Escuta Profissional: Ouvindo passados sensíveis em artefatos e máquinas de reprodução sonora (1908-2001)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Bruno Tavares Magalhães
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História (São Paulo)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/199968
Resumo: This article analyzes the selection of 18 phonograms found on CD 1 of the publication “500 years of Brazilian popular music”, a book with two CDs published by the Museu da Imagem e do Som in Rio de Janeiro, 2001. Referenced in the historiography of sound, listening and music, the article proposes to think about professional listening in history and recording technique among different social groups. A research was carried out on the production dates of the 18 phonograms of CD 1 (1908-2001). The use of sound reproduction machines and artifacts, from mechanical recordings to the digital CD era, background the analysis of the selection pointing out some cultural choices to which the technique of recording and sound reproduction is submitted when the museum writes the history of popular music in Brazil at the turn of the 21st century.
id UNESP-13_f5eec8e8dd8cabb821ff181ea1906e5e
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/199968
network_acronym_str UNESP-13
network_name_str Revista de História (São Paulo)
repository_id_str
spelling Escuta Profissional: Ouvindo passados sensíveis em artefatos e máquinas de reprodução sonora (1908-2001)Professional listening: hearing sensitive pasts on artifacts and sound reproduction machines (1908-2001)Escrita da históriatecnologia sonoradiscos do Brasilmuseumúsica popularThis article analyzes the selection of 18 phonograms found on CD 1 of the publication “500 years of Brazilian popular music”, a book with two CDs published by the Museu da Imagem e do Som in Rio de Janeiro, 2001. Referenced in the historiography of sound, listening and music, the article proposes to think about professional listening in history and recording technique among different social groups. A research was carried out on the production dates of the 18 phonograms of CD 1 (1908-2001). The use of sound reproduction machines and artifacts, from mechanical recordings to the digital CD era, background the analysis of the selection pointing out some cultural choices to which the technique of recording and sound reproduction is submitted when the museum writes the history of popular music in Brazil at the turn of the 21st century.Este artigo analisa a seleção de 18 fonogramas que se encontram no CD 1 da publicação “500 anos da música popular brasileira”, um livro com dois CDs editados pelo Museu da Imagem e do Som do Rio do Janeiro em 2001. Referenciado na produção historiográfica sobre os sons, as escutas e a música, o artigo propõe pensar a escuta profissional na história e a técnica de gravação em meio a diferentes grupos sociais. Para tal propósito, foi realizada uma pesquisa das datas de produção dos 18 fonogramas do CD 1 (1908-2001) que indicam o uso de máquinas e artefatos de reprodução sonora que vêm das gravações mecânicas até a era do CD digital. A análise da seleção do repertório aponta algumas escolhas culturais a que se submete a técnica de gravação e reprodução sonora quando o museu escreve a história da música popular do Brasil na virada do século XXI.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2023-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/19996810.11606/issn.2316-9141.rh.2023.199968Revista de História; n. 182 (2023); 1-26Revista de História; No. 182 (2023); 1-26Revista de História; Núm. 182 (2023); 1-262316-91410034-8309reponame:Revista de História (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:UNESPporhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/199968/198318https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/199968/202435Copyright (c) 2023 Bruno Tavares Magalhães Macedohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMacedo, Bruno Tavares Magalhães2024-04-08T12:10:17Zoai:revistas.usp.br:article/199968Revistahttps://www.revistas.usp.br/revhistoriaPUBhttps://www.revistas.usp.br/revhistoria/oairevistahistoria@usp.br||revistahistoria@assis.unesp.br2316-91410034-8309opendoar:2024-04-08T12:10:17Revista de História (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Escuta Profissional: Ouvindo passados sensíveis em artefatos e máquinas de reprodução sonora (1908-2001)
Professional listening: hearing sensitive pasts on artifacts and sound reproduction machines (1908-2001)
title Escuta Profissional: Ouvindo passados sensíveis em artefatos e máquinas de reprodução sonora (1908-2001)
spellingShingle Escuta Profissional: Ouvindo passados sensíveis em artefatos e máquinas de reprodução sonora (1908-2001)
Macedo, Bruno Tavares Magalhães
Escrita da história
tecnologia sonora
discos do Brasil
museu
música popular
title_short Escuta Profissional: Ouvindo passados sensíveis em artefatos e máquinas de reprodução sonora (1908-2001)
title_full Escuta Profissional: Ouvindo passados sensíveis em artefatos e máquinas de reprodução sonora (1908-2001)
title_fullStr Escuta Profissional: Ouvindo passados sensíveis em artefatos e máquinas de reprodução sonora (1908-2001)
title_full_unstemmed Escuta Profissional: Ouvindo passados sensíveis em artefatos e máquinas de reprodução sonora (1908-2001)
title_sort Escuta Profissional: Ouvindo passados sensíveis em artefatos e máquinas de reprodução sonora (1908-2001)
author Macedo, Bruno Tavares Magalhães
author_facet Macedo, Bruno Tavares Magalhães
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo, Bruno Tavares Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita da história
tecnologia sonora
discos do Brasil
museu
música popular
topic Escrita da história
tecnologia sonora
discos do Brasil
museu
música popular
description This article analyzes the selection of 18 phonograms found on CD 1 of the publication “500 years of Brazilian popular music”, a book with two CDs published by the Museu da Imagem e do Som in Rio de Janeiro, 2001. Referenced in the historiography of sound, listening and music, the article proposes to think about professional listening in history and recording technique among different social groups. A research was carried out on the production dates of the 18 phonograms of CD 1 (1908-2001). The use of sound reproduction machines and artifacts, from mechanical recordings to the digital CD era, background the analysis of the selection pointing out some cultural choices to which the technique of recording and sound reproduction is submitted when the museum writes the history of popular music in Brazil at the turn of the 21st century.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/199968
10.11606/issn.2316-9141.rh.2023.199968
url https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/199968
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9141.rh.2023.199968
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/199968/198318
https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/199968/202435
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Bruno Tavares Magalhães Macedo
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Bruno Tavares Magalhães Macedo
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História; n. 182 (2023); 1-26
Revista de História; No. 182 (2023); 1-26
Revista de História; Núm. 182 (2023); 1-26
2316-9141
0034-8309
reponame:Revista de História (São Paulo)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista de História (São Paulo)
collection Revista de História (São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Revista de História (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistahistoria@usp.br||revistahistoria@assis.unesp.br
_version_ 1800214933771649024