Estudo sobre o posicionamento de mercado da marca de uma empresa do setor químico, localizada no Sul de Santa Catarina em relação à região da AMREC, AMESC e AMUREL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESC |
Texto Completo: | http://repositorio.unesc.net/handle/1/676 |
Resumo: | Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel, no curso de Administração, da Universidade do Extremo Sul Catarinense UNESC. |
id |
UNESC-1_a6bf4e8bdbeda7e143c881fe222fbf26 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesc.net:1/676 |
network_acronym_str |
UNESC-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESC |
spelling |
Uggioni, Suzane FenaliPacheco, ValtencirUniversidade do Extremo Sul Catarinense2012-07-03T16:52:02Z2012-07-03T16:52:02Z2011-122012-07-03http://repositorio.unesc.net/handle/1/676Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel, no curso de Administração, da Universidade do Extremo Sul Catarinense UNESC.A presença de um mercado cada vez mais concorrente evidencia a necessidade de as empresas apresentarem diferenciais competitivos como forma de aumentarem a participação no mercado. A gestão de marcas, ou branding, como chamam alguns autores, vem ganhado destaque dentro das empresas abrindo caminho para a criatividade, chamando a atenção do cliente apresentando imagens, slogans, personagens e embalagens que ficam facilmente gravadas na mente do consumidor. A criação ou desenvolvimento de uma marca forte tem função ímpar no processo de decisão de compra do consumidor, por isso cada vez mais empresas preocupam-se com a imagem que transmitem ao mercado. Por esse motivo a empresa em estudo passou por uma reformulação na sua identidade visual no último ano visando uma imagem moderna e sofisticada apresentando-a como um diferencial competitivo dando maior valor aos produtos oferecidos. Este estudo faz uma avaliação do posicionamento da marca pelo cliente e do posicionamento da marca que a empresa deseja passar ao mercado após a mudança na sua identidade visual, pois um posicionamento distorcido do posicionamento que a empresa deseja pode tornar-se fator prejudicial ao sucesso de qualquer organização. Dessa forma o resultado da pesquisa evidenciou que o posicionamento da marca na visão dos clientes é o mesmo que a empresa deseja, porém no que diz respeito à divulgação da marca, evidenciou-se pontos que devem ser avaliados para que a imagem seja mais bem apresentada ao público em geral. Em suma, o resultado revelou que a empresa é reconhecida no mercado pela inovação e qualidade dos produtos e serviços prestados e evidenciou também a necessidade de uma maior divulgação nas mídias sociais bem como em outdoors em pontos estratégicos nas cidades pesquisadas.MarketingSegmentação de mercadoBranding (Marketing)Estudo sobre o posicionamento de mercado da marca de uma empresa do setor químico, localizada no Sul de Santa Catarina em relação à região da AMREC, AMESC e AMURELinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNESCinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALSuzane Fenali Ugioni.pdfSuzane Fenali Ugioni.pdfTCCapplication/pdf801412http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/676/1/Suzane%20Fenali%20Ugioni.pdf92d1282480716c5564ffb1d574e88eceMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8894http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/676/2/license.txt09af850207095721090e50e21d50d1efMD52TEXTSuzane Fenali Ugioni.pdf.txtSuzane Fenali Ugioni.pdf.txtExtracted texttext/plain163743http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/676/3/Suzane%20Fenali%20Ugioni.pdf.txt3329b7c62dcf6143b2a08e3f05b52d3bMD53THUMBNAILSuzane Fenali Ugioni.pdf.jpgSuzane Fenali Ugioni.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1358http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/676/4/Suzane%20Fenali%20Ugioni.pdf.jpg9d7d13a9d1d331df647acc3c33ea269aMD541/6762015-08-24 22:37:42.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ório de Publicaçõeshttp://repositorio.unesc.net/ |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estudo sobre o posicionamento de mercado da marca de uma empresa do setor químico, localizada no Sul de Santa Catarina em relação à região da AMREC, AMESC e AMUREL |
title |
Estudo sobre o posicionamento de mercado da marca de uma empresa do setor químico, localizada no Sul de Santa Catarina em relação à região da AMREC, AMESC e AMUREL |
spellingShingle |
Estudo sobre o posicionamento de mercado da marca de uma empresa do setor químico, localizada no Sul de Santa Catarina em relação à região da AMREC, AMESC e AMUREL Uggioni, Suzane Fenali Marketing Segmentação de mercado Branding (Marketing) |
title_short |
Estudo sobre o posicionamento de mercado da marca de uma empresa do setor químico, localizada no Sul de Santa Catarina em relação à região da AMREC, AMESC e AMUREL |
