Transporte de bebidas no extremo sul catarinense: o grau de satisfação alcançado pela distribuidora e transportadora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESC |
Texto Completo: | http://repositorio.unesc.net/handle/1/6682 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel, no curso de Administração de Empresas, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC. |
id |
UNESC-1_84877dbb5867914be7d70d178e754b75 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesc.net:1/6682 |
network_acronym_str |
UNESC-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESC |
spelling |
Trevisol, Francisco ZanetteZilli, Júlio César de FariasUniversidade do Extremo Sul Catarinense2019-03-11T19:46:29Z2019-03-11T19:46:29Z2018-12http://repositorio.unesc.net/handle/1/6682Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel, no curso de Administração de Empresas, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.As empresas estão inseridas em um cenário competitivo e buscam obter a preferência dos clientes, por meio da oferta de produtos e serviços capazes de gerar sua satisfação e fidelização do mercado-alvo. A satisfação dos clientes tornou-se, então, um elemento chave, pois quando os consumidores têm seus desejos e necessidades atendidas são menos propensos a aderirem a marcas ou organizações concorrentes. A partir deste contexto, o estudo objetivou identificar o grau de satisfação dos clientes perante os serviços de uma distribuidora (contratante) e a sua respectiva transportadora (contratada) de bebidas localizadas na cidade de Araranguá - SC. Com relação a metodologia, foi realizada uma pesquisa descritiva, do tipo bibliográfica e de campo. A população foi composta por 203 clientes ativos na cidade de Araranguá que são atendidos externamente pelos vendedores da empresa contratante. Com base nesse universo, a amostra abrangeu 20 clientes que participaram da pesquisa. A pesquisa foi aplicada por meio de um questionário, com seis blocos de variáveis (serviços comerciais, atendimento, serviços financeiros, serviços logísticos, produtos, e marketing e vendas), totalizando 26 atributos investigados, que foram avaliados por meio de uma escala do tipo Likert. Os resultados foram analisados por meio de uma média geral e por questões individualmente. Os clientes demonstraram-se satisfeitos com os produtos e serviços disponibilizados pela empresa contratada e pela contratante. Entretanto, indicaram três pontos fracos que merecem ser alvo de atenção por parte da empresa contratante (agilidade de propostas comerciais e contraofertas, condições de pagamento e agilidade de respostas).Administração mercadológicaComposto de marketingSatisfação do clienteMarketing de serviçosTransporte de bebidas no extremo sul catarinense: o grau de satisfação alcançado pela distribuidora e transportadorainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNESCinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALFRANCISCO ZANETTE TREVISOL.pdfFRANCISCO ZANETTE TREVISOL.pdfTCCapplication/pdf845396http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/6682/1/FRANCISCO%20ZANETTE%20TREVISOL.pdfc67ae1e42c4743974886dedc1188d867MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/6682/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD521/66822019-03-11 