EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA: O PAPEL DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES PARA GARANTIR O PERCURSO EDUCATIVO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Criar Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6536 |
Resumo: | As incertezas provocadas pela Covid-19 afetaram as relações na escola da infância, esse relato de experiência apresenta um fragmento dos caminhos trilhados na formação continuada dos professores da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, em um dos Centros Municipais de Educação Infantil, o qual buscou refletir como a educação pode fazer sentido nesse novo formato virtual e como as possibilidades de desenvolver aprendizagens com foco na formação dos docentes; promovendo o uso das tecnologias de informação e comunicação, dando continuidade ao processo de ensino e aprendizagem. Foram criadas estratégias formativas, em contexto, aprofundando os saberes sobre os processos de aprendizagem das crianças, a importância do brincar, a documentação pedagógica, na qual as mini-histórias revelaram os processos de aprendizagem das práticas pedagógicas cotidianas |
id |
UNESC-24_db8305b3272354b7dd2b77ee2f70d960 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/6536 |
network_acronym_str |
UNESC-24 |
network_name_str |
Criar Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA: O PAPEL DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES PARA GARANTIR O PERCURSO EDUCATIVOAs incertezas provocadas pela Covid-19 afetaram as relações na escola da infância, esse relato de experiência apresenta um fragmento dos caminhos trilhados na formação continuada dos professores da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, em um dos Centros Municipais de Educação Infantil, o qual buscou refletir como a educação pode fazer sentido nesse novo formato virtual e como as possibilidades de desenvolver aprendizagens com foco na formação dos docentes; promovendo o uso das tecnologias de informação e comunicação, dando continuidade ao processo de ensino e aprendizagem. Foram criadas estratégias formativas, em contexto, aprofundando os saberes sobre os processos de aprendizagem das crianças, a importância do brincar, a documentação pedagógica, na qual as mini-histórias revelaram os processos de aprendizagem das práticas pedagógicas cotidianasUNESC2022-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/653610.18616/ce.v11i1.6536Revista Criar Educação; Vol. 11 No. 1 (2022): Revista Criar Educação; 172 - 192Revista Criar Educação; Vol. 11 Núm. 1 (2022): Revista Criar Educação; 172 - 192Criar Educação; v. 11 n. 1 (2022): Revista Criar Educação; 172 - 1922317-245210.18616/ce.v11i1reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6536/6448Copyright (c) 2022 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza Cerqueira, Ana BeatrizMarcelino, LigianePadilha, Elka GiselaFoggiatto Silveira, Rosemari Monteiro CastilhoBacila, Maria Sílva2022-10-20T14:12:28Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/6536Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:15.335876Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA: O PAPEL DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES PARA GARANTIR O PERCURSO EDUCATIVO |
title |
EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA: O PAPEL DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES PARA GARANTIR O PERCURSO EDUCATIVO |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA: O PAPEL DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES PARA GARANTIR O PERCURSO EDUCATIVO Souza Cerqueira, Ana Beatriz |
title_short |
EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA: O PAPEL DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES PARA GARANTIR O PERCURSO EDUCATIVO |
title_full |
EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA: O PAPEL DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES PARA GARANTIR O PERCURSO EDUCATIVO |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA: O PAPEL DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES PARA GARANTIR O PERCURSO EDUCATIVO |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA: O PAPEL DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES PARA GARANTIR O PERCURSO EDUCATIVO |
title_sort |
EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA: O PAPEL DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES PARA GARANTIR O PERCURSO EDUCATIVO |
author |
Souza Cerqueira, Ana Beatriz |
author_facet |
Souza Cerqueira, Ana Beatriz Marcelino, Ligiane Padilha, Elka Gisela Foggiatto Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Bacila, Maria Sílva |
author_role |
author |
author2 |
Marcelino, Ligiane Padilha, Elka Gisela Foggiatto Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Bacila, Maria Sílva |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza Cerqueira, Ana Beatriz Marcelino, Ligiane Padilha, Elka Gisela Foggiatto Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Bacila, Maria Sílva |
description |
As incertezas provocadas pela Covid-19 afetaram as relações na escola da infância, esse relato de experiência apresenta um fragmento dos caminhos trilhados na formação continuada dos professores da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, em um dos Centros Municipais de Educação Infantil, o qual buscou refletir como a educação pode fazer sentido nesse novo formato virtual e como as possibilidades de desenvolver aprendizagens com foco na formação dos docentes; promovendo o uso das tecnologias de informação e comunicação, dando continuidade ao processo de ensino e aprendizagem. Foram criadas estratégias formativas, em contexto, aprofundando os saberes sobre os processos de aprendizagem das crianças, a importância do brincar, a documentação pedagógica, na qual as mini-histórias revelaram os processos de aprendizagem das práticas pedagógicas cotidianas |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6536 10.18616/ce.v11i1.6536 |
url |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6536 |
identifier_str_mv |
10.18616/ce.v11i1.6536 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6536/6448 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Criar Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Criar Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Criar Educação; Vol. 11 No. 1 (2022): Revista Criar Educação; 172 - 192 Revista Criar Educação; Vol. 11 Núm. 1 (2022): Revista Criar Educação; 172 - 192 Criar Educação; v. 11 n. 1 (2022): Revista Criar Educação; 172 - 192 2317-2452 10.18616/ce.v11i1 reponame:Criar Educação instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) instacron:UNESC |
instname_str |
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
instacron_str |
UNESC |
institution |
UNESC |
reponame_str |
Criar Educação |
collection |
Criar Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora@unesc.net||revistappge@unesc.net |
_version_ |
1788346938601504768 |