A DIMENSÃO HUMANA E ÉTICA NA EDUCAÇÃO: UM OLHAR SOBRE A PEDAGOGIA LASSALISTA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4328 |
Resumo: | O presente estudo buscou identificar os desafios encontrados na educação no que tange à dimensão humanista necessária para atender à sociedade contemporânea. O percurso metodológico consistiu em uma revisão bibliográfica que recorreu a documentos de gestão de Instituições Lassalistas, bem como obras de autores da área, estudiosos do legado de João Batista de La Salle. Seu ideal pedagógico continua a inspirar pessoas mesmo com o passar do tempo, por meio de diferentes práticas educativas. Os resultados da pesquisa apontam que as Instituições Educativas Confessionais possuem um olhar voltado para a dimensão humanista dos estudantes, transcendendo a formação técnica. Concluímos que o grande desafio imposto para as Instituições Educativas Confessionais é de fato preparar o professor para trabalhar a dimensão humanista com seus estudantes, sendo o principal interlocutor, tendo um papel fundamental diante deste processo, preconizando a ética, o diálogo e a convivência no ambiente educativo. |
id |
UNEMAT-5_ce3e106098115b9c3476d8515d48632c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4328 |
network_acronym_str |
UNEMAT-5 |
network_name_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A DIMENSÃO HUMANA E ÉTICA NA EDUCAÇÃO: UM OLHAR SOBRE A PEDAGOGIA LASSALISTAeducaçãoeducação confessionaléticaLa Salledimensão humanaO presente estudo buscou identificar os desafios encontrados na educação no que tange à dimensão humanista necessária para atender à sociedade contemporânea. O percurso metodológico consistiu em uma revisão bibliográfica que recorreu a documentos de gestão de Instituições Lassalistas, bem como obras de autores da área, estudiosos do legado de João Batista de La Salle. Seu ideal pedagógico continua a inspirar pessoas mesmo com o passar do tempo, por meio de diferentes práticas educativas. Os resultados da pesquisa apontam que as Instituições Educativas Confessionais possuem um olhar voltado para a dimensão humanista dos estudantes, transcendendo a formação técnica. Concluímos que o grande desafio imposto para as Instituições Educativas Confessionais é de fato preparar o professor para trabalhar a dimensão humanista com seus estudantes, sendo o principal interlocutor, tendo um papel fundamental diante deste processo, preconizando a ética, o diálogo e a convivência no ambiente educativo.UNEMAT Editora2020-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4328Revista da Faculdade de Educação; v. 32 n. 2 (2019): (JUL/DEZ); 273-2882178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4328/3443Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFossatti, PauloCardoso, Daniela dos Santos2020-08-10T15:32:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4328Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2020-08-10T15:32:01Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A DIMENSÃO HUMANA E ÉTICA NA EDUCAÇÃO: UM OLHAR SOBRE A PEDAGOGIA LASSALISTA |
title |
A DIMENSÃO HUMANA E ÉTICA NA EDUCAÇÃO: UM OLHAR SOBRE A PEDAGOGIA LASSALISTA |
spellingShingle |
A DIMENSÃO HUMANA E ÉTICA NA EDUCAÇÃO: UM OLHAR SOBRE A PEDAGOGIA LASSALISTA Fossatti, Paulo educação educação confessional ética La Salle dimensão humana |
title_short |
A DIMENSÃO HUMANA E ÉTICA NA EDUCAÇÃO: UM OLHAR SOBRE A PEDAGOGIA LASSALISTA |
title_full |
A DIMENSÃO HUMANA E ÉTICA NA EDUCAÇÃO: UM OLHAR SOBRE A PEDAGOGIA LASSALISTA |
title_fullStr |
A DIMENSÃO HUMANA E ÉTICA NA EDUCAÇÃO: UM OLHAR SOBRE A PEDAGOGIA LASSALISTA |
title_full_unstemmed |
A DIMENSÃO HUMANA E ÉTICA NA EDUCAÇÃO: UM OLHAR SOBRE A PEDAGOGIA LASSALISTA |
title_sort |
A DIMENSÃO HUMANA E ÉTICA NA EDUCAÇÃO: UM OLHAR SOBRE A PEDAGOGIA LASSALISTA |
author |
Fossatti, Paulo |
author_facet |
Fossatti, Paulo Cardoso, Daniela dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Cardoso, Daniela dos Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fossatti, Paulo Cardoso, Daniela dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação educação confessional ética La Salle dimensão humana |
topic |
educação educação confessional ética La Salle dimensão humana |
description |
O presente estudo buscou identificar os desafios encontrados na educação no que tange à dimensão humanista necessária para atender à sociedade contemporânea. O percurso metodológico consistiu em uma revisão bibliográfica que recorreu a documentos de gestão de Instituições Lassalistas, bem como obras de autores da área, estudiosos do legado de João Batista de La Salle. Seu ideal pedagógico continua a inspirar pessoas mesmo com o passar do tempo, por meio de diferentes práticas educativas. Os resultados da pesquisa apontam que as Instituições Educativas Confessionais possuem um olhar voltado para a dimensão humanista dos estudantes, transcendendo a formação técnica. Concluímos que o grande desafio imposto para as Instituições Educativas Confessionais é de fato preparar o professor para trabalhar a dimensão humanista com seus estudantes, sendo o principal interlocutor, tendo um papel fundamental diante deste processo, preconizando a ética, o diálogo e a convivência no ambiente educativo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4328 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4328 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4328/3443 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação; v. 32 n. 2 (2019): (JUL/DEZ); 273-288 2178-7476 reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
collection |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafaed@unemat.br |
_version_ |
1801217460782759936 |