Práticas culturais de quatro professores do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Suficier, Darbi Masson
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Muzzeti, Luci Regina, Leão, Andreza Marques De Castro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
spa
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11778
Resumo: O presente artigo analisa as práticas culturais de quatro professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Com base na noção bourdieusiana de prática, procura-se compreender as preferências relacionadas com: saídas culturais, consumo cultural, leitura, música, artes plásticas, tv, cinema e escrita; além de aspectos do lazer e da sociabilidade. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semidiretivas de longa duração e apresentados na forma de perfis culturais individuais. As práticas culturais dos professores entrevistados possuem limitações em relação ao acesso por diferentes contextos, como o local de residência, a renda familiar e o desconhecimento ou conhecimento limitado em relação à fruição de algumas práticas.
id UNESP-15_4e42ce7af0ba7bee1a8a5edaf7647211
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11778
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Práticas culturais de quatro professores do ensino fundamentalPráticas culturaisProfessorEnsino FundamentalO presente artigo analisa as práticas culturais de quatro professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Com base na noção bourdieusiana de prática, procura-se compreender as preferências relacionadas com: saídas culturais, consumo cultural, leitura, música, artes plásticas, tv, cinema e escrita; além de aspectos do lazer e da sociabilidade. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semidiretivas de longa duração e apresentados na forma de perfis culturais individuais. As práticas culturais dos professores entrevistados possuem limitações em relação ao acesso por diferentes contextos, como o local de residência, a renda familiar e o desconhecimento ou conhecimento limitado em relação à fruição de algumas práticas.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2018-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/xmlhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/1177810.21723/riaee.unesp.v13.n4.out/dez.2018.11778Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.13, n.4, out./dez. (2018); 1851-1865Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.13, n.4, out./dez. (2018); 1851-18651982-55872446-860610.21723/riaee.unesp.v13.n4.out/dez.2018reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporspahttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11778/7701https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11778/7702https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11778/7760Copyright (c) 2018 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSuficier, Darbi MassonMuzzeti, Luci ReginaLeão, Andreza Marques De Castro2018-11-17T02:26:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11778Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2018-11-17T02:26:18Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas culturais de quatro professores do ensino fundamental
title Práticas culturais de quatro professores do ensino fundamental
spellingShingle Práticas culturais de quatro professores do ensino fundamental
Suficier, Darbi Masson
Práticas culturais
Professor
Ensino Fundamental
title_short Práticas culturais de quatro professores do ensino fundamental
title_full Práticas culturais de quatro professores do ensino fundamental
title_fullStr Práticas culturais de quatro professores do ensino fundamental
title_full_unstemmed Práticas culturais de quatro professores do ensino fundamental
title_sort Práticas culturais de quatro professores do ensino fundamental
author Suficier, Darbi Masson
author_facet Suficier, Darbi Masson
Muzzeti, Luci Regina
Leão, Andreza Marques De Castro
author_role author
author2 Muzzeti, Luci Regina
Leão, Andreza Marques De Castro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Suficier, Darbi Masson
Muzzeti, Luci Regina
Leão, Andreza Marques De Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas culturais
Professor
Ensino Fundamental
topic Práticas culturais
Professor
Ensino Fundamental
description O presente artigo analisa as práticas culturais de quatro professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Com base na noção bourdieusiana de prática, procura-se compreender as preferências relacionadas com: saídas culturais, consumo cultural, leitura, música, artes plásticas, tv, cinema e escrita; além de aspectos do lazer e da sociabilidade. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semidiretivas de longa duração e apresentados na forma de perfis culturais individuais. As práticas culturais dos professores entrevistados possuem limitações em relação ao acesso por diferentes contextos, como o local de residência, a renda familiar e o desconhecimento ou conhecimento limitado em relação à fruição de algumas práticas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11778
10.21723/riaee.unesp.v13.n4.out/dez.2018.11778
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11778
identifier_str_mv 10.21723/riaee.unesp.v13.n4.out/dez.2018.11778
dc.language.iso.fl_str_mv por
spa
language por
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11778/7701
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11778/7702
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11778/7760
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.13, n.4, out./dez. (2018); 1851-1865
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.13, n.4, out./dez. (2018); 1851-1865
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.unesp.v13.n4.out/dez.2018
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215856730341376