ARTE E DOCÊNCIA: PESQUISA E PERCURSOS METODOLÓGICOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loponte, Luciana Gruppelli
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Criar Educação
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4167
Resumo: Tendo como mote um “manual de instruções” criado pelo escritor argentino Júlio Cortázar, apresento alguns princípios que podem ser úteis para pesquisadores, em especial para aqueles que se envolvem com temáticas envolvendo educação e arte. Tais princípios surgem da experiência como pesquisadora comprometida com investigações que refletem uma certa descrença em uma “verdade verdadeira” ou em grandes narrativas que pretendem fornecer explicações válidas universalmente. Na segunda parte do texto, compartilho de algumas experiências realizadas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS tanto na coordenação de pesquisas como na orientação de trabalhos acadêmicos envolvendo arte, educação e docência, expondo alguns percursos e experimentações metodológicas tais como conversações fotográficas e residências artístico-pedagógicas. A intenção é que esta “coleção de exemplos” de pesquisas não sirva como modelo ou instrução a seguir, mas que auxilie nos percursos metodológicos a serem escolhidos ou inventados por outros pesquisadores.Palavras-chave: pesquisa; metodologia; educação; arte; docência.
id UNESC-24_7f9a77b64ef17a169df3f5905dfefa2a
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/4167
network_acronym_str UNESC-24
network_name_str Criar Educação
repository_id_str
spelling ARTE E DOCÊNCIA: PESQUISA E PERCURSOS METODOLÓGICOSTendo como mote um “manual de instruções” criado pelo escritor argentino Júlio Cortázar, apresento alguns princípios que podem ser úteis para pesquisadores, em especial para aqueles que se envolvem com temáticas envolvendo educação e arte. Tais princípios surgem da experiência como pesquisadora comprometida com investigações que refletem uma certa descrença em uma “verdade verdadeira” ou em grandes narrativas que pretendem fornecer explicações válidas universalmente. Na segunda parte do texto, compartilho de algumas experiências realizadas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS tanto na coordenação de pesquisas como na orientação de trabalhos acadêmicos envolvendo arte, educação e docência, expondo alguns percursos e experimentações metodológicas tais como conversações fotográficas e residências artístico-pedagógicas. A intenção é que esta “coleção de exemplos” de pesquisas não sirva como modelo ou instrução a seguir, mas que auxilie nos percursos metodológicos a serem escolhidos ou inventados por outros pesquisadores.Palavras-chave: pesquisa; metodologia; educação; arte; docência.UNESC2018-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/416710.18616/ce.v7i1.4167Revista Criar Educação; Vol. 7 No. 1 (2018): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCRevista Criar Educação; Vol. 7 Núm. 1 (2018): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCCriar Educação; v. 7 n. 1 (2018): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC2317-2452reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4167/3886Copyright (c) 2018 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLoponte, Luciana Gruppelli2018-09-04T10:22:17Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/4167Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:09.819991Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true
dc.title.none.fl_str_mv ARTE E DOCÊNCIA: PESQUISA E PERCURSOS METODOLÓGICOS
title ARTE E DOCÊNCIA: PESQUISA E PERCURSOS METODOLÓGICOS
spellingShingle ARTE E DOCÊNCIA: PESQUISA E PERCURSOS METODOLÓGICOS
Loponte, Luciana Gruppelli
title_short ARTE E DOCÊNCIA: PESQUISA E PERCURSOS METODOLÓGICOS
title_full ARTE E DOCÊNCIA: PESQUISA E PERCURSOS METODOLÓGICOS
title_fullStr ARTE E DOCÊNCIA: PESQUISA E PERCURSOS METODOLÓGICOS
title_full_unstemmed ARTE E DOCÊNCIA: PESQUISA E PERCURSOS METODOLÓGICOS
title_sort ARTE E DOCÊNCIA: PESQUISA E PERCURSOS METODOLÓGICOS
author Loponte, Luciana Gruppelli
author_facet Loponte, Luciana Gruppelli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Loponte, Luciana Gruppelli
description Tendo como mote um “manual de instruções” criado pelo escritor argentino Júlio Cortázar, apresento alguns princípios que podem ser úteis para pesquisadores, em especial para aqueles que se envolvem com temáticas envolvendo educação e arte. Tais princípios surgem da experiência como pesquisadora comprometida com investigações que refletem uma certa descrença em uma “verdade verdadeira” ou em grandes narrativas que pretendem fornecer explicações válidas universalmente. Na segunda parte do texto, compartilho de algumas experiências realizadas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS tanto na coordenação de pesquisas como na orientação de trabalhos acadêmicos envolvendo arte, educação e docência, expondo alguns percursos e experimentações metodológicas tais como conversações fotográficas e residências artístico-pedagógicas. A intenção é que esta “coleção de exemplos” de pesquisas não sirva como modelo ou instrução a seguir, mas que auxilie nos percursos metodológicos a serem escolhidos ou inventados por outros pesquisadores.Palavras-chave: pesquisa; metodologia; educação; arte; docência.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4167
10.18616/ce.v7i1.4167
url https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4167
identifier_str_mv 10.18616/ce.v7i1.4167
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4167/3886
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Criar Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Criar Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESC
publisher.none.fl_str_mv UNESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Criar Educação; Vol. 7 No. 1 (2018): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC
Revista Criar Educação; Vol. 7 Núm. 1 (2018): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC
Criar Educação; v. 7 n. 1 (2018): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC
2317-2452
reponame:Criar Educação
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Criar Educação
collection Criar Educação
repository.name.fl_str_mv Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
repository.mail.fl_str_mv editora@unesc.net||revistappge@unesc.net
_version_ 1788346938031079424