Uma Proposta Didático-Pedagógica para o Estudo da Concepção Clássica de Probabilidade
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Bolema: Boletim de Educação Matemática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5110 |
Resumo: | Resumo Apresentamos neste artigo uma proposta didático-pedagógica para o ensino da concepção clássica (Laplace) de Probabilidade. O ponto de partida para a construção do conceito de probabilidade é uma situação de jogo associada à metodologia de resolução de problemas. A concepção de jogo aqui utilizada toma como referência a tendência construtivista do ensino de Matemática. A construção do conhecimento matemático é realizada a partir de problemas geradores de novos conceitos e/ou novos conteúdos. O jogo proposto é original e todos os problemas formulados envolvem situações de jogo. Nossa proposta pode ser utilizada tanto no último ciclo do Ensino Fundamental como também no Ensino Médio e pode subsidiar a prática de professores que ensinam conceitos básicos de Probabilidade. Palavras-chave: Ensino-aprendizagem. Jogos. Resolução de Problemas. Probabilidade. A Proposal for the Study of Classical Conception of Probability Abstract We present in this paper a pedagogical-didactic proposal for the teaching of Laplace Probability. The starting point for building the concept of probability is a game situation associated with the methodology of problem-solving. The theoretical reference for the concept of game is constructivist teaching of mathematics. Mathematical knowledge is constructed based on problems that generate new concepts and / or new content. The proposed game is original. Our proposal can be used both in the last cycle of basic education but also in high school, and may inform the practice of teachers who teach basic concepts of probability. Keywords: Teaching and learning. Games. Problem Solving. Probability. |
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Uma Proposta Didático-Pedagógica para o Estudo da Concepção Clássica de ProbabilidadeEnsino-aprendizagem. Jogos. Resolução de Problemas. Probabilidade.Resumo Apresentamos neste artigo uma proposta didático-pedagógica para o ensino da concepção clássica (Laplace) de Probabilidade. O ponto de partida para a construção do conceito de probabilidade é uma situação de jogo associada à metodologia de resolução de problemas. A concepção de jogo aqui utilizada toma como referência a tendência construtivista do ensino de Matemática. A construção do conhecimento matemático é realizada a partir de problemas geradores de novos conceitos e/ou novos conteúdos. O jogo proposto é original e todos os problemas formulados envolvem situações de jogo. Nossa proposta pode ser utilizada tanto no último ciclo do Ensino Fundamental como também no Ensino Médio e pode subsidiar a prática de professores que ensinam conceitos básicos de Probabilidade. Palavras-chave: Ensino-aprendizagem. Jogos. Resolução de Problemas. Probabilidade. A Proposal for the Study of Classical Conception of Probability Abstract We present in this paper a pedagogical-didactic proposal for the teaching of Laplace Probability. The starting point for building the concept of probability is a game situation associated with the methodology of problem-solving. The theoretical reference for the concept of game is constructivist teaching of mathematics. Mathematical knowledge is constructed based on problems that generate new concepts and / or new content. The proposed game is original. Our proposal can be used both in the last cycle of basic education but also in high school, and may inform the practice of teachers who teach basic concepts of probability. Keywords: Teaching and learning. Games. Problem Solving. Probability.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2011-11-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5110Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 24 n. 39 (2011): Edição Temática - Educação Estatística; p. 607-6281980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5110/4026Lopes, José Marcosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-11-21T14:32:18Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5110Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2011-11-21T14:32:18Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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