Baixo rendimento escolar e progressão continuada: concepções de alunos, professores e responsáveis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2681 |
Resumo: | Este trabalho objetiva analisar as concepções de professoras, crianças e adultos responsáveis por crianças sobre as temáticas de rendimento escolar e Progressão Continuada. O referencial teórico adotado é a perspectiva bioecológica de Bronfenbrenner. O estudo ocorre em uma cidade do interior de São Paulo/ Brasil, tendo como sujeitos seis famílias e seis crianças - que estavam no final do ciclo I do Ensino Fundamental e que apresentavam um baixo rendimento escolar - e suas respectivas professoras. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas e observações do cotidiano escolar. As análises indicam que professoras, alunos e responsáveis sofrem com o baixo rendimento da criança, apesar de demonstrarem diferentes concepções e ações frente a essa realidade. Quanto à progressão continuada, podese afirmar que as docentes discordam de tal política, afirmando que foi implantada autoritariamente. Por outro lado, pode-se constatar que adultos responsáveis e crianças não possuem informações sobre a progressão continuada e apontam como negativa a promoção automática que vem ocorrendo no processo de escolarização. Cabe destacar que é evidente a divergência de informações entre as instâncias familiares e escolares, o que indica a necessidade de refletir sobre essa interconexão e buscar novas formas de relações. |
id |
UNESP-15_5b3fe83414d8962839b6ead9fb23d4de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2681 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Baixo rendimento escolar e progressão continuada: concepções de alunos, professores e responsáveisBaixo rendimento escolarProgressão continuadaEnsino fundamentalEste trabalho objetiva analisar as concepções de professoras, crianças e adultos responsáveis por crianças sobre as temáticas de rendimento escolar e Progressão Continuada. O referencial teórico adotado é a perspectiva bioecológica de Bronfenbrenner. O estudo ocorre em uma cidade do interior de São Paulo/ Brasil, tendo como sujeitos seis famílias e seis crianças - que estavam no final do ciclo I do Ensino Fundamental e que apresentavam um baixo rendimento escolar - e suas respectivas professoras. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas e observações do cotidiano escolar. As análises indicam que professoras, alunos e responsáveis sofrem com o baixo rendimento da criança, apesar de demonstrarem diferentes concepções e ações frente a essa realidade. Quanto à progressão continuada, podese afirmar que as docentes discordam de tal política, afirmando que foi implantada autoritariamente. Por outro lado, pode-se constatar que adultos responsáveis e crianças não possuem informações sobre a progressão continuada e apontam como negativa a promoção automática que vem ocorrendo no processo de escolarização. Cabe destacar que é evidente a divergência de informações entre as instâncias familiares e escolares, o que indica a necessidade de refletir sobre essa interconexão e buscar novas formas de relações.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2010-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/268110.21723/riaee.v3i.2681Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 3, n. 1 e 2 (2008); 48-58Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 3, n. 1 e 2 (2008); 48-581982-55872446-860610.21723/riaee.v3ireponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2681/2391Copyright (c) 2010 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarcondes, Keila Hellen BarbatoSigolo, Silvia Regina Ricco Lucato2017-11-07T18:47:35Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2681Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-07T18:47:35Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Baixo rendimento escolar e progressão continuada: concepções de alunos, professores e responsáveis |
title |
Baixo rendimento escolar e progressão continuada: concepções de alunos, professores e responsáveis |
spellingShingle |
Baixo rendimento escolar e progressão continuada: concepções de alunos, professores e responsáveis Marcondes, Keila Hellen Barbato Baixo rendimento escolar Progressão continuada Ensino fundamental |
title_short |
Baixo rendimento escolar e progressão continuada: concepções de alunos, professores e responsáveis |
title_full |
Baixo rendimento escolar e progressão continuada: concepções de alunos, professores e responsáveis |
title_fullStr |
Baixo rendimento escolar e progressão continuada: concepções de alunos, professores e responsáveis |
title_full_unstemmed |
Baixo rendimento escolar e progressão continuada: concepções de alunos, professores e responsáveis |
title_sort |
Baixo rendimento escolar e progressão continuada: concepções de alunos, professores e responsáveis |
author |
Marcondes, Keila Hellen Barbato |
author_facet |
Marcondes, Keila Hellen Barbato Sigolo, Silvia Regina Ricco Lucato |
author_role |
author |
author2 |
Sigolo, Silvia Regina Ricco Lucato |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marcondes, Keila Hellen Barbato Sigolo, Silvia Regina Ricco Lucato |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Baixo rendimento escolar Progressão continuada Ensino fundamental |
topic |
Baixo rendimento escolar Progressão continuada Ensino fundamental |
description |
Este trabalho objetiva analisar as concepções de professoras, crianças e adultos responsáveis por crianças sobre as temáticas de rendimento escolar e Progressão Continuada. O referencial teórico adotado é a perspectiva bioecológica de Bronfenbrenner. O estudo ocorre em uma cidade do interior de São Paulo/ Brasil, tendo como sujeitos seis famílias e seis crianças - que estavam no final do ciclo I do Ensino Fundamental e que apresentavam um baixo rendimento escolar - e suas respectivas professoras. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas e observações do cotidiano escolar. As análises indicam que professoras, alunos e responsáveis sofrem com o baixo rendimento da criança, apesar de demonstrarem diferentes concepções e ações frente a essa realidade. Quanto à progressão continuada, podese afirmar que as docentes discordam de tal política, afirmando que foi implantada autoritariamente. Por outro lado, pode-se constatar que adultos responsáveis e crianças não possuem informações sobre a progressão continuada e apontam como negativa a promoção automática que vem ocorrendo no processo de escolarização. Cabe destacar que é evidente a divergência de informações entre as instâncias familiares e escolares, o que indica a necessidade de refletir sobre essa interconexão e buscar novas formas de relações. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-05-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2681 10.21723/riaee.v3i.2681 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2681 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v3i.2681 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2681/2391 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2010 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2010 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 3, n. 1 e 2 (2008); 48-58 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 3, n. 1 e 2 (2008); 48-58 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v3i reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1800215852200493056 |