O Twitter na coleta de dados na pesquisa qualitativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mercado, Luis Paulo Leopoldo
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Silva, Ivanderson Pereira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12378
Resumo: O artigo apresenta a experiência realizada com atividade de promover uma entrevista com o autor de uma determinada pesquisa publicada utilizando como meio de comunicação o site de rede social Twitter, explorando-o desta forma, como ferramenta de suporte à coleta de dados para a pesquisa qualitativa online. Investiga as potencialidades desta ferramenta para suporte à pesquisa qualitativa. A análise partiu do conceito de redes sociais na internet, suas características, classificação, topologias, e a definição de sites de redes sociais proposto por Recuero (2009), desenvolvendo e analisando o que a literatura traz com relação ao site de rede social Twitter (ZAGO, 2008; CAMARGO, 2008; JAVA et. al., 2007), passando à experiência com a coleta de dados para a pesquisa qualitativa através desta ferramenta de microblog, e finalizando com algumas considerações sobre as potencialidades do Twitter para a Educação.
id UFRGS-7_8077ed72cd91a467c5312715aad17c22
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/12378
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling O Twitter na coleta de dados na pesquisa qualitativaPesquisa QualitativaEducação OnlineTwitterEducação OnlineO artigo apresenta a experiência realizada com atividade de promover uma entrevista com o autor de uma determinada pesquisa publicada utilizando como meio de comunicação o site de rede social Twitter, explorando-o desta forma, como ferramenta de suporte à coleta de dados para a pesquisa qualitativa online. Investiga as potencialidades desta ferramenta para suporte à pesquisa qualitativa. A análise partiu do conceito de redes sociais na internet, suas características, classificação, topologias, e a definição de sites de redes sociais proposto por Recuero (2009), desenvolvendo e analisando o que a literatura traz com relação ao site de rede social Twitter (ZAGO, 2008; CAMARGO, 2008; JAVA et. al., 2007), passando à experiência com a coleta de dados para a pesquisa qualitativa através desta ferramenta de microblog, e finalizando com algumas considerações sobre as potencialidades do Twitter para a Educação.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2013-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/1237810.22456/1982-1654.12378Computers in education: theory & practice; Vol. 16 No. 1 (2013): Technology, Science and SocietyInformática na educação: teoria & prática; v. 16 n. 1 (2013): Tecnologia, Ciência e Sociedade1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12378/25947Mercado, Luis Paulo LeopoldoSilva, Ivanderson Pereira dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-09-08T00:20:47Zoai:seer.ufrgs.br:article/12378Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2013-09-08T00:20:47Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv O Twitter na coleta de dados na pesquisa qualitativa
title O Twitter na coleta de dados na pesquisa qualitativa
spellingShingle O Twitter na coleta de dados na pesquisa qualitativa
Mercado, Luis Paulo Leopoldo
Pesquisa Qualitativa
Educação Online
Twitter
Educação Online
title_short O Twitter na coleta de dados na pesquisa qualitativa
title_full O Twitter na coleta de dados na pesquisa qualitativa
title_fullStr O Twitter na coleta de dados na pesquisa qualitativa
title_full_unstemmed O Twitter na coleta de dados na pesquisa qualitativa
title_sort O Twitter na coleta de dados na pesquisa qualitativa
author Mercado, Luis Paulo Leopoldo
author_facet Mercado, Luis Paulo Leopoldo
Silva, Ivanderson Pereira da
author_role author
author2 Silva, Ivanderson Pereira da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mercado, Luis Paulo Leopoldo
Silva, Ivanderson Pereira da
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa Qualitativa
Educação Online
Twitter
Educação Online
topic Pesquisa Qualitativa
Educação Online
Twitter
Educação Online
description O artigo apresenta a experiência realizada com atividade de promover uma entrevista com o autor de uma determinada pesquisa publicada utilizando como meio de comunicação o site de rede social Twitter, explorando-o desta forma, como ferramenta de suporte à coleta de dados para a pesquisa qualitativa online. Investiga as potencialidades desta ferramenta para suporte à pesquisa qualitativa. A análise partiu do conceito de redes sociais na internet, suas características, classificação, topologias, e a definição de sites de redes sociais proposto por Recuero (2009), desenvolvendo e analisando o que a literatura traz com relação ao site de rede social Twitter (ZAGO, 2008; CAMARGO, 2008; JAVA et. al., 2007), passando à experiência com a coleta de dados para a pesquisa qualitativa através desta ferramenta de microblog, e finalizando com algumas considerações sobre as potencialidades do Twitter para a Educação.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12378
10.22456/1982-1654.12378
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12378
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.12378
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12378/25947
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 16 No. 1 (2013): Technology, Science and Society
Informática na educação: teoria & prática; v. 16 n. 1 (2013): Tecnologia, Ciência e Sociedade
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766182251724800