Construção do Currículo de Matemática: como os professores dos anos iniciais compreendem o que deve ser ensinado?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Marcelo Camâra
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Ortigão, Maria Isabel Ramalho, Aguiar, Glauco da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9101
Resumo: Resumo Este artigo apresenta os resultados de uma investigação que buscou compreender a relação do professor dos Anos Iniciais aos saberes a serem ensinados, tomando como base os Parâmetros Curriculares para a Educação Básica do Estado de Pernambuco, que descreve as expectativas de aprendizagem. Para a realização da pesquisa, um questionário foi aplicado a 112 professores dos Anos Iniciais de escolas públicas do estado de Pernambuco. A eles foi solicitado que indicassem o ano escolar em que a expectativa deveria ser abordada. Os resultados apontam que as expectativas mais indicadas são relativas a conteúdos presentes nos livros didáticos dessa etapa de escolarização. Revelam ainda que professores se sentem mais a vontade para opinar sobre expectativas que envolvem habilidades mais simples. Já habilidades mais complexas são as que recebem menos indicações por parte dos professores. Concluímos que essas habilidades possivelmente são pouco compreendidas pelos professores dos Anos Iniciais. Palavras chave: Expectativas de Aprendizagem. Relação ao Saber. Currículo de Matemática dos Anos Iniciais.
id UNESP-14_9e4df5763d0e7dca0585ed137bb0b0dc
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/9101
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling Construção do Currículo de Matemática: como os professores dos anos iniciais compreendem o que deve ser ensinado?Resumo Este artigo apresenta os resultados de uma investigação que buscou compreender a relação do professor dos Anos Iniciais aos saberes a serem ensinados, tomando como base os Parâmetros Curriculares para a Educação Básica do Estado de Pernambuco, que descreve as expectativas de aprendizagem. Para a realização da pesquisa, um questionário foi aplicado a 112 professores dos Anos Iniciais de escolas públicas do estado de Pernambuco. A eles foi solicitado que indicassem o ano escolar em que a expectativa deveria ser abordada. Os resultados apontam que as expectativas mais indicadas são relativas a conteúdos presentes nos livros didáticos dessa etapa de escolarização. Revelam ainda que professores se sentem mais a vontade para opinar sobre expectativas que envolvem habilidades mais simples. Já habilidades mais complexas são as que recebem menos indicações por parte dos professores. Concluímos que essas habilidades possivelmente são pouco compreendidas pelos professores dos Anos Iniciais. Palavras chave: Expectativas de Aprendizagem. Relação ao Saber. Currículo de Matemática dos Anos Iniciais.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2014-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9101Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 28 n. 49 (2014); 638-6611980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9101/6258Santos, Marcelo CamâraOrtigão, Maria Isabel RamalhoAguiar, Glauco da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-14T00:03:06Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/9101Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-10-14T00:03:06Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção do Currículo de Matemática: como os professores dos anos iniciais compreendem o que deve ser ensinado?
title Construção do Currículo de Matemática: como os professores dos anos iniciais compreendem o que deve ser ensinado?
spellingShingle Construção do Currículo de Matemática: como os professores dos anos iniciais compreendem o que deve ser ensinado?
Santos, Marcelo Camâra
title_short Construção do Currículo de Matemática: como os professores dos anos iniciais compreendem o que deve ser ensinado?
title_full Construção do Currículo de Matemática: como os professores dos anos iniciais compreendem o que deve ser ensinado?
title_fullStr Construção do Currículo de Matemática: como os professores dos anos iniciais compreendem o que deve ser ensinado?
title_full_unstemmed Construção do Currículo de Matemática: como os professores dos anos iniciais compreendem o que deve ser ensinado?
title_sort Construção do Currículo de Matemática: como os professores dos anos iniciais compreendem o que deve ser ensinado?
author Santos, Marcelo Camâra
author_facet Santos, Marcelo Camâra
Ortigão, Maria Isabel Ramalho
Aguiar, Glauco da Silva
author_role author
author2 Ortigão, Maria Isabel Ramalho
Aguiar, Glauco da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Marcelo Camâra
Ortigão, Maria Isabel Ramalho
Aguiar, Glauco da Silva
description Resumo Este artigo apresenta os resultados de uma investigação que buscou compreender a relação do professor dos Anos Iniciais aos saberes a serem ensinados, tomando como base os Parâmetros Curriculares para a Educação Básica do Estado de Pernambuco, que descreve as expectativas de aprendizagem. Para a realização da pesquisa, um questionário foi aplicado a 112 professores dos Anos Iniciais de escolas públicas do estado de Pernambuco. A eles foi solicitado que indicassem o ano escolar em que a expectativa deveria ser abordada. Os resultados apontam que as expectativas mais indicadas são relativas a conteúdos presentes nos livros didáticos dessa etapa de escolarização. Revelam ainda que professores se sentem mais a vontade para opinar sobre expectativas que envolvem habilidades mais simples. Já habilidades mais complexas são as que recebem menos indicações por parte dos professores. Concluímos que essas habilidades possivelmente são pouco compreendidas pelos professores dos Anos Iniciais. Palavras chave: Expectativas de Aprendizagem. Relação ao Saber. Currículo de Matemática dos Anos Iniciais.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9101
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9101
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9101/6258
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 28 n. 49 (2014); 638-661
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215875161161728