Inclusion and early childhood education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giroto, Claudia Regina Mosca
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Vitta, Fabiana Cristina Frigieri de, Araujo, Luciana Aparacida de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
spa
eng
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12214
Resumo: O direito de todos à educação de qualidade tem se constituído em meta nas políticas públicas sociais, frente às desigualdades engendradas pelas/nas condições de existência humana, o que, sem dúvida, configurou avanços direcionados a minimizar essas desigualdades. Entretanto, equívocos e contradições persistem, no que diz respeito à esfera educacional, tensionando o debate acerca das possibilidades de superação dessas desigualdades e de garantia desse direito, determinando, também, retrocessos que, indubitavelmente, afetam a inclusão de crianças da Educação Infantil nos processos educativos, a depender da maneira como tais processos são compreendidos e de como isso se refrata no trabalho educativo.
id UNESP-15_5e329ca093dbef523ecfbc304c73d956
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12214
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Inclusion and early childhood educationInclusión y educación infantilInclusão e educação infantilO direito de todos à educação de qualidade tem se constituído em meta nas políticas públicas sociais, frente às desigualdades engendradas pelas/nas condições de existência humana, o que, sem dúvida, configurou avanços direcionados a minimizar essas desigualdades. Entretanto, equívocos e contradições persistem, no que diz respeito à esfera educacional, tensionando o debate acerca das possibilidades de superação dessas desigualdades e de garantia desse direito, determinando, também, retrocessos que, indubitavelmente, afetam a inclusão de crianças da Educação Infantil nos processos educativos, a depender da maneira como tais processos são compreendidos e de como isso se refrata no trabalho educativo.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2019-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/xmlhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/1221410.21723/riaee.v14iesp.1.12214Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; (2019) v .14, n. esp. 1, abr. - Dossiê Inclusão e Educação Infantil; 635-640Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; (2019) v .14, n. esp. 1, abr. - Dossiê Inclusão e Educação Infantil; 635-6401982-55872446-860610.21723/riaee.v14iesp.1reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporspaenghttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12214/8044https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12214/8045https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12214/8046https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12214/8921Copyright (c) 2018 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGiroto, Claudia Regina MoscaVitta, Fabiana Cristina Frigieri deAraujo, Luciana Aparacida de2020-12-04T00:16:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12214Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2020-12-04T00:16:43Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusion and early childhood education
Inclusión y educación infantil
Inclusão e educação infantil
title Inclusion and early childhood education
spellingShingle Inclusion and early childhood education
Giroto, Claudia Regina Mosca
title_short Inclusion and early childhood education
title_full Inclusion and early childhood education
title_fullStr Inclusion and early childhood education
title_full_unstemmed Inclusion and early childhood education
title_sort Inclusion and early childhood education
author Giroto, Claudia Regina Mosca
author_facet Giroto, Claudia Regina Mosca
Vitta, Fabiana Cristina Frigieri de
Araujo, Luciana Aparacida de
author_role author
author2 Vitta, Fabiana Cristina Frigieri de
Araujo, Luciana Aparacida de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Giroto, Claudia Regina Mosca
Vitta, Fabiana Cristina Frigieri de
Araujo, Luciana Aparacida de
description O direito de todos à educação de qualidade tem se constituído em meta nas políticas públicas sociais, frente às desigualdades engendradas pelas/nas condições de existência humana, o que, sem dúvida, configurou avanços direcionados a minimizar essas desigualdades. Entretanto, equívocos e contradições persistem, no que diz respeito à esfera educacional, tensionando o debate acerca das possibilidades de superação dessas desigualdades e de garantia desse direito, determinando, também, retrocessos que, indubitavelmente, afetam a inclusão de crianças da Educação Infantil nos processos educativos, a depender da maneira como tais processos são compreendidos e de como isso se refrata no trabalho educativo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12214
10.21723/riaee.v14iesp.1.12214
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12214
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v14iesp.1.12214
dc.language.iso.fl_str_mv por
spa
eng
language por
spa
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12214/8044
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12214/8045
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12214/8046
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12214/8921
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; (2019) v .14, n. esp. 1, abr. - Dossiê Inclusão e Educação Infantil; 635-640
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; (2019) v .14, n. esp. 1, abr. - Dossiê Inclusão e Educação Infantil; 635-640
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v14iesp.1
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215857181229056