Pedagogia Etnomatemática: do “par de cinco” às concepções do sistema de numeração decimal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Bolema: Boletim de Educação Matemática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4304 |
Resumo: | O objetivo do presente artigo é mostrar possibilidades de se ensinar matemática no nível fundamental levando o aluno a compreender os princípios do sistema de numeração decimal, essenciais a compreensão dos procedimentos utilizados nas operações fundamentais, utilizando, para isto, o conhecimento tradicional de sua comunidade. As observações e reflexões aqui veiculadas tiveram por base os alunos do 5° ano do ensino fundamental da escola de uma comunidade de horticultores e as concepções d’ambrosianas de Etnomatemática, principalmente, a educacional, que procura compreender a realidade sócio-cultural e chegar à ação pedagógica de maneira natural mediante um enfoque cognitivo com forte fundamentação cultural. |
id |
UNESP-14_636450db7fb1fe87016b017c1e9a66c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/4304 |
network_acronym_str |
UNESP-14 |
network_name_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
Pedagogia Etnomatemática: do “par de cinco” às concepções do sistema de numeração decimalSistema de Numeração. Etnomatemática. Aprendizagem.O objetivo do presente artigo é mostrar possibilidades de se ensinar matemática no nível fundamental levando o aluno a compreender os princípios do sistema de numeração decimal, essenciais a compreensão dos procedimentos utilizados nas operações fundamentais, utilizando, para isto, o conhecimento tradicional de sua comunidade. As observações e reflexões aqui veiculadas tiveram por base os alunos do 5° ano do ensino fundamental da escola de uma comunidade de horticultores e as concepções d’ambrosianas de Etnomatemática, principalmente, a educacional, que procura compreender a realidade sócio-cultural e chegar à ação pedagógica de maneira natural mediante um enfoque cognitivo com forte fundamentação cultural.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2011-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4304Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 23 n. 37 (2010); 1063-10801980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4304/3450Bandeira, Francisco de AssisMorey, Bernadeteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-09-23T20:10:27Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/4304Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-09-23T20:10:27Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pedagogia Etnomatemática: do “par de cinco” às concepções do sistema de numeração decimal |
title |
Pedagogia Etnomatemática: do “par de cinco” às concepções do sistema de numeração decimal |
spellingShingle |
Pedagogia Etnomatemática: do “par de cinco” às concepções do sistema de numeração decimal Bandeira, Francisco de Assis Sistema de Numeração. Etnomatemática. Aprendizagem. |
title_short |
Pedagogia Etnomatemática: do “par de cinco” às concepções do sistema de numeração decimal |
title_full |
Pedagogia Etnomatemática: do “par de cinco” às concepções do sistema de numeração decimal |
title_fullStr |
Pedagogia Etnomatemática: do “par de cinco” às concepções do sistema de numeração decimal |
title_full_unstemmed |
Pedagogia Etnomatemática: do “par de cinco” às concepções do sistema de numeração decimal |
title_sort |
Pedagogia Etnomatemática: do “par de cinco” às concepções do sistema de numeração decimal |
author |
Bandeira, Francisco de Assis |
author_facet |
Bandeira, Francisco de Assis Morey, Bernadete |
author_role |
author |
author2 |
Morey, Bernadete |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bandeira, Francisco de Assis Morey, Bernadete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sistema de Numeração. Etnomatemática. Aprendizagem. |
topic |
Sistema de Numeração. Etnomatemática. Aprendizagem. |
description |
O objetivo do presente artigo é mostrar possibilidades de se ensinar matemática no nível fundamental levando o aluno a compreender os princípios do sistema de numeração decimal, essenciais a compreensão dos procedimentos utilizados nas operações fundamentais, utilizando, para isto, o conhecimento tradicional de sua comunidade. As observações e reflexões aqui veiculadas tiveram por base os alunos do 5° ano do ensino fundamental da escola de uma comunidade de horticultores e as concepções d’ambrosianas de Etnomatemática, principalmente, a educacional, que procura compreender a realidade sócio-cultural e chegar à ação pedagógica de maneira natural mediante um enfoque cognitivo com forte fundamentação cultural. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4304 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4304 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4304/3450 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 23 n. 37 (2010); 1063-1080 1980-4415 0103-636X reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
collection |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com |
_version_ |
1800215873913356288 |