Estudo sobre o posicionamento de mercado da marca de uma empresa do setor químico, localizada no Sul de Santa Catarina em relação à região da AMREC, AMESC e AMUREL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Uggioni, Suzane Fenali
Data de Publicação: 2011
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESC
Texto Completo: http://repositorio.unesc.net/handle/1/676
Resumo: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel, no curso de Administração, da Universidade do Extremo Sul Catarinense UNESC.
id UNESC-1_a6bf4e8bdbeda7e143c881fe222fbf26
oai_identifier_str oai:repositorio.unesc.net:1/676
network_acronym_str UNESC-1
network_name_str Repositório Institucional da UNESC
spelling Uggioni, Suzane FenaliPacheco, ValtencirUniversidade do Extremo Sul Catarinense2012-07-03T16:52:02Z2012-07-03T16:52:02Z2011-122012-07-03http://repositorio.unesc.net/handle/1/676Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel, no curso de Administração, da Universidade do Extremo Sul Catarinense UNESC.A presença de um mercado cada vez mais concorrente evidencia a necessidade de as empresas apresentarem diferenciais competitivos como forma de aumentarem a participação no mercado. A gestão de marcas, ou branding, como chamam alguns autores, vem ganhado destaque dentro das empresas abrindo caminho para a criatividade, chamando a atenção do cliente apresentando imagens, slogans, personagens e embalagens que ficam facilmente gravadas na mente do consumidor. A criação ou desenvolvimento de uma marca forte tem função ímpar no processo de decisão de compra do consumidor, por isso cada vez mais empresas preocupam-se com a imagem que transmitem ao mercado. Por esse motivo a empresa em estudo passou por uma reformulação na sua identidade visual no último ano visando uma imagem moderna e sofisticada apresentando-a como um diferencial competitivo dando maior valor aos produtos oferecidos. Este estudo faz uma avaliação do posicionamento da marca pelo cliente e do posicionamento da marca que a empresa deseja passar ao mercado após a mudança na sua identidade visual, pois um posicionamento distorcido do posicionamento que a empresa deseja pode tornar-se fator prejudicial ao sucesso de qualquer organização. Dessa forma o resultado da pesquisa evidenciou que o posicionamento da marca na visão dos clientes é o mesmo que a empresa deseja, porém no que diz respeito à divulgação da marca, evidenciou-se pontos que devem ser avaliados para que a imagem seja mais bem apresentada ao público em geral. Em suma, o resultado revelou que a empresa é reconhecida no mercado pela inovação e qualidade dos produtos e serviços prestados e evidenciou também a necessidade de uma maior divulgação nas mídias sociais bem como em outdoors em pontos estratégicos nas cidades pesquisadas.MarketingSegmentação de mercadoBranding (Marketing)Estudo sobre o posicionamento de mercado da marca de uma empresa do setor químico, localizada no Sul de Santa Catarina em relação à região da AMREC, AMESC e AMURELinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNESCinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALSuzane Fenali Ugioni.pdfSuzane Fenali Ugioni.pdfTCCapplication/pdf801412http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/676/1/Suzane%20Fenali%20Ugioni.pdf92d1282480716c5564ffb1d574e88eceMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8894http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/676/2/license.txt09af850207095721090e50e21d50d1efMD52TEXTSuzane Fenali Ugioni.pdf.txtSuzane Fenali Ugioni.pdf.txtExtracted texttext/plain163743http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/676/3/Suzane%20Fenali%20Ugioni.pdf.txt3329b7c62dcf6143b2a08e3f05b52d3bMD53THUMBNAILSuzane Fenali Ugioni.pdf.jpgSuzane Fenali Ugioni.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1358http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/676/4/Suzane%20Fenali%20Ugioni.pdf.jpg9d7d13a9d1d331df647acc3c33ea269aMD541/6762015-08-24 22:37:42.795VEVSTU8gREUgQVVUT1JJWkHDh8ODTyBQQVJBIFVUSUxJWkHDh8ODTyBERSBPQlJBCgpOYSBxdWFsaWRhZGUgZGUgdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcmVsYXRpdm9zIMOgIG9icmEgYWNpbWEgZGVzY3JpdGEsCm8gYXV0b3IsIGNvbSBmdW5kYW1lbnRvIG5vIGFydGlnbyAyOSBkYSBMZWkgbi4gOS42MTAvMTk5OCwgYXV0b3JpemEgYSAKVU5FU0Mg4oCTIFVuaXZlcnNpZGFkZSBkbyBFeHRyZW1vIFN1bCBDYXRhcmluZW5zZSwgYSBkaXNwb25pYmlsaXphciBncmF0dWl0YW1lbnRlIHN1YQpvYnJhLCBzZW0gcmVzc2FyY2ltZW50byBkZSBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgcGFyYSBmaW5zIGRlIGxlaXR1cmEsCmltcHJlc3PDo28gZS9vdSBkb3dubG9hZCBwZWxhIGludGVybmV0LCBhIHTDrXR1bG8gZGUgZGl2dWxnYcOnw6NvIGRhIHByb2R1w6fDo28gY2llbnTDrWZpY2EKZ2VyYWRhIHBlbGEgVU5FU0MsIG5hcyBzZWd1aW50ZXMgbW9kYWxpZGFkZXM6CgphKSBkaXNwb25pYmlsaXphw6fDo28gaW1wcmVzc2Egbm8gYWNlcnZvIGRhIEJpYmxpb3RlY2EgUHJvZi4gRXVyaWNvIEJhY2s7CmIpIGRpc3BvbmliaWxpemHDp8OjbyBlbSBtZWlvIGVsZXRyw7RuaWNvLCBlbSBiYW5jbyBkZSBkYWRvcyBuYSByZWRlIG11bmRpYWwKZGUgY29tcHV0YWRvcmVzLCBlbSBmb3JtYXRvIGVzcGVjaWZpY2FkbyAoUERGKTsKYykgRGlzcG9uaWJpbGl6YcOnw6NvIHBlbG8gUHJvZ3JhbWEgZGUgQ29tdXRhw6fDo28gQmlibGlvZ3LDoWZpY2Eg4oCTICBDb211dCwgZG8KSUJJQ1QgKEluc3RpdHV0byBCcmFzaWxlaXJvIGRlIEluZm9ybWHDp8OjbyBlbSBDacOqbmNpYSBlIFRlY25vbG9naWEpLCDDs3Jnw6NvIGRvCk1pbmlzdMOpcmlvIGRlIENpw6puY2lhIGUgVGVjbm9sb2dpYS4KRepositório de Publicaçõeshttp://repositorio.unesc.net/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo sobre o posicionamento de mercado da marca de uma empresa do setor químico, localizada no Sul de Santa Catarina em relação à região da AMREC, AMESC e AMUREL
