PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: DA UTOPIA ÀS POSSIBILIDADES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3469 |
Resumo: | Neste artigo proponho uma reflexão sobre nossa prática pedagogia, seu significado, caminhos, propostas; mostrar que existem “fórmulas” de se fazer educação e estas são mais simples do que imaginamos. Uma delas é começar as mudanças por nós mesmos e acreditar no depois. Mas, para que exista um depois, para que existam possibilidades de mudanças, é preciso acreditar na escola, conhecer a realidade, sair, descer até o cais e aprender com os tanoeiros e operários, pois sabemos que quanto mais nos aproximarmos da linguagem do povo, a fim de melhor compreende-la, mais seremos desafiados por ela. Se ensinar não for uma paixão para nós, se não acreditarmos na nossa profissão, como falarmos em mudanças? Enfim, é preciso conceber a educação brasileira como um esforço de clarificação da consciência crítica das massas, para que assim elas possam perceber sua realidade. |
id |
UNEMAT-5_1214466e89cd3972b211ed0e084101cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3469 |
network_acronym_str |
UNEMAT-5 |
network_name_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: DA UTOPIA ÀS POSSIBILIDADESeducaçãoescolapráticas pedagógicasconhecimento do outroNeste artigo proponho uma reflexão sobre nossa prática pedagogia, seu significado, caminhos, propostas; mostrar que existem “fórmulas” de se fazer educação e estas são mais simples do que imaginamos. Uma delas é começar as mudanças por nós mesmos e acreditar no depois. Mas, para que exista um depois, para que existam possibilidades de mudanças, é preciso acreditar na escola, conhecer a realidade, sair, descer até o cais e aprender com os tanoeiros e operários, pois sabemos que quanto mais nos aproximarmos da linguagem do povo, a fim de melhor compreende-la, mais seremos desafiados por ela. Se ensinar não for uma paixão para nós, se não acreditarmos na nossa profissão, como falarmos em mudanças? Enfim, é preciso conceber a educação brasileira como um esforço de clarificação da consciência crítica das massas, para que assim elas possam perceber sua realidade.UNEMAT Editora2019-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3469Revista da Faculdade de Educação; v. 2 n. 1 (2004): (JAN/JUN); 208-2192178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3469/2761Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPeripolli, Odimar J.2021-07-05T10:17:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3469Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2021-07-05T10:17:11Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: DA UTOPIA ÀS POSSIBILIDADES |
title |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: DA UTOPIA ÀS POSSIBILIDADES |
spellingShingle |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: DA UTOPIA ÀS POSSIBILIDADES Peripolli, Odimar J. educação escola práticas pedagógicas conhecimento do outro |
title_short |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: DA UTOPIA ÀS POSSIBILIDADES |
title_full |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: DA UTOPIA ÀS POSSIBILIDADES |
title_fullStr |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: DA UTOPIA ÀS POSSIBILIDADES |
title_full_unstemmed |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: DA UTOPIA ÀS POSSIBILIDADES |
title_sort |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: DA UTOPIA ÀS POSSIBILIDADES |
author |
Peripolli, Odimar J. |
author_facet |
Peripolli, Odimar J. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peripolli, Odimar J. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação escola práticas pedagógicas conhecimento do outro |
topic |
educação escola práticas pedagógicas conhecimento do outro |
description |
Neste artigo proponho uma reflexão sobre nossa prática pedagogia, seu significado, caminhos, propostas; mostrar que existem “fórmulas” de se fazer educação e estas são mais simples do que imaginamos. Uma delas é começar as mudanças por nós mesmos e acreditar no depois. Mas, para que exista um depois, para que existam possibilidades de mudanças, é preciso acreditar na escola, conhecer a realidade, sair, descer até o cais e aprender com os tanoeiros e operários, pois sabemos que quanto mais nos aproximarmos da linguagem do povo, a fim de melhor compreende-la, mais seremos desafiados por ela. Se ensinar não for uma paixão para nós, se não acreditarmos na nossa profissão, como falarmos em mudanças? Enfim, é preciso conceber a educação brasileira como um esforço de clarificação da consciência crítica das massas, para que assim elas possam perceber sua realidade. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3469 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3469 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3469/2761 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação; v. 2 n. 1 (2004): (JAN/JUN); 208-219 2178-7476 reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
collection |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafaed@unemat.br |
_version_ |
1801217459404931072 |