Contribuições do projeto piloto à coleta de dados em pesquisas na área de educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luis Henrique
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Oliveira, Anna Augusta Sampaio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7584
Resumo: No presente artigo tratamos da importância do Projeto Piloto como recurso fundamental para análise do planejamento e dos procedimentos que serão adotados na construção de fontes verdadeiramente científicas através de entrevistas na área de educação. Para tanto, apresentamos toda a trajetória de planejamento, aplicação, análise e reestruturação das entrevistas que utilizamos como recurso para coleta de dados em uma dissertação de Mestrado cujo foco foi a análise da concepção do êxito no ensino de história para alunos com deficiência intelectual em uma Diretoria Regional de Educação do interior do Estado do São Paulo. Os resultados demonstraram que a entrevista é de fato um importante recurso para coleta de dados em pesquisas que envolvem a participação de alunos com deficiência intelectual e seus respectivos professores, porém, necessita ser amplamente planejada de forma a reduzir a chance de interferência de diversos fatores que, por suas características, são capazes de comprometer a amostra e, consequentemente, a fidedignidade esperada nos trabalhos acadêmicos.
id UNESP-15_2baf370dc19a106e1a7d4d42b7896bd6
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7584
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Contribuições do projeto piloto à coleta de dados em pesquisas na área de educaçãoNo presente artigo tratamos da importância do Projeto Piloto como recurso fundamental para análise do planejamento e dos procedimentos que serão adotados na construção de fontes verdadeiramente científicas através de entrevistas na área de educação. Para tanto, apresentamos toda a trajetória de planejamento, aplicação, análise e reestruturação das entrevistas que utilizamos como recurso para coleta de dados em uma dissertação de Mestrado cujo foco foi a análise da concepção do êxito no ensino de história para alunos com deficiência intelectual em uma Diretoria Regional de Educação do interior do Estado do São Paulo. Os resultados demonstraram que a entrevista é de fato um importante recurso para coleta de dados em pesquisas que envolvem a participação de alunos com deficiência intelectual e seus respectivos professores, porém, necessita ser amplamente planejada de forma a reduzir a chance de interferência de diversos fatores que, por suas características, são capazes de comprometer a amostra e, consequentemente, a fidedignidade esperada nos trabalhos acadêmicos.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2015-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/758410.21723/riaee.v10i1.7584Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.10, n.1, jan./mar. (2015); 225-245Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.10, n.1, jan./mar. (2015); 225-2451982-55872446-860610.21723/riaee.v10i1reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7584/5361Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Luis HenriqueOliveira, Anna Augusta Sampaio2017-11-09T12:19:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7584Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-09T12:19:10Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições do projeto piloto à coleta de dados em pesquisas na área de educação
title Contribuições do projeto piloto à coleta de dados em pesquisas na área de educação
spellingShingle Contribuições do projeto piloto à coleta de dados em pesquisas na área de educação
Silva, Luis Henrique
title_short Contribuições do projeto piloto à coleta de dados em pesquisas na área de educação
title_full Contribuições do projeto piloto à coleta de dados em pesquisas na área de educação
title_fullStr Contribuições do projeto piloto à coleta de dados em pesquisas na área de educação
title_full_unstemmed Contribuições do projeto piloto à coleta de dados em pesquisas na área de educação
title_sort Contribuições do projeto piloto à coleta de dados em pesquisas na área de educação
author Silva, Luis Henrique
author_facet Silva, Luis Henrique
Oliveira, Anna Augusta Sampaio
author_role author
author2 Oliveira, Anna Augusta Sampaio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Luis Henrique
Oliveira, Anna Augusta Sampaio
description No presente artigo tratamos da importância do Projeto Piloto como recurso fundamental para análise do planejamento e dos procedimentos que serão adotados na construção de fontes verdadeiramente científicas através de entrevistas na área de educação. Para tanto, apresentamos toda a trajetória de planejamento, aplicação, análise e reestruturação das entrevistas que utilizamos como recurso para coleta de dados em uma dissertação de Mestrado cujo foco foi a análise da concepção do êxito no ensino de história para alunos com deficiência intelectual em uma Diretoria Regional de Educação do interior do Estado do São Paulo. Os resultados demonstraram que a entrevista é de fato um importante recurso para coleta de dados em pesquisas que envolvem a participação de alunos com deficiência intelectual e seus respectivos professores, porém, necessita ser amplamente planejada de forma a reduzir a chance de interferência de diversos fatores que, por suas características, são capazes de comprometer a amostra e, consequentemente, a fidedignidade esperada nos trabalhos acadêmicos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7584
10.21723/riaee.v10i1.7584
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7584
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v10i1.7584
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7584/5361
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.10, n.1, jan./mar. (2015); 225-245
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.10, n.1, jan./mar. (2015); 225-245
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v10i1
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215853928546304