AS PRÁTICAS INVESTIGATIVAS E O DIÁRIO DE CAMPO NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Horn, Cláudia Inês
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Olegário, Fabiane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5159
Resumo: Este artigo objetiva apresentar algumas experiências realizadas nas disciplinas de Prática Investigativa I, II e III, que integram o currículo do Curso de Pedagogia da Universidade do Vale do Taquari Univates, localizada na cidade de Lajeado/RS/BRA. A partir da compreensão sobre espaços escolares e não escolares, são apresentados os movimentos de escolarização que podem ser mobilizados em ambos espaços, por meio de registros feitos pelos estudantes do referido Curso de Pedagogia em seus diários de campo, fruto do trabalho cartográfico desenvolvido nas disciplinas. Busca refletir sobre como as disciplinas de Práticas Investigativas interrogam o próprio currículo do Curso de Pedagogia e, sobretudo, como as experiências dos acadêmicos redigidas no Diário de Campo colabora para a formação do futuro pedagogo. É possível concluir que a atuação de pedagogos em espaços não escolares e o uso de diários de campo podem tensionar e mobilizar novos desafios à formação inicial.
id UNEMAT-5_b9472df9c996250b7e8884f1bf4d399f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5159
network_acronym_str UNEMAT-5
network_name_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository_id_str
spelling AS PRÁTICAS INVESTIGATIVAS E O DIÁRIO DE CAMPO NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARESEste artigo objetiva apresentar algumas experiências realizadas nas disciplinas de Prática Investigativa I, II e III, que integram o currículo do Curso de Pedagogia da Universidade do Vale do Taquari Univates, localizada na cidade de Lajeado/RS/BRA. A partir da compreensão sobre espaços escolares e não escolares, são apresentados os movimentos de escolarização que podem ser mobilizados em ambos espaços, por meio de registros feitos pelos estudantes do referido Curso de Pedagogia em seus diários de campo, fruto do trabalho cartográfico desenvolvido nas disciplinas. Busca refletir sobre como as disciplinas de Práticas Investigativas interrogam o próprio currículo do Curso de Pedagogia e, sobretudo, como as experiências dos acadêmicos redigidas no Diário de Campo colabora para a formação do futuro pedagogo. É possível concluir que a atuação de pedagogos em espaços não escolares e o uso de diários de campo podem tensionar e mobilizar novos desafios à formação inicial.UNEMAT Editora2021-01-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5159Revista da Faculdade de Educação; v. 34 n. 2 (2020): (JUL/DEZ); 265-2792178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5159/3955Copyright (c) 2021 Cláudia Inês Horn, Fabiane Olegárioinfo:eu-repo/semantics/openAccessHorn, Cláudia InêsOlegário, Fabiane2021-01-21T11:01:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5159Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2021-01-21T11:01:11Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv AS PRÁTICAS INVESTIGATIVAS E O DIÁRIO DE CAMPO NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES
title AS PRÁTICAS INVESTIGATIVAS E O DIÁRIO DE CAMPO NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES
spellingShingle AS PRÁTICAS INVESTIGATIVAS E O DIÁRIO DE CAMPO NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES
Horn, Cláudia Inês
title_short AS PRÁTICAS INVESTIGATIVAS E O DIÁRIO DE CAMPO NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES
title_full AS PRÁTICAS INVESTIGATIVAS E O DIÁRIO DE CAMPO NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES
title_fullStr AS PRÁTICAS INVESTIGATIVAS E O DIÁRIO DE CAMPO NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES
title_full_unstemmed AS PRÁTICAS INVESTIGATIVAS E O DIÁRIO DE CAMPO NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES
title_sort AS PRÁTICAS INVESTIGATIVAS E O DIÁRIO DE CAMPO NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES
author Horn, Cláudia Inês
author_facet Horn, Cláudia Inês
Olegário, Fabiane
author_role author
author2 Olegário, Fabiane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Horn, Cláudia Inês
Olegário, Fabiane
description Este artigo objetiva apresentar algumas experiências realizadas nas disciplinas de Prática Investigativa I, II e III, que integram o currículo do Curso de Pedagogia da Universidade do Vale do Taquari Univates, localizada na cidade de Lajeado/RS/BRA. A partir da compreensão sobre espaços escolares e não escolares, são apresentados os movimentos de escolarização que podem ser mobilizados em ambos espaços, por meio de registros feitos pelos estudantes do referido Curso de Pedagogia em seus diários de campo, fruto do trabalho cartográfico desenvolvido nas disciplinas. Busca refletir sobre como as disciplinas de Práticas Investigativas interrogam o próprio currículo do Curso de Pedagogia e, sobretudo, como as experiências dos acadêmicos redigidas no Diário de Campo colabora para a formação do futuro pedagogo. É possível concluir que a atuação de pedagogos em espaços não escolares e o uso de diários de campo podem tensionar e mobilizar novos desafios à formação inicial.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5159
url https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5159
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5159/3955
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Cláudia Inês Horn, Fabiane Olegário
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Cláudia Inês Horn, Fabiane Olegário
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação; v. 34 n. 2 (2020): (JUL/DEZ); 265-279
2178-7476
reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
collection Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv revistafaed@unemat.br
_version_ 1801217460836237312