Uma Proposta Didático-Pedagógica para o Estudo da Concepção Clássica de Probabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, José Marcos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5110
Resumo: Resumo Apresentamos neste artigo uma proposta didático-pedagógica para o ensino da concepção clássica (Laplace) de Probabilidade. O ponto de partida para a construção do conceito de probabilidade é uma situação de jogo associada à metodologia de resolução de problemas. A concepção de jogo aqui utilizada toma como referência a tendência construtivista do ensino de Matemática. A construção do conhecimento matemático é realizada a partir de problemas geradores de novos conceitos e/ou novos conteúdos. O jogo proposto é original e todos os problemas formulados envolvem situações de jogo. Nossa proposta pode ser utilizada tanto no último ciclo do Ensino Fundamental como também no Ensino Médio e pode subsidiar a prática de professores que ensinam conceitos básicos de Probabilidade. Palavras-chave: Ensino-aprendizagem. Jogos. Resolução de Problemas. Probabilidade. A Proposal for the Study of Classical Conception of Probability Abstract We present in this paper a pedagogical-didactic proposal for the teaching of Laplace Probability. The starting point for building the concept of probability is a game situation associated with the methodology of problem-solving. The theoretical reference for the concept of game is constructivist teaching of mathematics. Mathematical knowledge is constructed based on problems that generate new concepts and / or new content. The proposed game is original. Our proposal can be used both in the last cycle of basic education but also in high school, and may inform the practice of teachers who teach basic concepts of probability. Keywords: Teaching and learning. Games. Problem Solving. Probability.
id UNESP-14_f92f950349fcc2fdb15d747d582e0e4a
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5110
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling Uma Proposta Didático-Pedagógica para o Estudo da Concepção Clássica de ProbabilidadeEnsino-aprendizagem. Jogos. Resolução de Problemas. Probabilidade.Resumo Apresentamos neste artigo uma proposta didático-pedagógica para o ensino da concepção clássica (Laplace) de Probabilidade. O ponto de partida para a construção do conceito de probabilidade é uma situação de jogo associada à metodologia de resolução de problemas. A concepção de jogo aqui utilizada toma como referência a tendência construtivista do ensino de Matemática. A construção do conhecimento matemático é realizada a partir de problemas geradores de novos conceitos e/ou novos conteúdos. O jogo proposto é original e todos os problemas formulados envolvem situações de jogo. Nossa proposta pode ser utilizada tanto no último ciclo do Ensino Fundamental como também no Ensino Médio e pode subsidiar a prática de professores que ensinam conceitos básicos de Probabilidade. Palavras-chave: Ensino-aprendizagem. Jogos. Resolução de Problemas. Probabilidade. A Proposal for the Study of Classical Conception of Probability Abstract We present in this paper a pedagogical-didactic proposal for the teaching of Laplace Probability. The starting point for building the concept of probability is a game situation associated with the methodology of problem-solving. The theoretical reference for the concept of game is constructivist teaching of mathematics. Mathematical knowledge is constructed based on problems that generate new concepts and / or new content. The proposed game is original. Our proposal can be used both in the last cycle of basic education but also in high school, and may inform the practice of teachers who teach basic concepts of probability. Keywords: Teaching and learning. Games. Problem Solving. Probability.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2011-11-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5110Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 24 n. 39 (2011): Edição Temática - Educação Estatística; p. 607-6281980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5110/4026Lopes, José Marcosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-11-21T14:32:18Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5110Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2011-11-21T14:32:18Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma Proposta Didático-Pedagógica para o Estudo da Concepção Clássica de Probabilidade
title Uma Proposta Didático-Pedagógica para o Estudo da Concepção Clássica de Probabilidade
spellingShingle Uma Proposta Didático-Pedagógica para o Estudo da Concepção Clássica de Probabilidade
Lopes, José Marcos
Ensino-aprendizagem. Jogos. Resolução de Problemas. Probabilidade.
title_short Uma Proposta Didático-Pedagógica para o Estudo da Concepção Clássica de Probabilidade
title_full Uma Proposta Didático-Pedagógica para o Estudo da Concepção Clássica de Probabilidade
title_fullStr Uma Proposta Didático-Pedagógica para o Estudo da Concepção Clássica de Probabilidade
title_full_unstemmed Uma Proposta Didático-Pedagógica para o Estudo da Concepção Clássica de Probabilidade
title_sort Uma Proposta Didático-Pedagógica para o Estudo da Concepção Clássica de Probabilidade
author Lopes, José Marcos
author_facet Lopes, José Marcos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, José Marcos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-aprendizagem. Jogos. Resolução de Problemas. Probabilidade.
topic Ensino-aprendizagem. Jogos. Resolução de Problemas. Probabilidade.
description Resumo Apresentamos neste artigo uma proposta didático-pedagógica para o ensino da concepção clássica (Laplace) de Probabilidade. O ponto de partida para a construção do conceito de probabilidade é uma situação de jogo associada à metodologia de resolução de problemas. A concepção de jogo aqui utilizada toma como referência a tendência construtivista do ensino de Matemática. A construção do conhecimento matemático é realizada a partir de problemas geradores de novos conceitos e/ou novos conteúdos. O jogo proposto é original e todos os problemas formulados envolvem situações de jogo. Nossa proposta pode ser utilizada tanto no último ciclo do Ensino Fundamental como também no Ensino Médio e pode subsidiar a prática de professores que ensinam conceitos básicos de Probabilidade. Palavras-chave: Ensino-aprendizagem. Jogos. Resolução de Problemas. Probabilidade. A Proposal for the Study of Classical Conception of Probability Abstract We present in this paper a pedagogical-didactic proposal for the teaching of Laplace Probability. The starting point for building the concept of probability is a game situation associated with the methodology of problem-solving. The theoretical reference for the concept of game is constructivist teaching of mathematics. Mathematical knowledge is constructed based on problems that generate new concepts and / or new content. The proposed game is original. Our proposal can be used both in the last cycle of basic education but also in high school, and may inform the practice of teachers who teach basic concepts of probability. Keywords: Teaching and learning. Games. Problem Solving. Probability.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5110
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5110
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5110/4026
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 24 n. 39 (2011): Edição Temática - Educação Estatística; p. 607-628
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215873987805184