Baixo rendimento escolar e progressão continuada: concepções de alunos, professores e responsáveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcondes, Keila Hellen Barbato
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Sigolo, Silvia Regina Ricco Lucato
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2681
Resumo: Este trabalho objetiva analisar as concepções de professoras, crianças e adultos responsáveis por crianças sobre as temáticas de rendimento escolar e Progressão Continuada. O referencial teórico adotado é a perspectiva bioecológica de Bronfenbrenner. O estudo ocorre em uma cidade do interior de São Paulo/ Brasil, tendo como sujeitos seis famílias e seis crianças - que estavam no final do ciclo I do Ensino Fundamental e que apresentavam um baixo rendimento escolar - e suas respectivas professoras. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas e observações do cotidiano escolar. As análises indicam que professoras, alunos e responsáveis sofrem com o baixo rendimento da criança, apesar de demonstrarem diferentes concepções e ações frente a essa realidade. Quanto à progressão continuada, podese afirmar que as docentes discordam de tal política, afirmando que foi implantada autoritariamente. Por outro lado, pode-se constatar que adultos responsáveis e crianças não possuem informações sobre a progressão continuada e apontam como negativa a promoção automática que vem ocorrendo no processo de escolarização. Cabe destacar que é evidente a divergência de informações entre as instâncias familiares e escolares, o que indica a necessidade de refletir sobre essa interconexão e buscar novas formas de relações.
id UNESP-15_5b3fe83414d8962839b6ead9fb23d4de
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2681
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Baixo rendimento escolar e progressão continuada: concepções de alunos, professores e responsáveisBaixo rendimento escolarProgressão continuadaEnsino fundamentalEste trabalho objetiva analisar as concepções de professoras, crianças e adultos responsáveis por crianças sobre as temáticas de rendimento escolar e Progressão Continuada. O referencial teórico adotado é a perspectiva bioecológica de Bronfenbrenner. O estudo ocorre em uma cidade do interior de São Paulo/ Brasil, tendo como sujeitos seis famílias e seis crianças - que estavam no final do ciclo I do Ensino Fundamental e que apresentavam um baixo rendimento escolar - e suas respectivas professoras. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas e observações do cotidiano escolar. As análises indicam que professoras, alunos e responsáveis sofrem com o baixo rendimento da criança, apesar de demonstrarem diferentes concepções e ações frente a essa realidade. Quanto à progressão continuada, podese afirmar que as docentes discordam de tal política, afirmando que foi implantada autoritariamente. Por outro lado, pode-se constatar que adultos responsáveis e crianças não possuem informações sobre a progressão continuada e apontam como negativa a promoção automática que vem ocorrendo no processo de escolarização. Cabe destacar que é evidente a divergência de informações entre as instâncias familiares e escolares, o que indica a necessidade de refletir sobre essa interconexão e buscar novas formas de relações.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2010-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/268110.21723/riaee.v3i.2681Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 3, n. 1 e 2 (2008); 48-58Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 3, n. 1 e 2 (2008); 48-581982-55872446-860610.21723/riaee.v3ireponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2681/2391Copyright (c) 2010 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarcondes, Keila Hellen BarbatoSigolo, Silvia Regina Ricco Lucato2017-11-07T18:47:35Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2681Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-07T18:47:35Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Baixo rendimento escolar e progressão continuada: concepções de alunos, professores e responsáveis
title Baixo rendimento escolar e progressão continuada: concepções de alunos, professores e responsáveis
spellingShingle Baixo rendimento escolar e progressão continuada: concepções de alunos, professores e responsáveis
Marcondes, Keila Hellen Barbato
Baixo rendimento escolar
Progressão continuada
Ensino fundamental
title_short Baixo rendimento escolar e progressão continuada: concepções de alunos, professores e responsáveis
title_full Baixo rendimento escolar e progressão continuada: concepções de alunos, professores e responsáveis
title_fullStr Baixo rendimento escolar e progressão continuada: concepções de alunos, professores e responsáveis
title_full_unstemmed Baixo rendimento escolar e progressão continuada: concepções de alunos, professores e responsáveis
title_sort Baixo rendimento escolar e progressão continuada: concepções de alunos, professores e responsáveis
author Marcondes, Keila Hellen Barbato
author_facet Marcondes, Keila Hellen Barbato
Sigolo, Silvia Regina Ricco Lucato
author_role author
author2 Sigolo, Silvia Regina Ricco Lucato
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcondes, Keila Hellen Barbato
Sigolo, Silvia Regina Ricco Lucato
dc.subject.por.fl_str_mv Baixo rendimento escolar
Progressão continuada
Ensino fundamental
topic Baixo rendimento escolar
Progressão continuada
Ensino fundamental
description Este trabalho objetiva analisar as concepções de professoras, crianças e adultos responsáveis por crianças sobre as temáticas de rendimento escolar e Progressão Continuada. O referencial teórico adotado é a perspectiva bioecológica de Bronfenbrenner. O estudo ocorre em uma cidade do interior de São Paulo/ Brasil, tendo como sujeitos seis famílias e seis crianças - que estavam no final do ciclo I do Ensino Fundamental e que apresentavam um baixo rendimento escolar - e suas respectivas professoras. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas e observações do cotidiano escolar. As análises indicam que professoras, alunos e responsáveis sofrem com o baixo rendimento da criança, apesar de demonstrarem diferentes concepções e ações frente a essa realidade. Quanto à progressão continuada, podese afirmar que as docentes discordam de tal política, afirmando que foi implantada autoritariamente. Por outro lado, pode-se constatar que adultos responsáveis e crianças não possuem informações sobre a progressão continuada e apontam como negativa a promoção automática que vem ocorrendo no processo de escolarização. Cabe destacar que é evidente a divergência de informações entre as instâncias familiares e escolares, o que indica a necessidade de refletir sobre essa interconexão e buscar novas formas de relações.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-05-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2681
10.21723/riaee.v3i.2681
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2681
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v3i.2681
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2681/2391
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2010 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2010 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 3, n. 1 e 2 (2008); 48-58
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 3, n. 1 e 2 (2008); 48-58
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v3i
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215852200493056