Práticas culturais de quatro professores do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por spa |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11778 |
Resumo: | O presente artigo analisa as práticas culturais de quatro professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Com base na noção bourdieusiana de prática, procura-se compreender as preferências relacionadas com: saídas culturais, consumo cultural, leitura, música, artes plásticas, tv, cinema e escrita; além de aspectos do lazer e da sociabilidade. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semidiretivas de longa duração e apresentados na forma de perfis culturais individuais. As práticas culturais dos professores entrevistados possuem limitações em relação ao acesso por diferentes contextos, como o local de residência, a renda familiar e o desconhecimento ou conhecimento limitado em relação à fruição de algumas práticas. |
id |
UNESP-15_4e42ce7af0ba7bee1a8a5edaf7647211 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11778 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas culturais de quatro professores do ensino fundamentalPráticas culturaisProfessorEnsino FundamentalO presente artigo analisa as práticas culturais de quatro professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Com base na noção bourdieusiana de prática, procura-se compreender as preferências relacionadas com: saídas culturais, consumo cultural, leitura, música, artes plásticas, tv, cinema e escrita; além de aspectos do lazer e da sociabilidade. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semidiretivas de longa duração e apresentados na forma de perfis culturais individuais. As práticas culturais dos professores entrevistados possuem limitações em relação ao acesso por diferentes contextos, como o local de residência, a renda familiar e o desconhecimento ou conhecimento limitado em relação à fruição de algumas práticas.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2018-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/xmlhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/1177810.21723/riaee.unesp.v13.n4.out/dez.2018.11778Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.13, n.4, out./dez. (2018); 1851-1865Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.13, n.4, out./dez. (2018); 1851-18651982-55872446-860610.21723/riaee.unesp.v13.n4.out/dez.2018reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporspahttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11778/7701https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11778/7702https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11778/7760Copyright (c) 2018 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSuficier, Darbi MassonMuzzeti, Luci ReginaLeão, Andreza Marques De Castro2018-11-17T02:26:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11778Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2018-11-17T02:26:18Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas culturais de quatro professores do ensino fundamental |
title |
Práticas culturais de quatro professores do ensino fundamental |
spellingShingle |
Práticas culturais de quatro professores do ensino fundamental Suficier, Darbi Masson Práticas culturais Professor Ensino Fundamental |
title_short |
Práticas culturais de quatro professores do ensino fundamental |
title_full |
Práticas culturais de quatro professores do ensino fundamental |
title_fullStr |
Práticas culturais de quatro professores do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Práticas culturais de quatro professores do ensino fundamental |
title_sort |
Práticas culturais de quatro professores do ensino fundamental |
author |
Suficier, Darbi Masson |
author_facet |
Suficier, Darbi Masson Muzzeti, Luci Regina Leão, Andreza Marques De Castro |
author_role |
author |
author2 |
Muzzeti, Luci Regina Leão, Andreza Marques De Castro |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Suficier, Darbi Masson Muzzeti, Luci Regina Leão, Andreza Marques De Castro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas culturais Professor Ensino Fundamental |
topic |
Práticas culturais Professor Ensino Fundamental |
description |
O presente artigo analisa as práticas culturais de quatro professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Com base na noção bourdieusiana de prática, procura-se compreender as preferências relacionadas com: saídas culturais, consumo cultural, leitura, música, artes plásticas, tv, cinema e escrita; além de aspectos do lazer e da sociabilidade. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semidiretivas de longa duração e apresentados na forma de perfis culturais individuais. As práticas culturais dos professores entrevistados possuem limitações em relação ao acesso por diferentes contextos, como o local de residência, a renda familiar e o desconhecimento ou conhecimento limitado em relação à fruição de algumas práticas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11778 10.21723/riaee.unesp.v13.n4.out/dez.2018.11778 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11778 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.unesp.v13.n4.out/dez.2018.11778 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por spa |
language |
por spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11778/7701 https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11778/7702 https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11778/7760 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.13, n.4, out./dez. (2018); 1851-1865 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.13, n.4, out./dez. (2018); 1851-1865 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.unesp.v13.n4.out/dez.2018 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1800215856730341376 |