O ensino da filosofia e o papel do professor-filósofo em Hegel
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trans/Form/Ação (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/987 |
Resumo: | : Este artigo tem por objetivo trazer à luz os meandros e as particularidades do pensamento de Hegel sobre o ensino da filosofia. Embora esta não seja uma questão central em seu pensamento, é possível notar sua preocupação acerca do tema, especificamente nos textos que escreveu durante o período no qual exerceu a função de professor e diretor do ginásio em Nürember. A apresentação que aqui se faz do pensamento de Hegel sobre o ensino da filosofia divide-se em três momentos: no primeiro, são pontuados os conteúdos que ele julga necessários para a formação do pensamento filosófico; no segundo, é apresentada a questão do método e a sua relação com os conteúdos no ensino da filosofia; e finalmente, no terceiro, procura-se entender o papel que o professor exerce nesse ensino. |
id |
UNESP-10_b690324fa71a17f49a9d0e68f52af84f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/987 |
network_acronym_str |
UNESP-10 |
network_name_str |
Trans/Form/Ação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino da filosofia e o papel do professor-filósofo em Hegelensino da filosofiaHegelfilosofia alemã: Este artigo tem por objetivo trazer à luz os meandros e as particularidades do pensamento de Hegel sobre o ensino da filosofia. Embora esta não seja uma questão central em seu pensamento, é possível notar sua preocupação acerca do tema, especificamente nos textos que escreveu durante o período no qual exerceu a função de professor e diretor do ginásio em Nürember. A apresentação que aqui se faz do pensamento de Hegel sobre o ensino da filosofia divide-se em três momentos: no primeiro, são pontuados os conteúdos que ele julga necessários para a formação do pensamento filosófico; no segundo, é apresentada a questão do método e a sua relação com os conteúdos no ensino da filosofia; e finalmente, no terceiro, procura-se entender o papel que o professor exerce nesse ensino.Faculdade de Filosofia e Ciências2008-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlapplication/x-mobipocket-ebookapplication/epub+ziphttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/987TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia da Unesp; v. 31 n. 2 (2008); 153-166TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; Vol. 31 No. 2 (2008); 153-166TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; Vol. 31 Núm. 2 (2008); 153-166TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; Vol. 31 No. 2 (2008); 153-166TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; V. 31 N. 2 (2008); 153-1661980-539X0101-3173reponame:Trans/Form/Ação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/987/890https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/987/12992https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/987/13617https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/987/13618Copyright (c) 2021 TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofiahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGelamo, Rodrigo Pelloso2023-05-09T06:26:38Zoai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/987Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptransformacao@marilia.unesp.br1980-539X0101-3173opendoar:2023-05-09T06:26:38Trans/Form/Ação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino da filosofia e o papel do professor-filósofo em Hegel |
title |
O ensino da filosofia e o papel do professor-filósofo em Hegel |
spellingShingle |
O ensino da filosofia e o papel do professor-filósofo em Hegel Gelamo, Rodrigo Pelloso ensino da filosofia Hegel filosofia alemã |
title_short |
O ensino da filosofia e o papel do professor-filósofo em Hegel |
title_full |
O ensino da filosofia e o papel do professor-filósofo em Hegel |
title_fullStr |
O ensino da filosofia e o papel do professor-filósofo em Hegel |
title_full_unstemmed |
O ensino da filosofia e o papel do professor-filósofo em Hegel |
title_sort |
O ensino da filosofia e o papel do professor-filósofo em Hegel |
author |
Gelamo, Rodrigo Pelloso |
author_facet |
Gelamo, Rodrigo Pelloso |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gelamo, Rodrigo Pelloso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino da filosofia Hegel filosofia alemã |
topic |
ensino da filosofia Hegel filosofia alemã |
description |
: Este artigo tem por objetivo trazer à luz os meandros e as particularidades do pensamento de Hegel sobre o ensino da filosofia. Embora esta não seja uma questão central em seu pensamento, é possível notar sua preocupação acerca do tema, especificamente nos textos que escreveu durante o período no qual exerceu a função de professor e diretor do ginásio em Nürember. A apresentação que aqui se faz do pensamento de Hegel sobre o ensino da filosofia divide-se em três momentos: no primeiro, são pontuados os conteúdos que ele julga necessários para a formação do pensamento filosófico; no segundo, é apresentada a questão do método e a sua relação com os conteúdos no ensino da filosofia; e finalmente, no terceiro, procura-se entender o papel que o professor exerce nesse ensino. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/987 |
url |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/987 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/987/890 https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/987/12992 https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/987/13617 https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/987/13618 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html application/x-mobipocket-ebook application/epub+zip |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia da Unesp; v. 31 n. 2 (2008); 153-166 TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; Vol. 31 No. 2 (2008); 153-166 TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; Vol. 31 Núm. 2 (2008); 153-166 TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; Vol. 31 No. 2 (2008); 153-166 TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; V. 31 N. 2 (2008); 153-166 1980-539X 0101-3173 reponame:Trans/Form/Ação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Trans/Form/Ação (Online) |
collection |
Trans/Form/Ação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trans/Form/Ação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
transformacao@marilia.unesp.br |
_version_ |
1794795206458998784 |