AS DISCUSSÕES MATEMÁTICAS NA AULA EXPLORATÓRIA COMO VERTENTE DA PRÁTICA PROFISSIONAL DO PROFESSOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/1092 |
Resumo: | Neste artigo analisamos a diversidade de ações que o professor empreende nos momentos de discussão coletiva. A metodologia de investigação é qualitativa e interpretativa com observação participante e gravação vídeo de uma aula de uma professora do 6.º ano. Os resultados mostram momentos produtivos de trabalho que decorrem da abordagem exploratória seguida nesta aula, em que aos alunos não tinham uma forma imediata de resolver a tarefa apresentada, tendo de recorrer a conhecimentos anteriores. Destaca-se a forma de comunicação seguida pela professora, marcada pelo incentivo à participação dos alunos, num registo dialógico, colocando-lhes questões, valorizando as suas contribuições, redizendo as suas intervenções para ajudá-los a evoluir na sua linguagem matemática e estabelecendo, quando necessário, situações de negociação de significados. Destaca-se, também, a atenção aos processos matemáticos por parte da professora, como a representação e o raciocínio, nomeadamente promovendo o estabelecimento de generalizações através de ações de desafiar. |
id |
UNEMAT-5_18ec065818e64dfe6290807267eef4f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1092 |
network_acronym_str |
UNEMAT-5 |
network_name_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AS DISCUSSÕES MATEMÁTICAS NA AULA EXPLORATÓRIA COMO VERTENTE DA PRÁTICA PROFISSIONAL DO PROFESSORações do professordiscussões matemáticastarefascomunicaçãoabordagem exploratória.Neste artigo analisamos a diversidade de ações que o professor empreende nos momentos de discussão coletiva. A metodologia de investigação é qualitativa e interpretativa com observação participante e gravação vídeo de uma aula de uma professora do 6.º ano. Os resultados mostram momentos produtivos de trabalho que decorrem da abordagem exploratória seguida nesta aula, em que aos alunos não tinham uma forma imediata de resolver a tarefa apresentada, tendo de recorrer a conhecimentos anteriores. Destaca-se a forma de comunicação seguida pela professora, marcada pelo incentivo à participação dos alunos, num registo dialógico, colocando-lhes questões, valorizando as suas contribuições, redizendo as suas intervenções para ajudá-los a evoluir na sua linguagem matemática e estabelecendo, quando necessário, situações de negociação de significados. Destaca-se, também, a atenção aos processos matemáticos por parte da professora, como a representação e o raciocínio, nomeadamente promovendo o estabelecimento de generalizações através de ações de desafiar.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/1092Revista da Faculdade de Educação; v. 23 n. 1 (2015): (jan./jun.); 131-1502178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/1092/1186Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPonte, João Pedro Mendes daQuaresma, Marisa Alexandra Ferreira2019-10-11T00:11:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1092Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2019-10-11T00:11:38Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS DISCUSSÕES MATEMÁTICAS NA AULA EXPLORATÓRIA COMO VERTENTE DA PRÁTICA PROFISSIONAL DO PROFESSOR |
title |
AS DISCUSSÕES MATEMÁTICAS NA AULA EXPLORATÓRIA COMO VERTENTE DA PRÁTICA PROFISSIONAL DO PROFESSOR |
spellingShingle |
AS DISCUSSÕES MATEMÁTICAS NA AULA EXPLORATÓRIA COMO VERTENTE DA PRÁTICA PROFISSIONAL DO PROFESSOR Ponte, João Pedro Mendes da ações do professor discussões matemáticas tarefas comunicação abordagem exploratória. |
title_short |
AS DISCUSSÕES MATEMÁTICAS NA AULA EXPLORATÓRIA COMO VERTENTE DA PRÁTICA PROFISSIONAL DO PROFESSOR |
title_full |
AS DISCUSSÕES MATEMÁTICAS NA AULA EXPLORATÓRIA COMO VERTENTE DA PRÁTICA PROFISSIONAL DO PROFESSOR |
title_fullStr |
AS DISCUSSÕES MATEMÁTICAS NA AULA EXPLORATÓRIA COMO VERTENTE DA PRÁTICA PROFISSIONAL DO PROFESSOR |
title_full_unstemmed |
AS DISCUSSÕES MATEMÁTICAS NA AULA EXPLORATÓRIA COMO VERTENTE DA PRÁTICA PROFISSIONAL DO PROFESSOR |
title_sort |
AS DISCUSSÕES MATEMÁTICAS NA AULA EXPLORATÓRIA COMO VERTENTE DA PRÁTICA PROFISSIONAL DO PROFESSOR |
author |
Ponte, João Pedro Mendes da |
author_facet |
Ponte, João Pedro Mendes da Quaresma, Marisa Alexandra Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Quaresma, Marisa Alexandra Ferreira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ponte, João Pedro Mendes da Quaresma, Marisa Alexandra Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ações do professor discussões matemáticas tarefas comunicação abordagem exploratória. |
topic |
ações do professor discussões matemáticas tarefas comunicação abordagem exploratória. |
description |
Neste artigo analisamos a diversidade de ações que o professor empreende nos momentos de discussão coletiva. A metodologia de investigação é qualitativa e interpretativa com observação participante e gravação vídeo de uma aula de uma professora do 6.º ano. Os resultados mostram momentos produtivos de trabalho que decorrem da abordagem exploratória seguida nesta aula, em que aos alunos não tinham uma forma imediata de resolver a tarefa apresentada, tendo de recorrer a conhecimentos anteriores. Destaca-se a forma de comunicação seguida pela professora, marcada pelo incentivo à participação dos alunos, num registo dialógico, colocando-lhes questões, valorizando as suas contribuições, redizendo as suas intervenções para ajudá-los a evoluir na sua linguagem matemática e estabelecendo, quando necessário, situações de negociação de significados. Destaca-se, também, a atenção aos processos matemáticos por parte da professora, como a representação e o raciocínio, nomeadamente promovendo o estabelecimento de generalizações através de ações de desafiar. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/1092 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/1092 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/1092/1186 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação; v. 23 n. 1 (2015): (jan./jun.); 131-150 2178-7476 reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
collection |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafaed@unemat.br |
_version_ |
1801217459374522368 |