PERCEPÇÕES DE ACADÊMICOS DE CURSOS DE LICENCIATURA SOBRE A FORMAÇÃO E OS PROBLEMAS DA PROFISSÃO DE PROFESSOR NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3642 |
Resumo: | O objetivo da pesquisa foi compreender os motivos que levaram os alunos escolherem um curso de licenciatura e como avaliam sua formação. Também compreender as percepções sobre a função do professor na sociedade atual e as perspectivas de futuro no âmbito dessa profissão. Foi uma construção coletiva desenvolvida na disciplina “Teorias Contemporâneas sobre formação de professores” no Mestrado em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Criciúma, Santa Catarina. Foram entrevistados 05 alunos de Artes Visuais e 05 de Matemática. A entrevista foi do tipo semiestruturada e ocorreu no segundo semestre de 2008. O estudo demonstrou que a escolha do curso se deu pela identificação com a área ou com a profissão docente ou por influência familiar; a função do professor é de mediar conhecimento, desenvolver o pensamento crítico, formar o cidadão. Há críticas sobre o distanciamento entre a formação e a realidade escolar e sonham em transformar a sociedade. |
id |
UNEMAT-5_8de1be0accaecfb59d63f00c64edcd32 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3642 |
network_acronym_str |
UNEMAT-5 |
network_name_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PERCEPÇÕES DE ACADÊMICOS DE CURSOS DE LICENCIATURA SOBRE A FORMAÇÃO E OS PROBLEMAS DA PROFISSÃO DE PROFESSOR NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEAFormação de professoresprofissão docenteensinolicenciaturasO objetivo da pesquisa foi compreender os motivos que levaram os alunos escolherem um curso de licenciatura e como avaliam sua formação. Também compreender as percepções sobre a função do professor na sociedade atual e as perspectivas de futuro no âmbito dessa profissão. Foi uma construção coletiva desenvolvida na disciplina “Teorias Contemporâneas sobre formação de professores” no Mestrado em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Criciúma, Santa Catarina. Foram entrevistados 05 alunos de Artes Visuais e 05 de Matemática. A entrevista foi do tipo semiestruturada e ocorreu no segundo semestre de 2008. O estudo demonstrou que a escolha do curso se deu pela identificação com a área ou com a profissão docente ou por influência familiar; a função do professor é de mediar conhecimento, desenvolver o pensamento crítico, formar o cidadão. Há críticas sobre o distanciamento entre a formação e a realidade escolar e sonham em transformar a sociedade.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3642Revista da Faculdade de Educação; v. 12 n. 2 (2009): (JUL/DEZ); 67-882178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3642/2919Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessVolpato, GildoBaumer, Edina ReginaAzeredo, Jeferson Luis deDominguini, Lucas2021-07-05T10:44:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3642Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2021-07-05T10:44:19Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PERCEPÇÕES DE ACADÊMICOS DE CURSOS DE LICENCIATURA SOBRE A FORMAÇÃO E OS PROBLEMAS DA PROFISSÃO DE PROFESSOR NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA |
title |
PERCEPÇÕES DE ACADÊMICOS DE CURSOS DE LICENCIATURA SOBRE A FORMAÇÃO E OS PROBLEMAS DA PROFISSÃO DE PROFESSOR NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA |
spellingShingle |
PERCEPÇÕES DE ACADÊMICOS DE CURSOS DE LICENCIATURA SOBRE A FORMAÇÃO E OS PROBLEMAS DA PROFISSÃO DE PROFESSOR NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA Volpato, Gildo Formação de professores profissão docente ensino licenciaturas |
title_short |
PERCEPÇÕES DE ACADÊMICOS DE CURSOS DE LICENCIATURA SOBRE A FORMAÇÃO E OS PROBLEMAS DA PROFISSÃO DE PROFESSOR NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA |
title_full |
PERCEPÇÕES DE ACADÊMICOS DE CURSOS DE LICENCIATURA SOBRE A FORMAÇÃO E OS PROBLEMAS DA PROFISSÃO DE PROFESSOR NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA |
title_fullStr |
PERCEPÇÕES DE ACADÊMICOS DE CURSOS DE LICENCIATURA SOBRE A FORMAÇÃO E OS PROBLEMAS DA PROFISSÃO DE PROFESSOR NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA |
title_full_unstemmed |
PERCEPÇÕES DE ACADÊMICOS DE CURSOS DE LICENCIATURA SOBRE A FORMAÇÃO E OS PROBLEMAS DA PROFISSÃO DE PROFESSOR NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA |
title_sort |
PERCEPÇÕES DE ACADÊMICOS DE CURSOS DE LICENCIATURA SOBRE A FORMAÇÃO E OS PROBLEMAS DA PROFISSÃO DE PROFESSOR NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA |
author |
Volpato, Gildo |
author_facet |
Volpato, Gildo Baumer, Edina Regina Azeredo, Jeferson Luis de Dominguini, Lucas |
author_role |
author |
author2 |
Baumer, Edina Regina Azeredo, Jeferson Luis de Dominguini, Lucas |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Volpato, Gildo Baumer, Edina Regina Azeredo, Jeferson Luis de Dominguini, Lucas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores profissão docente ensino licenciaturas |
topic |
Formação de professores profissão docente ensino licenciaturas |
description |
O objetivo da pesquisa foi compreender os motivos que levaram os alunos escolherem um curso de licenciatura e como avaliam sua formação. Também compreender as percepções sobre a função do professor na sociedade atual e as perspectivas de futuro no âmbito dessa profissão. Foi uma construção coletiva desenvolvida na disciplina “Teorias Contemporâneas sobre formação de professores” no Mestrado em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Criciúma, Santa Catarina. Foram entrevistados 05 alunos de Artes Visuais e 05 de Matemática. A entrevista foi do tipo semiestruturada e ocorreu no segundo semestre de 2008. O estudo demonstrou que a escolha do curso se deu pela identificação com a área ou com a profissão docente ou por influência familiar; a função do professor é de mediar conhecimento, desenvolver o pensamento crítico, formar o cidadão. Há críticas sobre o distanciamento entre a formação e a realidade escolar e sonham em transformar a sociedade. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3642 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3642 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3642/2919 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação; v. 12 n. 2 (2009): (JUL/DEZ); 67-88 2178-7476 reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
collection |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafaed@unemat.br |
_version_ |
1801217459782418432 |