POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA FORMAÇÃO DOCENTE: SENTIDOS E SIGNIFICADOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nez, Egeslaine de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Bordignon, Luciane Spanhol
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3948
Resumo: O século XX foi marcado por fatos que mudaram a história da universidade e, consecutivamente a formação docente. Todo esse movimento repercute na definição das políticas educacionais que constituem, atualmente, um dos campos que têm desencadeado grande interesse de investigadores. Isso ratifica a relevância científica deste estudo que tem como objetivo conceituar as políticas educacionais, compreendidas como políticas públicas, apresentando as que tratam da formação docente. O procedimento metodológico se articulou em dois eixos analíticos: na reflexão teórica-contextual e na abordagem qualitativa das reflexões produzidas na pesquisa de campo. Os resultados identificam que a diversidade de ações, independentemente se organizadas como Políticas Educacionais ou programas institucionais contribuem para a qualidade da formação de professores. Finalmente, é notório que cada projeto desenvolvido e implantado pelo governo federal na Educação Básica e/ou Superior possui uma finalidade expressa num determinado contexto histórico e atende a uma demanda específica articulada a políticas públicas pontuais em alguns casos.
id UNEMAT-5_b0fb6ba09e58f4fcc98e252ae0fab324
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3948
network_acronym_str UNEMAT-5
network_name_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository_id_str
spelling POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA FORMAÇÃO DOCENTE: SENTIDOS E SIGNIFICADOSpolíticas educacionaisformação docentecontexto/realidade social.O século XX foi marcado por fatos que mudaram a história da universidade e, consecutivamente a formação docente. Todo esse movimento repercute na definição das políticas educacionais que constituem, atualmente, um dos campos que têm desencadeado grande interesse de investigadores. Isso ratifica a relevância científica deste estudo que tem como objetivo conceituar as políticas educacionais, compreendidas como políticas públicas, apresentando as que tratam da formação docente. O procedimento metodológico se articulou em dois eixos analíticos: na reflexão teórica-contextual e na abordagem qualitativa das reflexões produzidas na pesquisa de campo. Os resultados identificam que a diversidade de ações, independentemente se organizadas como Políticas Educacionais ou programas institucionais contribuem para a qualidade da formação de professores. Finalmente, é notório que cada projeto desenvolvido e implantado pelo governo federal na Educação Básica e/ou Superior possui uma finalidade expressa num determinado contexto histórico e atende a uma demanda específica articulada a políticas públicas pontuais em alguns casos.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3948Revista da Faculdade de Educação; v. 25 n. 1 (2016): (jan./jun.); 175-1952178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3948/3140Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessNez, Egeslaine deBordignon, Luciane Spanhol2019-10-10T22:02:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3948Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2019-10-10T22:02:26Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA FORMAÇÃO DOCENTE: SENTIDOS E SIGNIFICADOS
title POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA FORMAÇÃO DOCENTE: SENTIDOS E SIGNIFICADOS
spellingShingle POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA FORMAÇÃO DOCENTE: SENTIDOS E SIGNIFICADOS
Nez, Egeslaine de
políticas educacionais
formação docente
contexto/realidade social.
title_short POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA FORMAÇÃO DOCENTE: SENTIDOS E SIGNIFICADOS
title_full POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA FORMAÇÃO DOCENTE: SENTIDOS E SIGNIFICADOS
title_fullStr POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA FORMAÇÃO DOCENTE: SENTIDOS E SIGNIFICADOS
title_full_unstemmed POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA FORMAÇÃO DOCENTE: SENTIDOS E SIGNIFICADOS
title_sort POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA FORMAÇÃO DOCENTE: SENTIDOS E SIGNIFICADOS
author Nez, Egeslaine de
author_facet Nez, Egeslaine de
Bordignon, Luciane Spanhol
author_role author
author2 Bordignon, Luciane Spanhol
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nez, Egeslaine de
Bordignon, Luciane Spanhol
dc.subject.por.fl_str_mv políticas educacionais
formação docente
contexto/realidade social.
topic políticas educacionais
formação docente
contexto/realidade social.
description O século XX foi marcado por fatos que mudaram a história da universidade e, consecutivamente a formação docente. Todo esse movimento repercute na definição das políticas educacionais que constituem, atualmente, um dos campos que têm desencadeado grande interesse de investigadores. Isso ratifica a relevância científica deste estudo que tem como objetivo conceituar as políticas educacionais, compreendidas como políticas públicas, apresentando as que tratam da formação docente. O procedimento metodológico se articulou em dois eixos analíticos: na reflexão teórica-contextual e na abordagem qualitativa das reflexões produzidas na pesquisa de campo. Os resultados identificam que a diversidade de ações, independentemente se organizadas como Políticas Educacionais ou programas institucionais contribuem para a qualidade da formação de professores. Finalmente, é notório que cada projeto desenvolvido e implantado pelo governo federal na Educação Básica e/ou Superior possui uma finalidade expressa num determinado contexto histórico e atende a uma demanda específica articulada a políticas públicas pontuais em alguns casos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3948
url https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3948
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3948/3140
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação; v. 25 n. 1 (2016): (jan./jun.); 175-195
2178-7476
reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
collection Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv revistafaed@unemat.br
_version_ 1801217460302512128