Formação de professores, competências e saberes para atividade docente na Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Joana Angélica Bernardo de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/436
Resumo: A educação infantil tem conquistado visibilidade no cenário brasileiro, através de mobilizações por parte dos profissionais, discussões acadêmicas e avanços legais. A Constituição de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases, passaram a considerar a Educação Infantil a primeira etapa da educação Básica, ampliando e garantindo na lei, aos profissionais, formação inicial adequada e de qualidade. Nota-se que no Brasil, a garantia de leis e propostas para que o professor de Educação Infantil, tenha uma formação adequada, é um avanço, pois historicamente o trabalho destinado às crianças era baseado apenas na assistência sem nenhum preparo ou estudo específico para isto. No entanto, ainda existem problemas com os cursos de formação docente. Neste trabalho pretendo apontar caminhos para formação do profissional de educação Infantil, entendendo que o seu papel profissional, está relacionado com cuidar e educar; e seu perfil, precisa ser de pesquisador, critico e reflexivo da sua própria prática.
id UNESP-15_3224367d67add92f81c523253f10aed2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/436
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Formação de professores, competências e saberes para atividade docente na Educação InfantilA educação infantil tem conquistado visibilidade no cenário brasileiro, através de mobilizações por parte dos profissionais, discussões acadêmicas e avanços legais. A Constituição de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases, passaram a considerar a Educação Infantil a primeira etapa da educação Básica, ampliando e garantindo na lei, aos profissionais, formação inicial adequada e de qualidade. Nota-se que no Brasil, a garantia de leis e propostas para que o professor de Educação Infantil, tenha uma formação adequada, é um avanço, pois historicamente o trabalho destinado às crianças era baseado apenas na assistência sem nenhum preparo ou estudo específico para isto. No entanto, ainda existem problemas com os cursos de formação docente. Neste trabalho pretendo apontar caminhos para formação do profissional de educação Infantil, entendendo que o seu papel profissional, está relacionado com cuidar e educar; e seu perfil, precisa ser de pesquisador, critico e reflexivo da sua própria prática.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2007-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/43610.21723/riaee.v1i1.436Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 1 Núm. 1 (2006); 113-122Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 1 n. 1 (2006); 113-1221982-55872446-860610.21723/riaee.v1i1reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/436/316Copyright (c) 2007 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Joana Angélica Bernardo de2017-11-07T18:06:53Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/436Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-07T18:06:53Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores, competências e saberes para atividade docente na Educação Infantil
title Formação de professores, competências e saberes para atividade docente na Educação Infantil
spellingShingle Formação de professores, competências e saberes para atividade docente na Educação Infantil
Oliveira, Joana Angélica Bernardo de
title_short Formação de professores, competências e saberes para atividade docente na Educação Infantil
title_full Formação de professores, competências e saberes para atividade docente na Educação Infantil
title_fullStr Formação de professores, competências e saberes para atividade docente na Educação Infantil
title_full_unstemmed Formação de professores, competências e saberes para atividade docente na Educação Infantil
title_sort Formação de professores, competências e saberes para atividade docente na Educação Infantil
author Oliveira, Joana Angélica Bernardo de
author_facet Oliveira, Joana Angélica Bernardo de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Joana Angélica Bernardo de
description A educação infantil tem conquistado visibilidade no cenário brasileiro, através de mobilizações por parte dos profissionais, discussões acadêmicas e avanços legais. A Constituição de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases, passaram a considerar a Educação Infantil a primeira etapa da educação Básica, ampliando e garantindo na lei, aos profissionais, formação inicial adequada e de qualidade. Nota-se que no Brasil, a garantia de leis e propostas para que o professor de Educação Infantil, tenha uma formação adequada, é um avanço, pois historicamente o trabalho destinado às crianças era baseado apenas na assistência sem nenhum preparo ou estudo específico para isto. No entanto, ainda existem problemas com os cursos de formação docente. Neste trabalho pretendo apontar caminhos para formação do profissional de educação Infantil, entendendo que o seu papel profissional, está relacionado com cuidar e educar; e seu perfil, precisa ser de pesquisador, critico e reflexivo da sua própria prática.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/436
10.21723/riaee.v1i1.436
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/436
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v1i1.436
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/436/316
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2007 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2007 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 1 Núm. 1 (2006); 113-122
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 1 n. 1 (2006); 113-122
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v1i1
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215852144918528