Melhorando o processo de ensino e aprendizado em cursos de graduação na área de computação por meio da utilização de edublogs

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Alberto Sampaio
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Andriola, Wagner Bandeira, Tavares, Wladimir Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8094
Resumo: A utilização de blogs como ferramenta pedagógica de apoio ao processo de ensino e aprendizado tem sido temática debatida pelos pesquisadores na área de educação. Esse trabalho apresenta um estudo sobre a utilização dos blogs como instrumento mediador do processo de ensino e aprendizado em cursos de graduação na área de computação. Foram avaliados três blogs utilizados por alunos em cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Avaliou-se os problemas e os cenários de sucesso, onde o emprego desta ferramenta pedagógica proporcionou aumento da motivação dos alunos, melhoria no processo de comunicação entre os atores envolvidos, gerando melhores resultados de aprendizagem dos alunos e melhores avaliações do ensino dos professores.
id UNESP-15_6220ccfb727a3aea533328929f76e3b1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8094
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Melhorando o processo de ensino e aprendizado em cursos de graduação na área de computação por meio da utilização de edublogsA utilização de blogs como ferramenta pedagógica de apoio ao processo de ensino e aprendizado tem sido temática debatida pelos pesquisadores na área de educação. Esse trabalho apresenta um estudo sobre a utilização dos blogs como instrumento mediador do processo de ensino e aprendizado em cursos de graduação na área de computação. Foram avaliados três blogs utilizados por alunos em cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Avaliou-se os problemas e os cenários de sucesso, onde o emprego desta ferramenta pedagógica proporcionou aumento da motivação dos alunos, melhoria no processo de comunicação entre os atores envolvidos, gerando melhores resultados de aprendizagem dos alunos e melhores avaliações do ensino dos professores.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2015-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/809410.21723/riaee.v10i3.8094Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.10, n.3, jul./set. (2015); 816-841Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.10, n.3, jul./set. (2015); 816-8411982-55872446-860610.21723/riaee.v10i3reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8094/5499Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Alberto SampaioAndriola, Wagner BandeiraTavares, Wladimir Araújo2017-11-09T12:19:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8094Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-09T12:19:33Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Melhorando o processo de ensino e aprendizado em cursos de graduação na área de computação por meio da utilização de edublogs
title Melhorando o processo de ensino e aprendizado em cursos de graduação na área de computação por meio da utilização de edublogs
spellingShingle Melhorando o processo de ensino e aprendizado em cursos de graduação na área de computação por meio da utilização de edublogs
Lima, Alberto Sampaio
title_short Melhorando o processo de ensino e aprendizado em cursos de graduação na área de computação por meio da utilização de edublogs
title_full Melhorando o processo de ensino e aprendizado em cursos de graduação na área de computação por meio da utilização de edublogs
title_fullStr Melhorando o processo de ensino e aprendizado em cursos de graduação na área de computação por meio da utilização de edublogs
title_full_unstemmed Melhorando o processo de ensino e aprendizado em cursos de graduação na área de computação por meio da utilização de edublogs
title_sort Melhorando o processo de ensino e aprendizado em cursos de graduação na área de computação por meio da utilização de edublogs
author Lima, Alberto Sampaio
author_facet Lima, Alberto Sampaio
Andriola, Wagner Bandeira
Tavares, Wladimir Araújo
author_role author
author2 Andriola, Wagner Bandeira
Tavares, Wladimir Araújo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Alberto Sampaio
Andriola, Wagner Bandeira
Tavares, Wladimir Araújo
description A utilização de blogs como ferramenta pedagógica de apoio ao processo de ensino e aprendizado tem sido temática debatida pelos pesquisadores na área de educação. Esse trabalho apresenta um estudo sobre a utilização dos blogs como instrumento mediador do processo de ensino e aprendizado em cursos de graduação na área de computação. Foram avaliados três blogs utilizados por alunos em cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Avaliou-se os problemas e os cenários de sucesso, onde o emprego desta ferramenta pedagógica proporcionou aumento da motivação dos alunos, melhoria no processo de comunicação entre os atores envolvidos, gerando melhores resultados de aprendizagem dos alunos e melhores avaliações do ensino dos professores.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8094
10.21723/riaee.v10i3.8094
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8094
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v10i3.8094
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8094/5499
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.10, n.3, jul./set. (2015); 816-841
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.10, n.3, jul./set. (2015); 816-841
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v10i3
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215854034452480