Melhorando o processo de ensino e aprendizado em cursos de graduação na área de computação por meio da utilização de edublogs
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8094 |
Resumo: | A utilização de blogs como ferramenta pedagógica de apoio ao processo de ensino e aprendizado tem sido temática debatida pelos pesquisadores na área de educação. Esse trabalho apresenta um estudo sobre a utilização dos blogs como instrumento mediador do processo de ensino e aprendizado em cursos de graduação na área de computação. Foram avaliados três blogs utilizados por alunos em cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Avaliou-se os problemas e os cenários de sucesso, onde o emprego desta ferramenta pedagógica proporcionou aumento da motivação dos alunos, melhoria no processo de comunicação entre os atores envolvidos, gerando melhores resultados de aprendizagem dos alunos e melhores avaliações do ensino dos professores. |
id |
UNESP-15_6220ccfb727a3aea533328929f76e3b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8094 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Melhorando o processo de ensino e aprendizado em cursos de graduação na área de computação por meio da utilização de edublogsA utilização de blogs como ferramenta pedagógica de apoio ao processo de ensino e aprendizado tem sido temática debatida pelos pesquisadores na área de educação. Esse trabalho apresenta um estudo sobre a utilização dos blogs como instrumento mediador do processo de ensino e aprendizado em cursos de graduação na área de computação. Foram avaliados três blogs utilizados por alunos em cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Avaliou-se os problemas e os cenários de sucesso, onde o emprego desta ferramenta pedagógica proporcionou aumento da motivação dos alunos, melhoria no processo de comunicação entre os atores envolvidos, gerando melhores resultados de aprendizagem dos alunos e melhores avaliações do ensino dos professores.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2015-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/809410.21723/riaee.v10i3.8094Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.10, n.3, jul./set. (2015); 816-841Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.10, n.3, jul./set. (2015); 816-8411982-55872446-860610.21723/riaee.v10i3reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8094/5499Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Alberto SampaioAndriola, Wagner BandeiraTavares, Wladimir Araújo2017-11-09T12:19:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8094Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-09T12:19:33Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Melhorando o processo de ensino e aprendizado em cursos de graduação na área de computação por meio da utilização de edublogs |
title |
Melhorando o processo de ensino e aprendizado em cursos de graduação na área de computação por meio da utilização de edublogs |
spellingShingle |
Melhorando o processo de ensino e aprendizado em cursos de graduação na área de computação por meio da utilização de edublogs Lima, Alberto Sampaio |
title_short |
Melhorando o processo de ensino e aprendizado em cursos de graduação na área de computação por meio da utilização de edublogs |
title_full |
Melhorando o processo de ensino e aprendizado em cursos de graduação na área de computação por meio da utilização de edublogs |
title_fullStr |
Melhorando o processo de ensino e aprendizado em cursos de graduação na área de computação por meio da utilização de edublogs |
title_full_unstemmed |
Melhorando o processo de ensino e aprendizado em cursos de graduação na área de computação por meio da utilização de edublogs |
title_sort |
Melhorando o processo de ensino e aprendizado em cursos de graduação na área de computação por meio da utilização de edublogs |
author |
Lima, Alberto Sampaio |
author_facet |
Lima, Alberto Sampaio Andriola, Wagner Bandeira Tavares, Wladimir Araújo |
author_role |
author |
author2 |
Andriola, Wagner Bandeira Tavares, Wladimir Araújo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Alberto Sampaio Andriola, Wagner Bandeira Tavares, Wladimir Araújo |
description |
A utilização de blogs como ferramenta pedagógica de apoio ao processo de ensino e aprendizado tem sido temática debatida pelos pesquisadores na área de educação. Esse trabalho apresenta um estudo sobre a utilização dos blogs como instrumento mediador do processo de ensino e aprendizado em cursos de graduação na área de computação. Foram avaliados três blogs utilizados por alunos em cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Avaliou-se os problemas e os cenários de sucesso, onde o emprego desta ferramenta pedagógica proporcionou aumento da motivação dos alunos, melhoria no processo de comunicação entre os atores envolvidos, gerando melhores resultados de aprendizagem dos alunos e melhores avaliações do ensino dos professores. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8094 10.21723/riaee.v10i3.8094 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8094 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v10i3.8094 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8094/5499 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.10, n.3, jul./set. (2015); 816-841 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.10, n.3, jul./set. (2015); 816-841 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v10i3 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1800215854034452480 |