A Modelagem Matemática Aplicada no Ensino de Estatística em Cursos de Graduação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Bolema: Boletim de Educação Matemática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10624 |
Resumo: | A formação deficiente em Matemática dos estudantes tem dificultado o acompanhamento dos cursos de Estatística, principalmente quando esses cursos são desenvolvidos de forma tradicional, com base em conceitos teóricos, ênfase em técnicas e no formalismo matemático, e contando com exemplos pré-formulados e desvinculados da realidade dos alunos. A presente pesquisa tem como objetivo principal elaborar e testar a aplicabilidade de uma alternativa pedagógica para os cursos introdutórios de Estatística - interdisciplinar e voltada para o pensamento estatístico - que tem na modelagem matemática o seu principal instrumento pedagógico. É tambem objetivo desta pesquisa mostrar que, com a aplicação da modelação matemática, é possível minimizar os efeitos das tensões dos alunos, principalmente daqueles que apresentam formação deficiente em Matemática. |
id |
UNESP-14_1baa9b11302fc0e191c91413f67b723f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10624 |
network_acronym_str |
UNESP-14 |
network_name_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
A Modelagem Matemática Aplicada no Ensino de Estatística em Cursos de GraduaçãoA formação deficiente em Matemática dos estudantes tem dificultado o acompanhamento dos cursos de Estatística, principalmente quando esses cursos são desenvolvidos de forma tradicional, com base em conceitos teóricos, ênfase em técnicas e no formalismo matemático, e contando com exemplos pré-formulados e desvinculados da realidade dos alunos. A presente pesquisa tem como objetivo principal elaborar e testar a aplicabilidade de uma alternativa pedagógica para os cursos introdutórios de Estatística - interdisciplinar e voltada para o pensamento estatístico - que tem na modelagem matemática o seu principal instrumento pedagógico. É tambem objetivo desta pesquisa mostrar que, com a aplicação da modelação matemática, é possível minimizar os efeitos das tensões dos alunos, principalmente daqueles que apresentam formação deficiente em Matemática.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2015-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10624Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 14 n. 15 (2001); 47-681980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10624/7012Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessJacobini, Otávio RobertoWodewotzki, Maria Lucia L.2015-10-13T23:50:48Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10624Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-10-13T23:50:48Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Modelagem Matemática Aplicada no Ensino de Estatística em Cursos de Graduação |
title |
A Modelagem Matemática Aplicada no Ensino de Estatística em Cursos de Graduação |
spellingShingle |
A Modelagem Matemática Aplicada no Ensino de Estatística em Cursos de Graduação Jacobini, Otávio Roberto |
title_short |
A Modelagem Matemática Aplicada no Ensino de Estatística em Cursos de Graduação |
title_full |
A Modelagem Matemática Aplicada no Ensino de Estatística em Cursos de Graduação |
title_fullStr |
A Modelagem Matemática Aplicada no Ensino de Estatística em Cursos de Graduação |
title_full_unstemmed |
A Modelagem Matemática Aplicada no Ensino de Estatística em Cursos de Graduação |
title_sort |
A Modelagem Matemática Aplicada no Ensino de Estatística em Cursos de Graduação |
author |
Jacobini, Otávio Roberto |
author_facet |
Jacobini, Otávio Roberto Wodewotzki, Maria Lucia L. |
author_role |
author |
author2 |
Wodewotzki, Maria Lucia L. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jacobini, Otávio Roberto Wodewotzki, Maria Lucia L. |
description |
A formação deficiente em Matemática dos estudantes tem dificultado o acompanhamento dos cursos de Estatística, principalmente quando esses cursos são desenvolvidos de forma tradicional, com base em conceitos teóricos, ênfase em técnicas e no formalismo matemático, e contando com exemplos pré-formulados e desvinculados da realidade dos alunos. A presente pesquisa tem como objetivo principal elaborar e testar a aplicabilidade de uma alternativa pedagógica para os cursos introdutórios de Estatística - interdisciplinar e voltada para o pensamento estatístico - que tem na modelagem matemática o seu principal instrumento pedagógico. É tambem objetivo desta pesquisa mostrar que, com a aplicação da modelação matemática, é possível minimizar os efeitos das tensões dos alunos, principalmente daqueles que apresentam formação deficiente em Matemática. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10624 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10624 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10624/7012 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 14 n. 15 (2001); 47-68 1980-4415 0103-636X reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
collection |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com |
_version_ |
1800215875923476480 |