potencial’ e modifica a sua prática/reflexão/ação. Considerações finais: durante a trajetória de atuação profissional, eles foram (re)pensando e (re)significando suas práticas, por meio da ‘aprendizagem-autonômica’, culminando na construção de saberes significativos no/pelos espaços de saúde, o que possibilitou focalizar um movimento singular, em que trabalho e educação dialogam, suscitando um novo modo de aprender-fazer-saúde. |
id |
UNEMAT-3_d4aced109e3ccd65b508cba704245d20 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3730 |
network_acronym_str |
UNEMAT-3 |
network_name_str |
Journal Health NPEPS |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação permanente em saúde: o repensar sobre a construção das práticas de saúde/ Permanent education in health: the rethinking about the construction of health practices/ Educación permanente en salud: el repensar sobre la construcción de las...Health EducationContinuing educationPermanent Health Education.Objetivo: discutir a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde e sua potencial influência sobre os profissionais de saúde. Método: estudo de caso, a partir de entrevistas com quatro enfermeiros que atuam em unidades de saúde da família da capital de Mato Grosso e análise de documentos. Após as entrevistas, aplicou-se a análise discursiva. Resultados: em Mato Grosso, as ações de educação permanente em saúde vêm sendo discutidas, desde 2003, nos polos regionais de educação permanente em saúde, cuja ação tem contribuído para a transformação das práticas dos profissionais de saúde de forma integrativa entre os territórios e os sujeitos. O profissional de saúde em serviço, influenciado pela educação permanente em saúde, assume a condição de ‘educador em potencial’ e modifica a sua prática/reflexão/ação. Considerações finais: durante a trajetória de atuação profissional, eles foram (re)pensando e (re)significando suas práticas, por meio da ‘aprendizagem-autonômica’, culminando na construção de saberes significativos no/pelos espaços de saúde, o que possibilitou focalizar um movimento singular, em que trabalho e educação dialogam, suscitando um novo modo de aprender-fazer-saúde.Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)2019-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/3730Journal Health NPEPS; v. 4 n. 2 (2019): Julho-Dezembro; 310-330Journal Health NPEPS; Vol. 4 No. 2 (2019): Julho-Dezembro; 310-330Journal Health NPEPS; Vol. 4 Núm. 2 (2019): Julho-Dezembro; 310-3302526-101010.30681/25261010reponame:Journal Health NPEPSinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/3730/3362Copyright (c) 2020 JOURNAL HEALTH NPEPSinfo:eu-repo/semantics/openAccessLemes Rojas, Fagner LuizKehrig, Ruth TerezinhaLeitão Biato, Emilia Carvalhodos Santos, Neuci Cunha2021-11-01T11:43:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3730Revistahttp://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpepsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/oainpeps@unemat.br2526-10102526-1010opendoar:2023-01-12T16:41:33.639864Journal Health NPEPS - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação permanente em saúde: o repensar sobre a construção das práticas de saúde/ Permanent education in health: the rethinking about the construction of health practices/ Educación permanente en salud: el repensar sobre la construcción de las... |
title |
Educação permanente em saúde: o repensar sobre a construção das práticas de saúde/ Permanent education in health: the rethinking about the construction of health practices/ Educación permanente en salud: el repensar sobre la construcción de las... |
spellingShingle |
Educação permanente em saúde: o repensar sobre a construção das práticas de saúde/ Permanent education in health: the rethinking about the construction of health practices/ Educación permanente en salud: el repensar sobre la construcción de las... Lemes Rojas, Fagner Luiz Health Education Continuing education Permanent Health Education. |
title_short |
Educação permanente em saúde: o repensar sobre a construção das práticas de saúde/ Permanent education in health: the rethinking about the construction of health practices/ Educación permanente en salud: el repensar sobre la construcción de las... |
title_full |
Educação permanente em saúde: o repensar sobre a construção das práticas de saúde/ Permanent education in health: the rethinking about the construction of health practices/ Educación permanente en salud: el repensar sobre la construcción de las... |
title_fullStr |
Educação permanente em saúde: o repensar sobre a construção das práticas de saúde/ Permanent education in health: the rethinking about the construction of health practices/ Educación permanente en salud: el repensar sobre la construcción de las... |
title_full_unstemmed |
Educação permanente em saúde: o repensar sobre a construção das práticas de saúde/ Permanent education in health: the rethinking about the construction of health practices/ Educación permanente en salud: el repensar sobre la construcción de las... |
title_sort |
Educação permanente em saúde: o repensar sobre a construção das práticas de saúde/ Permanent education in health: the rethinking about the construction of health practices/ Educación permanente en salud: el repensar sobre la construcción de las... |
author |
Lemes Rojas, Fagner Luiz |
author_facet |
Lemes Rojas, Fagner Luiz Kehrig, Ruth Terezinha Leitão Biato, Emilia Carvalho dos Santos, Neuci Cunha |
author_role |
author |
author2 |
Kehrig, Ruth Terezinha Leitão Biato, Emilia Carvalho dos Santos, Neuci Cunha |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lemes Rojas, Fagner Luiz Kehrig, Ruth Terezinha Leitão Biato, Emilia Carvalho dos Santos, Neuci Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Health Education Continuing education Permanent Health Education. |
topic |
Health Education Continuing education Permanent Health Education. |
description |
Objetivo: discutir a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde e sua potencial influência sobre os profissionais de saúde. Método: estudo de caso, a partir de entrevistas com quatro enfermeiros que atuam em unidades de saúde da família da capital de Mato Grosso e análise de documentos. Após as entrevistas, aplicou-se a análise discursiva. Resultados: em Mato Grosso, as ações de educação permanente em saúde vêm sendo discutidas, desde 2003, nos polos regionais de educação permanente em saúde, cuja ação tem contribuído para a transformação das práticas dos profissionais de saúde de forma integrativa entre os territórios e os sujeitos. O profissional de saúde em serviço, influenciado pela educação permanente em saúde, assume a condição de ‘educador em potencial’ e modifica a sua prática/reflexão/ação. Considerações finais: durante a trajetória de atuação profissional, eles foram (re)pensando e (re)significando suas práticas, por meio da ‘aprendizagem-autonômica’, culminando na construção de saberes significativos no/pelos espaços de saúde, o que possibilitou focalizar um movimento singular, em que trabalho e educação dialogam, suscitando um novo modo de aprender-fazer-saúde. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/3730 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/3730 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/3730/3362 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 JOURNAL HEALTH NPEPS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 JOURNAL HEALTH NPEPS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Health NPEPS; v. 4 n. 2 (2019): Julho-Dezembro; 310-330 Journal Health NPEPS; Vol. 4 No. 2 (2019): Julho-Dezembro; 310-330 Journal Health NPEPS; Vol. 4 Núm. 2 (2019): Julho-Dezembro; 310-330 2526-1010 10.30681/25261010 reponame:Journal Health NPEPS instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Journal Health NPEPS |
collection |
Journal Health NPEPS |
repository.name.fl_str_mv |
Journal Health NPEPS - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
npeps@unemat.br |
_version_ |
1797051502380974080 |