EDUCAÇÃO INTEGRAL, ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E CURRÍCULO INTEGRADO: UMA ANÁLISE A PARTIR DE UMA ESCOLA PÚBLICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3983 |
Resumo: | Esta pesquisa indaga sobre uma organização curricular na perspectiva da Educação Integral. Seu objetivo e identificar mudanças na organização do tempo e do conhecimento curriculares a partir de um Programa de Escola de Tempo Integral, tendo em vista compreender se essas mudanças interferem positivamente na formação integral dos alunos. Ela foi realizada por meio de fontes bibliográficas, documentais e de entrevistas com duas coordenadoras pedagógicas de uma escola pública, as quais foram decisivas para a compreensão do currículo. À luz de estudiosos da Educação Integral (TEIXEIRA, 1962; FELÍCIO 2011 e 2012; MONLEVADE, 2009) e do currículo integrado (FAZENDA, 2000), foi possível visualizar analisando os dados coletados, que existem obstáculos de diferentes ordens na realização da Educação Integral, mas também que existem evidências de superação de problemas existentes no trabalho pedagógico da escola pesquisada, no sentido da formação de valores, envolvendo habilidades do ser humano que vão além do racional. |
id |
UNEMAT-5_94284011d90afaf8d3bb6fcdbca5e359 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3983 |
network_acronym_str |
UNEMAT-5 |
network_name_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO INTEGRAL, ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E CURRÍCULO INTEGRADO: UMA ANÁLISE A PARTIR DE UMA ESCOLA PÚBLICAFormação IntegralIntegração Curricular.Esta pesquisa indaga sobre uma organização curricular na perspectiva da Educação Integral. Seu objetivo e identificar mudanças na organização do tempo e do conhecimento curriculares a partir de um Programa de Escola de Tempo Integral, tendo em vista compreender se essas mudanças interferem positivamente na formação integral dos alunos. Ela foi realizada por meio de fontes bibliográficas, documentais e de entrevistas com duas coordenadoras pedagógicas de uma escola pública, as quais foram decisivas para a compreensão do currículo. À luz de estudiosos da Educação Integral (TEIXEIRA, 1962; FELÍCIO 2011 e 2012; MONLEVADE, 2009) e do currículo integrado (FAZENDA, 2000), foi possível visualizar analisando os dados coletados, que existem obstáculos de diferentes ordens na realização da Educação Integral, mas também que existem evidências de superação de problemas existentes no trabalho pedagógico da escola pesquisada, no sentido da formação de valores, envolvendo habilidades do ser humano que vão além do racional.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3983Revista da Faculdade de Educação; v. 21 n. 1 (2014): (JAN/JUN); 119-1362178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3983/3191Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Ozerina Victor deKiss, Rita de Cássia Santana2019-10-11T00:21:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3983Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2019-10-11T00:21:22Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO INTEGRAL, ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E CURRÍCULO INTEGRADO: UMA ANÁLISE A PARTIR DE UMA ESCOLA PÚBLICA |
title |
EDUCAÇÃO INTEGRAL, ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E CURRÍCULO INTEGRADO: UMA ANÁLISE A PARTIR DE UMA ESCOLA PÚBLICA |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO INTEGRAL, ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E CURRÍCULO INTEGRADO: UMA ANÁLISE A PARTIR DE UMA ESCOLA PÚBLICA Oliveira, Ozerina Victor de Formação Integral Integração Curricular. |
title_short |
EDUCAÇÃO INTEGRAL, ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E CURRÍCULO INTEGRADO: UMA ANÁLISE A PARTIR DE UMA ESCOLA PÚBLICA |
title_full |
EDUCAÇÃO INTEGRAL, ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E CURRÍCULO INTEGRADO: UMA ANÁLISE A PARTIR DE UMA ESCOLA PÚBLICA |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO INTEGRAL, ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E CURRÍCULO INTEGRADO: UMA ANÁLISE A PARTIR DE UMA ESCOLA PÚBLICA |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO INTEGRAL, ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E CURRÍCULO INTEGRADO: UMA ANÁLISE A PARTIR DE UMA ESCOLA PÚBLICA |
title_sort |
EDUCAÇÃO INTEGRAL, ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E CURRÍCULO INTEGRADO: UMA ANÁLISE A PARTIR DE UMA ESCOLA PÚBLICA |
author |
Oliveira, Ozerina Victor de |
author_facet |
Oliveira, Ozerina Victor de Kiss, Rita de Cássia Santana |
author_role |
author |
author2 |
Kiss, Rita de Cássia Santana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Ozerina Victor de Kiss, Rita de Cássia Santana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Integral Integração Curricular. |
topic |
Formação Integral Integração Curricular. |
description |
Esta pesquisa indaga sobre uma organização curricular na perspectiva da Educação Integral. Seu objetivo e identificar mudanças na organização do tempo e do conhecimento curriculares a partir de um Programa de Escola de Tempo Integral, tendo em vista compreender se essas mudanças interferem positivamente na formação integral dos alunos. Ela foi realizada por meio de fontes bibliográficas, documentais e de entrevistas com duas coordenadoras pedagógicas de uma escola pública, as quais foram decisivas para a compreensão do currículo. À luz de estudiosos da Educação Integral (TEIXEIRA, 1962; FELÍCIO 2011 e 2012; MONLEVADE, 2009) e do currículo integrado (FAZENDA, 2000), foi possível visualizar analisando os dados coletados, que existem obstáculos de diferentes ordens na realização da Educação Integral, mas também que existem evidências de superação de problemas existentes no trabalho pedagógico da escola pesquisada, no sentido da formação de valores, envolvendo habilidades do ser humano que vão além do racional. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3983 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3983 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3983/3191 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação; v. 21 n. 1 (2014): (JAN/JUN); 119-136 2178-7476 reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
collection |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafaed@unemat.br |
_version_ |
1801217460362280960 |