Inclusão de alunos com deficiência nos anos iniciais do ensino fundamental: algumas considerações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Elizabeth Regina Streisky de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Cruz, Gilmar de Carvalho, Schastai, Marta Burda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7641
Resumo: O presente texto visa discutir, mesmo que de uma forma breve, a inclusão na escola regular de alunos com deficiência. Para isto, buscou-se uma fundamentação baseada, na análise de documentos legais que tratam da política pública da inclusão escolar de alunos com deficiência no Brasil, bem como em autores que tratam da temática. O texto trata ainda do processo de ensino e aprendizagem, bem como do fracasso escolar, considerando o cotidiano escolar, o estilo de gestão escolar e as práticas pedagógicas presentes na escola pública, como categorias relevantes no processo de inclusão escolar de alunos com deficiência.
id UNESP-15_5801c7ea9544901322e5c5f908c70e6a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7641
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Inclusão de alunos com deficiência nos anos iniciais do ensino fundamental: algumas consideraçõesO presente texto visa discutir, mesmo que de uma forma breve, a inclusão na escola regular de alunos com deficiência. Para isto, buscou-se uma fundamentação baseada, na análise de documentos legais que tratam da política pública da inclusão escolar de alunos com deficiência no Brasil, bem como em autores que tratam da temática. O texto trata ainda do processo de ensino e aprendizagem, bem como do fracasso escolar, considerando o cotidiano escolar, o estilo de gestão escolar e as práticas pedagógicas presentes na escola pública, como categorias relevantes no processo de inclusão escolar de alunos com deficiência.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2015-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/764110.21723/riaee.v10i1.7641Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.10, n.1, jan./mar. (2015); 197-214Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.10, n.1, jan./mar. (2015); 197-2141982-55872446-860610.21723/riaee.v10i1reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7641/5359Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFarias, Elizabeth Regina Streisky deCruz, Gilmar de CarvalhoSchastai, Marta Burda2017-11-09T12:19:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7641Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-09T12:19:10Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão de alunos com deficiência nos anos iniciais do ensino fundamental: algumas considerações
title Inclusão de alunos com deficiência nos anos iniciais do ensino fundamental: algumas considerações
spellingShingle Inclusão de alunos com deficiência nos anos iniciais do ensino fundamental: algumas considerações
Farias, Elizabeth Regina Streisky de
title_short Inclusão de alunos com deficiência nos anos iniciais do ensino fundamental: algumas considerações
title_full Inclusão de alunos com deficiência nos anos iniciais do ensino fundamental: algumas considerações
title_fullStr Inclusão de alunos com deficiência nos anos iniciais do ensino fundamental: algumas considerações
title_full_unstemmed Inclusão de alunos com deficiência nos anos iniciais do ensino fundamental: algumas considerações
title_sort Inclusão de alunos com deficiência nos anos iniciais do ensino fundamental: algumas considerações
author Farias, Elizabeth Regina Streisky de
author_facet Farias, Elizabeth Regina Streisky de
Cruz, Gilmar de Carvalho
Schastai, Marta Burda
author_role author
author2 Cruz, Gilmar de Carvalho
Schastai, Marta Burda
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Elizabeth Regina Streisky de
Cruz, Gilmar de Carvalho
Schastai, Marta Burda
description O presente texto visa discutir, mesmo que de uma forma breve, a inclusão na escola regular de alunos com deficiência. Para isto, buscou-se uma fundamentação baseada, na análise de documentos legais que tratam da política pública da inclusão escolar de alunos com deficiência no Brasil, bem como em autores que tratam da temática. O texto trata ainda do processo de ensino e aprendizagem, bem como do fracasso escolar, considerando o cotidiano escolar, o estilo de gestão escolar e as práticas pedagógicas presentes na escola pública, como categorias relevantes no processo de inclusão escolar de alunos com deficiência.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7641
10.21723/riaee.v10i1.7641
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7641
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v10i1.7641
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7641/5359
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.10, n.1, jan./mar. (2015); 197-214
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.10, n.1, jan./mar. (2015); 197-214
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v10i1
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215853948469248