Pedagogia Etnomatemática: do “par de cinco” às concepções do sistema de numeração decimal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bandeira, Francisco de Assis
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Morey, Bernadete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4304
Resumo: O objetivo do presente artigo é mostrar possibilidades de se ensinar matemática no nível fundamental levando o aluno a compreender os princípios do sistema de numeração decimal, essenciais a compreensão dos procedimentos utilizados nas operações fundamentais, utilizando, para isto, o conhecimento tradicional de sua comunidade. As observações e reflexões aqui veiculadas tiveram por base os alunos do 5° ano do ensino fundamental da escola de uma comunidade de horticultores e as concepções d’ambrosianas de Etnomatemática, principalmente, a educacional, que procura compreender a realidade sócio-cultural e chegar à ação pedagógica de maneira natural mediante um enfoque cognitivo com forte fundamentação cultural.
id UNESP-14_636450db7fb1fe87016b017c1e9a66c1
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/4304
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling Pedagogia Etnomatemática: do “par de cinco” às concepções do sistema de numeração decimalSistema de Numeração. Etnomatemática. Aprendizagem.O objetivo do presente artigo é mostrar possibilidades de se ensinar matemática no nível fundamental levando o aluno a compreender os princípios do sistema de numeração decimal, essenciais a compreensão dos procedimentos utilizados nas operações fundamentais, utilizando, para isto, o conhecimento tradicional de sua comunidade. As observações e reflexões aqui veiculadas tiveram por base os alunos do 5° ano do ensino fundamental da escola de uma comunidade de horticultores e as concepções d’ambrosianas de Etnomatemática, principalmente, a educacional, que procura compreender a realidade sócio-cultural e chegar à ação pedagógica de maneira natural mediante um enfoque cognitivo com forte fundamentação cultural.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2011-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4304Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 23 n. 37 (2010); 1063-10801980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4304/3450Bandeira, Francisco de AssisMorey, Bernadeteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-09-23T20:10:27Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/4304Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-09-23T20:10:27Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia Etnomatemática: do “par de cinco” às concepções do sistema de numeração decimal
title Pedagogia Etnomatemática: do “par de cinco” às concepções do sistema de numeração decimal
spellingShingle Pedagogia Etnomatemática: do “par de cinco” às concepções do sistema de numeração decimal
Bandeira, Francisco de Assis
Sistema de Numeração. Etnomatemática. Aprendizagem.
title_short Pedagogia Etnomatemática: do “par de cinco” às concepções do sistema de numeração decimal
title_full Pedagogia Etnomatemática: do “par de cinco” às concepções do sistema de numeração decimal
title_fullStr Pedagogia Etnomatemática: do “par de cinco” às concepções do sistema de numeração decimal
title_full_unstemmed Pedagogia Etnomatemática: do “par de cinco” às concepções do sistema de numeração decimal
title_sort Pedagogia Etnomatemática: do “par de cinco” às concepções do sistema de numeração decimal
author Bandeira, Francisco de Assis
author_facet Bandeira, Francisco de Assis
Morey, Bernadete
author_role author
author2 Morey, Bernadete
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bandeira, Francisco de Assis
Morey, Bernadete
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema de Numeração. Etnomatemática. Aprendizagem.
topic Sistema de Numeração. Etnomatemática. Aprendizagem.
description O objetivo do presente artigo é mostrar possibilidades de se ensinar matemática no nível fundamental levando o aluno a compreender os princípios do sistema de numeração decimal, essenciais a compreensão dos procedimentos utilizados nas operações fundamentais, utilizando, para isto, o conhecimento tradicional de sua comunidade. As observações e reflexões aqui veiculadas tiveram por base os alunos do 5° ano do ensino fundamental da escola de uma comunidade de horticultores e as concepções d’ambrosianas de Etnomatemática, principalmente, a educacional, que procura compreender a realidade sócio-cultural e chegar à ação pedagógica de maneira natural mediante um enfoque cognitivo com forte fundamentação cultural.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4304
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4304
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4304/3450
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 23 n. 37 (2010); 1063-1080
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215873913356288