title_full |
Estudo sobre o posicionamento de mercado da marca de uma empresa do setor químico, localizada no Sul de Santa Catarina em relação à região da AMREC, AMESC e AMUREL |
title_fullStr |
Estudo sobre o posicionamento de mercado da marca de uma empresa do setor químico, localizada no Sul de Santa Catarina em relação à região da AMREC, AMESC e AMUREL |
title_full_unstemmed |
Estudo sobre o posicionamento de mercado da marca de uma empresa do setor químico, localizada no Sul de Santa Catarina em relação à região da AMREC, AMESC e AMUREL |
title_sort |
Estudo sobre o posicionamento de mercado da marca de uma empresa do setor químico, localizada no Sul de Santa Catarina em relação à região da AMREC, AMESC e AMUREL |
author |
Uggioni, Suzane Fenali |
author_facet |
Uggioni, Suzane Fenali |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Uggioni, Suzane Fenali |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pacheco, Valtencir |
contributor_str_mv |
Pacheco, Valtencir |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Segmentação de mercado Branding (Marketing) |
topic |
Marketing Segmentação de mercado Branding (Marketing) |
dc.description.pt_BR.fl_txt_mv |
Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel, no curso de Administração, da Universidade do Extremo Sul Catarinense UNESC. |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
A presença de um mercado cada vez mais concorrente evidencia a necessidade de as empresas apresentarem diferenciais competitivos como forma de aumentarem a participação no mercado. A gestão de marcas, ou branding, como chamam alguns autores, vem ganhado destaque dentro das empresas abrindo caminho para a criatividade, chamando a atenção do cliente apresentando imagens, slogans, personagens e embalagens que ficam facilmente gravadas na mente do consumidor. A criação ou desenvolvimento de uma marca forte tem função ímpar no processo de decisão de compra do consumidor, por isso cada vez mais empresas preocupam-se com a imagem que transmitem ao mercado. Por esse motivo a empresa em estudo passou por uma reformulação na sua identidade visual no último ano visando uma imagem moderna e sofisticada apresentando-a como um diferencial competitivo dando maior valor aos produtos oferecidos. Este estudo faz uma avaliação do posicionamento da marca pelo cliente e do posicionamento da marca que a empresa deseja passar ao mercado após a mudança na sua identidade visual, pois um posicionamento distorcido do posicionamento que a empresa deseja pode tornar-se fator prejudicial ao sucesso de qualquer organização. Dessa forma o resultado da pesquisa evidenciou que o posicionamento da marca na visão dos clientes é o mesmo que a empresa deseja, porém no que diz respeito à divulgação da marca, evidenciou-se pontos que devem ser avaliados para que a imagem seja mais bem apresentada ao público em geral. Em suma, o resultado revelou que a empresa é reconhecida no mercado pela inovação e qualidade dos produtos e serviços prestados e evidenciou também a necessidade de uma maior divulgação nas mídias sociais bem como em outdoors em pontos estratégicos nas cidades pesquisadas. |
description |
Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel, no curso de Administração, da Universidade do Extremo Sul Catarinense UNESC. |
publishDate |
2011 |
dc.date.created.fl_str_mv |
2011-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-07-03T16:52:02Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-07-03T16:52:02Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-07-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unesc.net/handle/1/676 |
url |
http://repositorio.unesc.net/handle/1/676 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade do Extremo Sul Catarinense |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESC instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) instacron:UNESC |
instname_str |
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
instacron_str |
UNESC |
institution |
UNESC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESC |
collection |
Repositório Institucional da UNESC |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/676/1/Suzane%20Fenali%20Ugioni.pdf http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/676/2/license.txt http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/676/3/Suzane%20Fenali%20Ugioni.pdf.txt http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/676/4/Suzane%20Fenali%20Ugioni.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
92d1282480716c5564ffb1d574e88ece 09af850207095721090e50e21d50d1ef 3329b7c62dcf6143b2a08e3f05b52d3b 9d7d13a9d1d331df647acc3c33ea269a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1725763260869771264 |