A Educação Matemática Focalizando Questões Sociais Maiores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Bolema: Boletim de Educação Matemática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5740 |
Resumo: | A excessiva especialização e o fascínio com os assombrosos avanços da tecnologia e das ciências, em particular da matemática, é responsável pela falsa dicotomia entre as ciências e tecnologias e as artes e humanidades. A sobrevivência da civilização está ameaçada. É evidente a fragilidade da atual organização da sociedade, onde aqueles que são excluídos dos benefícios do progresso são a maioria da população. É necessário reverter o quadro, indo em direção a uma civilização sem desigualdade, sem o consumismo desenfreado e com respeito às condições sociais e ambientais. Neste trabalho, discutimos essas questões e ilustramos com alguns casos como essa conciliação pode ser atingida. Tratamos do desenvolvimento da matemática no Brasil, da questão dos crimes ambientais e sua prevenção por um modelo educacional, e de uma proposta de educação transdisciplinar, usando como referência de reflexões o Sistema Educacional Waldorf. Palavras-chave: Educação Matemática. Globalização. Desenvolvimento Histórico. Questões ambientais. Sistemas educacionais alternativos. |
id |
UNESP-14_223bd891aeba7a3ff27dbe4b79eb1849 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5740 |
network_acronym_str |
UNESP-14 |
network_name_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
A Educação Matemática Focalizando Questões Sociais MaioresEducação Matemática. Globalização. Desenvolvimento Histórico. Questões ambientais. Sistemas educacionais alternativos.A excessiva especialização e o fascínio com os assombrosos avanços da tecnologia e das ciências, em particular da matemática, é responsável pela falsa dicotomia entre as ciências e tecnologias e as artes e humanidades. A sobrevivência da civilização está ameaçada. É evidente a fragilidade da atual organização da sociedade, onde aqueles que são excluídos dos benefícios do progresso são a maioria da população. É necessário reverter o quadro, indo em direção a uma civilização sem desigualdade, sem o consumismo desenfreado e com respeito às condições sociais e ambientais. Neste trabalho, discutimos essas questões e ilustramos com alguns casos como essa conciliação pode ser atingida. Tratamos do desenvolvimento da matemática no Brasil, da questão dos crimes ambientais e sua prevenção por um modelo educacional, e de uma proposta de educação transdisciplinar, usando como referência de reflexões o Sistema Educacional Waldorf. Palavras-chave: Educação Matemática. Globalização. Desenvolvimento Histórico. Questões ambientais. Sistemas educacionais alternativos.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2012-05-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5740Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 25 n. 41 (2011): Edição ESPECIAL- Comemoração de 25 anos do BOLEMA; 99 - 1241980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5740/4626D'Ambrosio, UbiratanTrivizoli, Lucieli M.Santos, Evelaine Cruz dosLeão, Marcílioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-09-01T14:01:14Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5740Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2012-09-01T14:01:14Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Educação Matemática Focalizando Questões Sociais Maiores |
title |
A Educação Matemática Focalizando Questões Sociais Maiores |
spellingShingle |
A Educação Matemática Focalizando Questões Sociais Maiores D'Ambrosio, Ubiratan Educação Matemática. Globalização. Desenvolvimento Histórico. Questões ambientais. Sistemas educacionais alternativos. |
title_short |
A Educação Matemática Focalizando Questões Sociais Maiores |
title_full |
A Educação Matemática Focalizando Questões Sociais Maiores |
title_fullStr |
A Educação Matemática Focalizando Questões Sociais Maiores |
title_full_unstemmed |
A Educação Matemática Focalizando Questões Sociais Maiores |
title_sort |
A Educação Matemática Focalizando Questões Sociais Maiores |
author |
D'Ambrosio, Ubiratan |
author_facet |
D'Ambrosio, Ubiratan Trivizoli, Lucieli M. Santos, Evelaine Cruz dos Leão, Marcílio |
author_role |
author |
author2 |
Trivizoli, Lucieli M. Santos, Evelaine Cruz dos Leão, Marcílio |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
D'Ambrosio, Ubiratan Trivizoli, Lucieli M. Santos, Evelaine Cruz dos Leão, Marcílio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática. Globalização. Desenvolvimento Histórico. Questões ambientais. Sistemas educacionais alternativos. |
topic |
Educação Matemática. Globalização. Desenvolvimento Histórico. Questões ambientais. Sistemas educacionais alternativos. |
description |
A excessiva especialização e o fascínio com os assombrosos avanços da tecnologia e das ciências, em particular da matemática, é responsável pela falsa dicotomia entre as ciências e tecnologias e as artes e humanidades. A sobrevivência da civilização está ameaçada. É evidente a fragilidade da atual organização da sociedade, onde aqueles que são excluídos dos benefícios do progresso são a maioria da população. É necessário reverter o quadro, indo em direção a uma civilização sem desigualdade, sem o consumismo desenfreado e com respeito às condições sociais e ambientais. Neste trabalho, discutimos essas questões e ilustramos com alguns casos como essa conciliação pode ser atingida. Tratamos do desenvolvimento da matemática no Brasil, da questão dos crimes ambientais e sua prevenção por um modelo educacional, e de uma proposta de educação transdisciplinar, usando como referência de reflexões o Sistema Educacional Waldorf. Palavras-chave: Educação Matemática. Globalização. Desenvolvimento Histórico. Questões ambientais. Sistemas educacionais alternativos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-05-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5740 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5740 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5740/4626 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 25 n. 41 (2011): Edição ESPECIAL- Comemoração de 25 anos do BOLEMA; 99 - 124 1980-4415 0103-636X reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
collection |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com |
_version_ |
1800215874322300928 |