Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: |
Gelamo, Rodrigo Pelloso |
Data de Publicação: |
2008 |
Tipo de documento: |
Artigo
|
Idioma: |
por |
Título da fonte: |
Trans/Form/Ação (Online) |
Texto Completo: |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/987
|
Resumo: |
: Este artigo tem por objetivo trazer à luz os meandros e as particularidades do pensamento de Hegel sobre o ensino da filosofia. Embora esta não seja uma questão central em seu pensamento, é possível notar sua preocupação acerca do tema, especificamente nos textos que escreveu durante o período no qual exerceu a função de professor e diretor do ginásio em Nürember. A apresentação que aqui se faz do pensamento de Hegel sobre o ensino da filosofia divide-se em três momentos: no primeiro, são pontuados os conteúdos que ele julga necessários para a formação do pensamento filosófico; no segundo, é apresentada a questão do método e a sua relação com os conteúdos no ensino da filosofia; e finalmente, no terceiro, procura-se entender o papel que o professor exerce nesse ensino. |