Inclusão de alunos com deficiência nos anos iniciais do ensino fundamental: algumas considerações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7641 |
Resumo: | O presente texto visa discutir, mesmo que de uma forma breve, a inclusão na escola regular de alunos com deficiência. Para isto, buscou-se uma fundamentação baseada, na análise de documentos legais que tratam da política pública da inclusão escolar de alunos com deficiência no Brasil, bem como em autores que tratam da temática. O texto trata ainda do processo de ensino e aprendizagem, bem como do fracasso escolar, considerando o cotidiano escolar, o estilo de gestão escolar e as práticas pedagógicas presentes na escola pública, como categorias relevantes no processo de inclusão escolar de alunos com deficiência. |
id |
UNESP-15_5801c7ea9544901322e5c5f908c70e6a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7641 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Inclusão de alunos com deficiência nos anos iniciais do ensino fundamental: algumas consideraçõesO presente texto visa discutir, mesmo que de uma forma breve, a inclusão na escola regular de alunos com deficiência. Para isto, buscou-se uma fundamentação baseada, na análise de documentos legais que tratam da política pública da inclusão escolar de alunos com deficiência no Brasil, bem como em autores que tratam da temática. O texto trata ainda do processo de ensino e aprendizagem, bem como do fracasso escolar, considerando o cotidiano escolar, o estilo de gestão escolar e as práticas pedagógicas presentes na escola pública, como categorias relevantes no processo de inclusão escolar de alunos com deficiência.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2015-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/764110.21723/riaee.v10i1.7641Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.10, n.1, jan./mar. (2015); 197-214Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.10, n.1, jan./mar. (2015); 197-2141982-55872446-860610.21723/riaee.v10i1reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7641/5359Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFarias, Elizabeth Regina Streisky deCruz, Gilmar de CarvalhoSchastai, Marta Burda2017-11-09T12:19:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7641Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-09T12:19:10Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inclusão de alunos com deficiência nos anos iniciais do ensino fundamental: algumas considerações |
title |
Inclusão de alunos com deficiência nos anos iniciais do ensino fundamental: algumas considerações |
spellingShingle |
Inclusão de alunos com deficiência nos anos iniciais do ensino fundamental: algumas considerações Farias, Elizabeth Regina Streisky de |
title_short |
Inclusão de alunos com deficiência nos anos iniciais do ensino fundamental: algumas considerações |
title_full |
Inclusão de alunos com deficiência nos anos iniciais do ensino fundamental: algumas considerações |
title_fullStr |
Inclusão de alunos com deficiência nos anos iniciais do ensino fundamental: algumas considerações |
title_full_unstemmed |
Inclusão de alunos com deficiência nos anos iniciais do ensino fundamental: algumas considerações |
title_sort |
Inclusão de alunos com deficiência nos anos iniciais do ensino fundamental: algumas considerações |
author |
Farias, Elizabeth Regina Streisky de |
author_facet |
Farias, Elizabeth Regina Streisky de Cruz, Gilmar de Carvalho Schastai, Marta Burda |
author_role |
author |
author2 |
Cruz, Gilmar de Carvalho Schastai, Marta Burda |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Farias, Elizabeth Regina Streisky de Cruz, Gilmar de Carvalho Schastai, Marta Burda |
description |
O presente texto visa discutir, mesmo que de uma forma breve, a inclusão na escola regular de alunos com deficiência. Para isto, buscou-se uma fundamentação baseada, na análise de documentos legais que tratam da política pública da inclusão escolar de alunos com deficiência no Brasil, bem como em autores que tratam da temática. O texto trata ainda do processo de ensino e aprendizagem, bem como do fracasso escolar, considerando o cotidiano escolar, o estilo de gestão escolar e as práticas pedagógicas presentes na escola pública, como categorias relevantes no processo de inclusão escolar de alunos com deficiência. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7641 10.21723/riaee.v10i1.7641 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7641 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v10i1.7641 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7641/5359 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.10, n.1, jan./mar. (2015); 197-214 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.10, n.1, jan./mar. (2015); 197-214 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v10i1 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1800215853948469248 |