16:46:32.969Tk9URTogUExBQ0UgWU9VUiBPV04gTElDRU5TRSBIRVJFClRoaXMgc2FtcGxlIGxpY2Vuc2UgaXMgcHJvdmlkZWQgZm9yIGluZm9ybWF0aW9uYWwgcHVycG9zZXMgb25seS4KCk5PTi1FWENMVVNJVkUgRElTVFJJQlVUSU9OIExJQ0VOU0UKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIHN1Ym1pdHRpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCB5b3UgKHRoZSBhdXRob3Iocykgb3IgY29weXJpZ2h0Cm93bmVyKSBncmFudHMgdG8gRFNwYWNlIFVuaXZlcnNpdHkgKERTVSkgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgdG8gcmVwcm9kdWNlLAp0cmFuc2xhdGUgKGFzIGRlZmluZWQgYmVsb3cpLCBhbmQvb3IgZGlzdHJpYnV0ZSB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gKGluY2x1ZGluZwp0aGUgYWJzdHJhY3QpIHdvcmxkd2lkZSBpbiBwcmludCBhbmQgZWxlY3Ryb25pYyBmb3JtYXQgYW5kIGluIGFueSBtZWRpdW0sCmluY2x1ZGluZyBidXQgbm90IGxpbWl0ZWQgdG8gYXVkaW8gb3IgdmlkZW8uCgpZb3UgYWdyZWUgdGhhdCBEU1UgbWF5LCB3aXRob3V0IGNoYW5naW5nIHRoZSBjb250ZW50LCB0cmFuc2xhdGUgdGhlCnN1Ym1pc3Npb24gdG8gYW55IG1lZGl1bSBvciBmb3JtYXQgZm9yIHRoZSBwdXJwb3NlIG9mIHByZXNlcnZhdGlvbi4KCllvdSBhbHNvIGFncmVlIHRoYXQgRFNVIG1heSBrZWVwIG1vcmUgdGhhbiBvbmUgY29weSBvZiB0aGlzIHN1Ym1pc3Npb24gZm9yCnB1cnBvc2VzIG9mIHNlY3VyaXR5LCBiYWNrLXVwIGFuZCBwcmVzZXJ2YXRpb24uCgpZb3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgdGhlIHN1Ym1pc3Npb24gaXMgeW91ciBvcmlnaW5hbCB3b3JrLCBhbmQgdGhhdCB5b3UgaGF2ZQp0aGUgcmlnaHQgdG8gZ3JhbnQgdGhlIHJpZ2h0cyBjb250YWluZWQgaW4gdGhpcyBsaWNlbnNlLiBZb3UgYWxzbyByZXByZXNlbnQKdGhhdCB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gZG9lcyBub3QsIHRvIHRoZSBiZXN0IG9mIHlvdXIga25vd2xlZGdlLCBpbmZyaW5nZSB1cG9uCmFueW9uZSdzIGNvcHlyaWdodC4KCklmIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uIGNvbnRhaW5zIG1hdGVyaWFsIGZvciB3aGljaCB5b3UgZG8gbm90IGhvbGQgY29weXJpZ2h0LAp5b3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgeW91IGhhdmUgb2J0YWluZWQgdGhlIHVucmVzdHJpY3RlZCBwZXJtaXNzaW9uIG9mIHRoZQpjb3B5cmlnaHQgb3duZXIgdG8gZ3JhbnQgRFNVIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdApzdWNoIHRoaXJkLXBhcnR5IG93bmVkIG1hdGVyaWFsIGlzIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZmllZCBhbmQgYWNrbm93bGVkZ2VkCndpdGhpbiB0aGUgdGV4dCBvciBjb250ZW50IG9mIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uLgoKSUYgVEhFIFNVQk1JU1NJT04gSVMgQkFTRUQgVVBPTiBXT1JLIFRIQVQgSEFTIEJFRU4gU1BPTlNPUkVEIE9SIFNVUFBPUlRFRApCWSBBTiBBR0VOQ1kgT1IgT1JHQU5JWkFUSU9OIE9USEVSIFRIQU4gRFNVLCBZT1UgUkVQUkVTRU5UIFRIQVQgWU9VIEhBVkUKRlVMRklMTEVEIEFOWSBSSUdIVCBPRiBSRVZJRVcgT1IgT1RIRVIgT0JMSUdBVElPTlMgUkVRVUlSRUQgQlkgU1VDSApDT05UUkFDVCBPUiBBR1JFRU1FTlQuCgpEU1Ugd2lsbCBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZ5IHlvdXIgbmFtZShzKSBhcyB0aGUgYXV0aG9yKHMpIG9yIG93bmVyKHMpIG9mIHRoZQpzdWJtaXNzaW9uLCBhbmQgd2lsbCBub3QgbWFrZSBhbnkgYWx0ZXJhdGlvbiwgb3RoZXIgdGhhbiBhcyBhbGxvd2VkIGJ5IHRoaXMKbGljZW5zZSwgdG8geW91ciBzdWJtaXNzaW9uLgo=Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.unesc.net/ |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Transporte de bebidas no extremo sul catarinense: o grau de satisfação alcançado pela distribuidora e transportadora |
title |
Transporte de bebidas no extremo sul catarinense: o grau de satisfação alcançado pela distribuidora e transportadora |
spellingShingle |
Transporte de bebidas no extremo sul catarinense: o grau de satisfação alcançado pela distribuidora e transportadora Trevisol, Francisco Zanette Administração mercadológica Composto de marketing Satisfação do cliente Marketing de serviços |
title_short |
Transporte de bebidas no extremo sul catarinense: o grau de satisfação alcançado pela distribuidora e transportadora |
title_full |
Transporte de bebidas no extremo sul catarinense: o grau de satisfação alcançado pela distribuidora e transportadora |
title_fullStr |
Transporte de bebidas no extremo sul catarinense: o grau de satisfação alcançado pela distribuidora e transportadora |
title_full_unstemmed |
Transporte de bebidas no extremo sul catarinense: o grau de satisfação alcançado pela distribuidora e transportadora |
title_sort |
Transporte de bebidas no extremo sul catarinense: o grau de satisfação alcançado pela distribuidora e transportadora |
author |
Trevisol, Francisco Zanette |