title Estudo sobre o posicionamento de mercado da marca de uma empresa do setor químico, localizada no Sul de Santa Catarina em relação à região da AMREC, AMESC e AMUREL
spellingShingle Estudo sobre o posicionamento de mercado da marca de uma empresa do setor químico, localizada no Sul de Santa Catarina em relação à região da AMREC, AMESC e AMUREL
Uggioni, Suzane Fenali
Marketing
Segmentação de mercado
Branding (Marketing)
title_short Estudo sobre o posicionamento de mercado da marca de uma empresa do setor químico, localizada no Sul de Santa Catarina em relação à região da AMREC, AMESC e AMUREL
title_full Estudo sobre o posicionamento de mercado da marca de uma empresa do setor químico, localizada no Sul de Santa Catarina em relação à região da AMREC, AMESC e AMUREL
title_fullStr Estudo sobre o posicionamento de mercado da marca de uma empresa do setor químico, localizada no Sul de Santa Catarina em relação à região da AMREC, AMESC e AMUREL
title_full_unstemmed Estudo sobre o posicionamento de mercado da marca de uma empresa do setor químico, localizada no Sul de Santa Catarina em relação à região da AMREC, AMESC e AMUREL
title_sort Estudo sobre o posicionamento de mercado da marca de uma empresa do setor químico, localizada no Sul de Santa Catarina em relação à região da AMREC, AMESC e AMUREL
author Uggioni, Suzane Fenali
author_facet Uggioni, Suzane Fenali
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Uggioni, Suzane Fenali
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pacheco, Valtencir
contributor_str_mv Pacheco, Valtencir
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Segmentação de mercado
Branding (Marketing)
topic Marketing
Segmentação de mercado
Branding (Marketing)
dc.description.pt_BR.fl_txt_mv Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel, no curso de Administração, da Universidade do Extremo Sul Catarinense UNESC.
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A presença de um mercado cada vez mais concorrente evidencia a necessidade de as empresas apresentarem diferenciais competitivos como forma de aumentarem a participação no mercado. A gestão de marcas, ou branding, como chamam alguns autores, vem ganhado destaque dentro das empresas abrindo caminho para a criatividade, chamando a atenção do cliente apresentando imagens, slogans, personagens e embalagens que ficam facilmente gravadas na mente do consumidor. A criação ou desenvolvimento de uma marca forte tem função ímpar no processo de decisão de compra do consumidor, por isso cada vez mais empresas preocupam-se com a imagem que transmitem ao mercado. Por esse motivo a empresa em estudo passou por uma reformulação na sua identidade visual no último ano visando uma imagem moderna e sofisticada apresentando-a como um diferencial competitivo dando maior valor aos produtos oferecidos. Este estudo faz uma avaliação do posicionamento da marca pelo cliente e do posicionamento da marca que a empresa deseja passar ao mercado após a mudança na sua identidade visual, pois um posicionamento distorcido do posicionamento que a empresa deseja pode tornar-se fator prejudicial ao sucesso de qualquer organização. Dessa forma o resultado da pesquisa evidenciou que o posicionamento da marca na visão dos clientes é o mesmo que a empresa deseja, porém no que diz respeito à divulgação da marca, evidenciou-se pontos que devem ser avaliados para que a imagem seja mais bem apresentada ao público em geral. Em suma, o resultado revelou que a empresa é reconhecida no mercado pela inovação e qualidade dos produtos e serviços prestados e evidenciou também a necessidade de uma maior divulgação nas mídias sociais bem como em outdoors em pontos estratégicos nas cidades pesquisadas.
description Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel, no curso de Administração, da Universidade do Extremo Sul Catarinense UNESC.
publishDate 2011
dc.date.created.fl_str_mv 2011-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-07-03T16:52:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-07-03T16:52:02Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-07-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unesc.net/handle/1/676
url http://repositorio.unesc.net/handle/1/676
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv Universidade do Extremo Sul Catarinense
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESC
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Repositório Institucional da UNESC
collection Repositório Institucional da UNESC
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/676/1/Suzane%20Fenali%20Ugioni.pdf
http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/676/2/license.txt
http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/676/3/Suzane%20Fenali%20Ugioni.pdf.txt
http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/676/4/Suzane%20Fenali%20Ugioni.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 92d1282480716c5564ffb1d574e88ece
09af850207095721090e50e21d50d1ef
3329b7c62dcf6143b2a08e3f05b52d3b
9d7d13a9d1d331df647acc3c33ea269a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1725763260869771264