INTERDISCIPLINARIDADE: UMA POSSIBILIDADE A PARTIR DO DIÁLOGO ENTRE AS DISCIPLINAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira (in memorian), Benedito de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3575
Resumo: Neste  estudo  o  autor  aborda  a  necessidade  do  diálogo  entre  as disciplinas  como  uma  possibilidade  de  avanço  do  movimento  pela interdisciplinaridade.  Para  situar  esse  movimento  faz  uma  reconstituição histórica da disciplinaridade – surgida a partir da modernidade no Século XVI, na qual o conhecimento passa por uma profunda mudança na sua organização, culminando com a substituição do trivium e quadrivium (medievais) por uma nova lógica, organizada em disciplinas. Embasado nos estudos curriculares, mostra  ainda  a  relação  existente  entre  o  desenvolvimento  curricular  e  a interdisciplinaridade – uma tendência que não se apresenta como uma teoria do currículo, mas tão somente como um movimento pedagógico, denominado por  Veiga-Neto  (1997)  de  movimento  pela  interdisciplinaridade.  Sem desconsiderar os esforços em favor da interdisciplinaridade e apoiando-se nas idéias  de  Veiga-Neto,  o  autor  estabelece  uma  crítica  ao  movimento  pela interdisciplinaridade (de inspiração iluminista), conforme os escritos de Gusdorf (Prefácio do livro Interdisciplinaridade e Patologia do Saber, de Japiassu, 1976) dentre outros – movimento esse que deposita a fé na razão como um caminho seguro para reverter uma “patologia” que se abate sobre o mundo do saber dividido  em  disciplinas. Enfatiza  a  importância  da  disciplinaridade  como fundamento para a interdisciplinaridade. Finalmente, apresenta o diálogo entre as disciplinas (numa tensão permanente e produtiva) como uma possibilidade de avanço do movimento pela interdisciplinaridade na formação de professores.
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