POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA FORMAÇÃO DOCENTE: SENTIDOS E SIGNIFICADOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3948 |
Resumo: | O século XX foi marcado por fatos que mudaram a história da universidade e, consecutivamente a formação docente. Todo esse movimento repercute na definição das políticas educacionais que constituem, atualmente, um dos campos que têm desencadeado grande interesse de investigadores. Isso ratifica a relevância científica deste estudo que tem como objetivo conceituar as políticas educacionais, compreendidas como políticas públicas, apresentando as que tratam da formação docente. O procedimento metodológico se articulou em dois eixos analíticos: na reflexão teórica-contextual e na abordagem qualitativa das reflexões produzidas na pesquisa de campo. Os resultados identificam que a diversidade de ações, independentemente se organizadas como Políticas Educacionais ou programas institucionais contribuem para a qualidade da formação de professores. Finalmente, é notório que cada projeto desenvolvido e implantado pelo governo federal na Educação Básica e/ou Superior possui uma finalidade expressa num determinado contexto histórico e atende a uma demanda específica articulada a políticas públicas pontuais em alguns casos. |
id |
UNEMAT-5_b0fb6ba09e58f4fcc98e252ae0fab324 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3948 |
network_acronym_str |
UNEMAT-5 |
network_name_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA FORMAÇÃO DOCENTE: SENTIDOS E SIGNIFICADOSpolíticas educacionaisformação docentecontexto/realidade social.O século XX foi marcado por fatos que mudaram a história da universidade e, consecutivamente a formação docente. Todo esse movimento repercute na definição das políticas educacionais que constituem, atualmente, um dos campos que têm desencadeado grande interesse de investigadores. Isso ratifica a relevância científica deste estudo que tem como objetivo conceituar as políticas educacionais, compreendidas como políticas públicas, apresentando as que tratam da formação docente. O procedimento metodológico se articulou em dois eixos analíticos: na reflexão teórica-contextual e na abordagem qualitativa das reflexões produzidas na pesquisa de campo. Os resultados identificam que a diversidade de ações, independentemente se organizadas como Políticas Educacionais ou programas institucionais contribuem para a qualidade da formação de professores. Finalmente, é notório que cada projeto desenvolvido e implantado pelo governo federal na Educação Básica e/ou Superior possui uma finalidade expressa num determinado contexto histórico e atende a uma demanda específica articulada a políticas públicas pontuais em alguns casos.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3948Revista da Faculdade de Educação; v. 25 n. 1 (2016): (jan./jun.); 175-1952178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3948/3140Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessNez, Egeslaine deBordignon, Luciane Spanhol2019-10-10T22:02:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3948Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2019-10-10T22:02:26Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA FORMAÇÃO DOCENTE: SENTIDOS E SIGNIFICADOS |
title |
POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA FORMAÇÃO DOCENTE: SENTIDOS E SIGNIFICADOS |
spellingShingle |
POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA FORMAÇÃO DOCENTE: SENTIDOS E SIGNIFICADOS Nez, Egeslaine de políticas educacionais formação docente contexto/realidade social. |
title_short |
POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA FORMAÇÃO DOCENTE: SENTIDOS E SIGNIFICADOS |
title_full |
POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA FORMAÇÃO DOCENTE: SENTIDOS E SIGNIFICADOS |
title_fullStr |
POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA FORMAÇÃO DOCENTE: SENTIDOS E SIGNIFICADOS |
title_full_unstemmed |
POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA FORMAÇÃO DOCENTE: SENTIDOS E SIGNIFICADOS |
title_sort |
POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA FORMAÇÃO DOCENTE: SENTIDOS E SIGNIFICADOS |
author |
Nez, Egeslaine de |
author_facet |
Nez, Egeslaine de Bordignon, Luciane Spanhol |
author_role |
author |
author2 |
Bordignon, Luciane Spanhol |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nez, Egeslaine de Bordignon, Luciane Spanhol |
dc.subject.por.fl_str_mv |
políticas educacionais formação docente contexto/realidade social. |
topic |
políticas educacionais formação docente contexto/realidade social. |
description |
O século XX foi marcado por fatos que mudaram a história da universidade e, consecutivamente a formação docente. Todo esse movimento repercute na definição das políticas educacionais que constituem, atualmente, um dos campos que têm desencadeado grande interesse de investigadores. Isso ratifica a relevância científica deste estudo que tem como objetivo conceituar as políticas educacionais, compreendidas como políticas públicas, apresentando as que tratam da formação docente. O procedimento metodológico se articulou em dois eixos analíticos: na reflexão teórica-contextual e na abordagem qualitativa das reflexões produzidas na pesquisa de campo. Os resultados identificam que a diversidade de ações, independentemente se organizadas como Políticas Educacionais ou programas institucionais contribuem para a qualidade da formação de professores. Finalmente, é notório que cada projeto desenvolvido e implantado pelo governo federal na Educação Básica e/ou Superior possui uma finalidade expressa num determinado contexto histórico e atende a uma demanda específica articulada a políticas públicas pontuais em alguns casos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3948 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3948 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3948/3140 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação; v. 25 n. 1 (2016): (jan./jun.); 175-195 2178-7476 reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
collection |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafaed@unemat.br |
_version_ |
1801217460302512128 |