A DIMENSÃO HUMANA E ÉTICA NA EDUCAÇÃO: UM OLHAR SOBRE A PEDAGOGIA LASSALISTA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fossatti, Paulo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cardoso, Daniela dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4328
Resumo: O presente estudo buscou identificar os desafios encontrados na educação no que tange à dimensão humanista necessária para atender à sociedade contemporânea. O percurso metodológico consistiu em uma revisão bibliográfica que recorreu a documentos de gestão de Instituições Lassalistas, bem como obras de autores da área, estudiosos do legado de João Batista de La Salle. Seu ideal pedagógico continua a inspirar pessoas mesmo com o passar do tempo, por meio de diferentes práticas educativas. Os resultados da pesquisa apontam que as Instituições Educativas Confessionais possuem um olhar voltado para a dimensão humanista dos estudantes, transcendendo a formação técnica. Concluímos que o grande desafio imposto para as Instituições Educativas Confessionais é de fato preparar o professor para trabalhar a dimensão humanista com seus estudantes, sendo o principal interlocutor, tendo um papel fundamental diante deste processo, preconizando a ética, o diálogo e a convivência no ambiente educativo.
id UNEMAT-5_ce3e106098115b9c3476d8515d48632c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4328
network_acronym_str UNEMAT-5
network_name_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository_id_str
spelling A DIMENSÃO HUMANA E ÉTICA NA EDUCAÇÃO: UM OLHAR SOBRE A PEDAGOGIA LASSALISTAeducaçãoeducação confessionaléticaLa Salledimensão humanaO presente estudo buscou identificar os desafios encontrados na educação no que tange à dimensão humanista necessária para atender à sociedade contemporânea. O percurso metodológico consistiu em uma revisão bibliográfica que recorreu a documentos de gestão de Instituições Lassalistas, bem como obras de autores da área, estudiosos do legado de João Batista de La Salle. Seu ideal pedagógico continua a inspirar pessoas mesmo com o passar do tempo, por meio de diferentes práticas educativas. Os resultados da pesquisa apontam que as Instituições Educativas Confessionais possuem um olhar voltado para a dimensão humanista dos estudantes, transcendendo a formação técnica. Concluímos que o grande desafio imposto para as Instituições Educativas Confessionais é de fato preparar o professor para trabalhar a dimensão humanista com seus estudantes, sendo o principal interlocutor, tendo um papel fundamental diante deste processo, preconizando a ética, o diálogo e a convivência no ambiente educativo.UNEMAT Editora2020-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4328Revista da Faculdade de Educação; v. 32 n. 2 (2019): (JUL/DEZ); 273-2882178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4328/3443Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFossatti, PauloCardoso, Daniela dos Santos2020-08-10T15:32:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4328Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2020-08-10T15:32:01Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv A DIMENSÃO HUMANA E ÉTICA NA EDUCAÇÃO: UM OLHAR SOBRE A PEDAGOGIA LASSALISTA
title A DIMENSÃO HUMANA E ÉTICA NA EDUCAÇÃO: UM OLHAR SOBRE A PEDAGOGIA LASSALISTA
spellingShingle A DIMENSÃO HUMANA E ÉTICA NA EDUCAÇÃO: UM OLHAR SOBRE A PEDAGOGIA LASSALISTA
Fossatti, Paulo
educação
educação confessional
ética
La Salle
dimensão humana
title_short A DIMENSÃO HUMANA E ÉTICA NA EDUCAÇÃO: UM OLHAR SOBRE A PEDAGOGIA LASSALISTA
title_full A DIMENSÃO HUMANA E ÉTICA NA EDUCAÇÃO: UM OLHAR SOBRE A PEDAGOGIA LASSALISTA
title_fullStr A DIMENSÃO HUMANA E ÉTICA NA EDUCAÇÃO: UM OLHAR SOBRE A PEDAGOGIA LASSALISTA
title_full_unstemmed A DIMENSÃO HUMANA E ÉTICA NA EDUCAÇÃO: UM OLHAR SOBRE A PEDAGOGIA LASSALISTA
title_sort A DIMENSÃO HUMANA E ÉTICA NA EDUCAÇÃO: UM OLHAR SOBRE A PEDAGOGIA LASSALISTA
author Fossatti, Paulo
author_facet Fossatti, Paulo
Cardoso, Daniela dos Santos
author_role author
author2 Cardoso, Daniela dos Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fossatti, Paulo
Cardoso, Daniela dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv educação
educação confessional
ética
La Salle
dimensão humana
topic educação
educação confessional
ética
La Salle
dimensão humana
description O presente estudo buscou identificar os desafios encontrados na educação no que tange à dimensão humanista necessária para atender à sociedade contemporânea. O percurso metodológico consistiu em uma revisão bibliográfica que recorreu a documentos de gestão de Instituições Lassalistas, bem como obras de autores da área, estudiosos do legado de João Batista de La Salle. Seu ideal pedagógico continua a inspirar pessoas mesmo com o passar do tempo, por meio de diferentes práticas educativas. Os resultados da pesquisa apontam que as Instituições Educativas Confessionais possuem um olhar voltado para a dimensão humanista dos estudantes, transcendendo a formação técnica. Concluímos que o grande desafio imposto para as Instituições Educativas Confessionais é de fato preparar o professor para trabalhar a dimensão humanista com seus estudantes, sendo o principal interlocutor, tendo um papel fundamental diante deste processo, preconizando a ética, o diálogo e a convivência no ambiente educativo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4328
url https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4328
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4328/3443
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação; v. 32 n. 2 (2019): (JUL/DEZ); 273-288
2178-7476
reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
collection Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv revistafaed@unemat.br
_version_ 1801217460782759936