author_facet |
Trevisol, Francisco Zanette |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trevisol, Francisco Zanette |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Zilli, Júlio César de Farias |
contributor_str_mv |
Zilli, Júlio César de Farias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração mercadológica Composto de marketing Satisfação do cliente Marketing de serviços |
topic |
Administração mercadológica Composto de marketing Satisfação do cliente Marketing de serviços |
dc.description.pt_BR.fl_txt_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel, no curso de Administração de Empresas, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC. |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
As empresas estão inseridas em um cenário competitivo e buscam obter a preferência dos clientes, por meio da oferta de produtos e serviços capazes de gerar sua satisfação e fidelização do mercado-alvo. A satisfação dos clientes tornou-se, então, um elemento chave, pois quando os consumidores têm seus desejos e necessidades atendidas são menos propensos a aderirem a marcas ou organizações concorrentes. A partir deste contexto, o estudo objetivou identificar o grau de satisfação dos clientes perante os serviços de uma distribuidora (contratante) e a sua respectiva transportadora (contratada) de bebidas localizadas na cidade de Araranguá - SC. Com relação a metodologia, foi realizada uma pesquisa descritiva, do tipo bibliográfica e de campo. A população foi composta por 203 clientes ativos na cidade de Araranguá que são atendidos externamente pelos vendedores da empresa contratante. Com base nesse universo, a amostra abrangeu 20 clientes que participaram da pesquisa. A pesquisa foi aplicada por meio de um questionário, com seis blocos de variáveis (serviços comerciais, atendimento, serviços financeiros, serviços logísticos, produtos, e marketing e vendas), totalizando 26 atributos investigados, que foram avaliados por meio de uma escala do tipo Likert. Os resultados foram analisados por meio de uma média geral e por questões individualmente. Os clientes demonstraram-se satisfeitos com os produtos e serviços disponibilizados pela empresa contratada e pela contratante. Entretanto, indicaram três pontos fracos que merecem ser alvo de atenção por parte da empresa contratante (agilidade de propostas comerciais e contraofertas, condições de pagamento e agilidade de respostas). |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel, no curso de Administração de Empresas, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC. |
publishDate |
2018 |
dc.date.created.fl_str_mv |
2018-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-03-11T19:46:29Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-03-11T19:46:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unesc.net/handle/1/6682 |
url |
http://repositorio.unesc.net/handle/1/6682 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade do Extremo Sul Catarinense |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESC instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) instacron:UNESC |
instname_str |
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
instacron_str |
UNESC |
institution |
UNESC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESC |
collection |
Repositório Institucional da UNESC |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/6682/1/FRANCISCO%20ZANETTE%20TREVISOL.pdf http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/6682/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c67ae1e42c4743974886dedc1188d867 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1725763293249798144 |