A Educação Matemática Focalizando Questões Sociais Maiores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: D'Ambrosio, Ubiratan
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Trivizoli, Lucieli M., Santos, Evelaine Cruz dos, Leão, Marcílio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5740
Resumo: A excessiva especialização e o fascínio com os assombrosos avanços da tecnologia e das ciências, em particular da matemática, é responsável pela falsa dicotomia entre as ciências e tecnologias e as artes e humanidades. A sobrevivência da civilização está ameaçada. É evidente a fragilidade da atual organização da sociedade, onde aqueles que são excluídos dos benefícios do progresso são a maioria da população. É necessário reverter o quadro, indo em direção a uma civilização sem desigualdade, sem o consumismo desenfreado e com respeito às condições sociais e ambientais. Neste trabalho, discutimos essas questões e ilustramos com alguns casos como essa conciliação pode ser atingida. Tratamos do desenvolvimento da matemática no Brasil, da questão dos crimes ambientais e sua prevenção por um modelo educacional, e de uma proposta de educação transdisciplinar, usando como referência de reflexões o Sistema Educacional Waldorf. Palavras-chave: Educação Matemática. Globalização. Desenvolvimento Histórico. Questões ambientais. Sistemas educacionais alternativos.
id UNESP-14_223bd891aeba7a3ff27dbe4b79eb1849
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5740
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling A Educação Matemática Focalizando Questões Sociais MaioresEducação Matemática. Globalização. Desenvolvimento Histórico. Questões ambientais. Sistemas educacionais alternativos.A excessiva especialização e o fascínio com os assombrosos avanços da tecnologia e das ciências, em particular da matemática, é responsável pela falsa dicotomia entre as ciências e tecnologias e as artes e humanidades. A sobrevivência da civilização está ameaçada. É evidente a fragilidade da atual organização da sociedade, onde aqueles que são excluídos dos benefícios do progresso são a maioria da população. É necessário reverter o quadro, indo em direção a uma civilização sem desigualdade, sem o consumismo desenfreado e com respeito às condições sociais e ambientais. Neste trabalho, discutimos essas questões e ilustramos com alguns casos como essa conciliação pode ser atingida. Tratamos do desenvolvimento da matemática no Brasil, da questão dos crimes ambientais e sua prevenção por um modelo educacional, e de uma proposta de educação transdisciplinar, usando como referência de reflexões o Sistema Educacional Waldorf. Palavras-chave: Educação Matemática. Globalização. Desenvolvimento Histórico. Questões ambientais. Sistemas educacionais alternativos.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2012-05-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5740Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 25 n. 41 (2011): Edição ESPECIAL- Comemoração de 25 anos do BOLEMA; 99 - 1241980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5740/4626D'Ambrosio, UbiratanTrivizoli, Lucieli M.Santos, Evelaine Cruz dosLeão, Marcílioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-09-01T14:01:14Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5740Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2012-09-01T14:01:14Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Educação Matemática Focalizando Questões Sociais Maiores
title A Educação Matemática Focalizando Questões Sociais Maiores
spellingShingle A Educação Matemática Focalizando Questões Sociais Maiores
D'Ambrosio, Ubiratan
Educação Matemática. Globalização. Desenvolvimento Histórico. Questões ambientais. Sistemas educacionais alternativos.
title_short A Educação Matemática Focalizando Questões Sociais Maiores
title_full A Educação Matemática Focalizando Questões Sociais Maiores
title_fullStr A Educação Matemática Focalizando Questões Sociais Maiores
title_full_unstemmed A Educação Matemática Focalizando Questões Sociais Maiores
title_sort A Educação Matemática Focalizando Questões Sociais Maiores
author D'Ambrosio, Ubiratan
author_facet D'Ambrosio, Ubiratan
Trivizoli, Lucieli M.
Santos, Evelaine Cruz dos
Leão, Marcílio
author_role author
author2 Trivizoli, Lucieli M.
Santos, Evelaine Cruz dos
Leão, Marcílio
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv D'Ambrosio, Ubiratan
Trivizoli, Lucieli M.
Santos, Evelaine Cruz dos
Leão, Marcílio
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática. Globalização. Desenvolvimento Histórico. Questões ambientais. Sistemas educacionais alternativos.
topic Educação Matemática. Globalização. Desenvolvimento Histórico. Questões ambientais. Sistemas educacionais alternativos.
description A excessiva especialização e o fascínio com os assombrosos avanços da tecnologia e das ciências, em particular da matemática, é responsável pela falsa dicotomia entre as ciências e tecnologias e as artes e humanidades. A sobrevivência da civilização está ameaçada. É evidente a fragilidade da atual organização da sociedade, onde aqueles que são excluídos dos benefícios do progresso são a maioria da população. É necessário reverter o quadro, indo em direção a uma civilização sem desigualdade, sem o consumismo desenfreado e com respeito às condições sociais e ambientais. Neste trabalho, discutimos essas questões e ilustramos com alguns casos como essa conciliação pode ser atingida. Tratamos do desenvolvimento da matemática no Brasil, da questão dos crimes ambientais e sua prevenção por um modelo educacional, e de uma proposta de educação transdisciplinar, usando como referência de reflexões o Sistema Educacional Waldorf. Palavras-chave: Educação Matemática. Globalização. Desenvolvimento Histórico. Questões ambientais. Sistemas educacionais alternativos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5740
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5740
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5740/4626
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 25 n. 41 (2011): Edição ESPECIAL- Comemoração de 25 anos do BOLEMA; 99 - 124
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215874322300928