O desenvolvimento de Edublogs como ferramenta de conscientização socioambiental no ensino de química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esswein, Andressa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/180225
Resumo: Os blogs educacionais (edublogs) são usados há cerca de uma década e permitem a interação de ideias entre os estudantes, porém, há carência bibliográfica sobre a aceitação discente acerca do desenvolvimento de edublogs no ensino de Química. O objetivo desta pesquisa de caráter qualitativo foi analisar a opinião discente acerca do uso de edublogs como ferramenta tecnológica digital de informação e comunicação (TDIC) no ensino de Química. A presente dissertação apresenta o desenvolvimento da pesquisa e os resultados obtidos mediante três artigos compilados que demonstram: a opinião docente (1), a opinião discente analisada através da Análise Textual Discursiva (ATD) (2) e a opinião discente analisada através de metodologia quantitativa (3). A atividade foi elaborada para um público de 320 estudantes da 2ª série do Ensino Médio e realizada em uma escola privada em Porto Alegre durante todo o ano letivo de 2016. O objetivo principal foi estimular a criatividade e a criticidade socioambiental discente. Para isso, propôs-se aos estudantes desenvolverem edublogs contextualizando o conteúdo de Química Orgânica com problemas socioambientais atualmente existentes. Os estudantes foram orientados e mediados desde a criação até a finalização dos edublogs. No final do ano letivo, oito postagens temáticas haviam sido realizadas e a avaliação ocorreu de forma processual, ou seja, ao longo de cada postagem e em etapas. Ao final do ano letivo os estudantes responderam a questionários com perguntas abertas e fechadas e os dados coletados foram compilados e submetidos à metodologia de Análise Textual Discursiva (ATD) – respostas abertas – e à metodologia quantitativa através de gráficos de setores – respostas fechadas. Os resultados indicaram a relevância da atividade no estímulo à reflexão crítica acerca de problemas socioambientais. Ademais, o uso dessa ferramenta tecnológica foi amplamente aceito pelos estudantes, os quais puderam aprimorar competências (tomar decisões, resolver problemas, liderar, saber ser eficaz) e habilidades (planejar, executar, analisar, saber ser eficiente). Tais habilidades e competências suscitaram apreciáveis mudanças nos estudantes enquanto cidadãos críticos em formação.
id URGS_bbb202730704e8af6cc5c454187124fa
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180225
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Esswein, AndressaSalgado, Tania Denise Miskinis2018-07-07T03:20:45Z2018http://hdl.handle.net/10183/180225001069456Os blogs educacionais (edublogs) são usados há cerca de uma década e permitem a interação de ideias entre os estudantes, porém, há carência bibliográfica sobre a aceitação discente acerca do desenvolvimento de edublogs no ensino de Química. O objetivo desta pesquisa de caráter qualitativo foi analisar a opinião discente acerca do uso de edublogs como ferramenta tecnológica digital de informação e comunicação (TDIC) no ensino de Química. A presente dissertação apresenta o desenvolvimento da pesquisa e os resultados obtidos mediante três artigos compilados que demonstram: a opinião docente (1), a opinião discente analisada através da Análise Textual Discursiva (ATD) (2) e a opinião discente analisada através de metodologia quantitativa (3). A atividade foi elaborada para um público de 320 estudantes da 2ª série do Ensino Médio e realizada em uma escola privada em Porto Alegre durante todo o ano letivo de 2016. O objetivo principal foi estimular a criatividade e a criticidade socioambiental discente. Para isso, propôs-se aos estudantes desenvolverem edublogs contextualizando o conteúdo de Química Orgânica com problemas socioambientais atualmente existentes. Os estudantes foram orientados e mediados desde a criação até a finalização dos edublogs. No final do ano letivo, oito postagens temáticas haviam sido realizadas e a avaliação ocorreu de forma processual, ou seja, ao longo de cada postagem e em etapas. Ao final do ano letivo os estudantes responderam a questionários com perguntas abertas e fechadas e os dados coletados foram compilados e submetidos à metodologia de Análise Textual Discursiva (ATD) – respostas abertas – e à metodologia quantitativa através de gráficos de setores – respostas fechadas. Os resultados indicaram a relevância da atividade no estímulo à reflexão crítica acerca de problemas socioambientais. Ademais, o uso dessa ferramenta tecnológica foi amplamente aceito pelos estudantes, os quais puderam aprimorar competências (tomar decisões, resolver problemas, liderar, saber ser eficaz) e habilidades (planejar, executar, analisar, saber ser eficiente). Tais habilidades e competências suscitaram apreciáveis mudanças nos estudantes enquanto cidadãos críticos em formação.The educational blogs (edublogs) are used over a decade and allow the interaction of ideas between students however, there is a lack of bibliography about student acceptance on the development of edublogs in the Chemistry teaching. The objective of this qualitative research was to analyze the student opinion about the use of edublogs as a technological tool of information and communication (TIC) in the Chemistry teaching. The present dissertation presents the research development and the results obtained through three compiled articles that demonstrate: the teacher opinion (1), student opinion analyzed through Discursive Textual Analysis (2) student opinion analyzed through sectors graphs (3). The activity was elaborated for a public of 320 students of the second grade of High School and held in a private school in Porto Alegre throughout the school year of 2016. The main objective was to stimulate the creativity and socio-environmental critical sense of the student. For this, it has been proposed to the students the development of edublogs contextualizing the content of Organic Chemistry with currently existing socio-environmental problems. The students were oriented and mediated from the creation to the finalization of edublogs. At the end of the school year, eight thematic posts had been held and the evaluation occurred in a procedural way, that is, throughout each post and in stages. At the end of the school year, the students answered the questionnaires with open and closed questions and the collected data were compiled and submitted to the methodology of Discursive Textual Analysis (ATD). The results indicated the relevance of the activity in stimulating the critical reflection on socio-environmental problems. Furthermore, the use of this technological tool was widely accepted by students, who were able to improve skills (take decisions, solve problems, lead, be effective) and abilities (plan, perform, analyze, know how to be efficient). Such skills and abilities have aroused appreciable changes in the students as critical citizens in formation.application/pdfporEnsino de quimicaEducação ambientalTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Mídias sociaisBlogChemistry teachingEdublogSocio-environmental critical senseO desenvolvimento de Edublogs como ferramenta de conscientização socioambiental no ensino de químicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001069456.pdf.txt001069456.pdf.txtExtracted Texttext/plain206077http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180225/2/001069456.pdf.txt374bbd44dca874cca5e2118719dc4d1bMD52ORIGINAL001069456.pdf001069456.pdfTexto completoapplication/pdf3750446http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180225/1/001069456.pdfd2142f18896d3d59d3bf97704d372f46MD5110183/1802252022-05-24 04:46:09.670711oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180225Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-05-24T07:46:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O desenvolvimento de Edublogs como ferramenta de conscientização socioambiental no ensino de química
title O desenvolvimento de Edublogs como ferramenta de conscientização socioambiental no ensino de química
spellingShingle O desenvolvimento de Edublogs como ferramenta de conscientização socioambiental no ensino de química
Esswein, Andressa
Ensino de quimica
Educação ambiental
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Mídias sociais
Blog
Chemistry teaching
Edublog
Socio-environmental critical sense
title_short O desenvolvimento de Edublogs como ferramenta de conscientização socioambiental no ensino de química
title_full O desenvolvimento de Edublogs como ferramenta de conscientização socioambiental no ensino de química
title_fullStr O desenvolvimento de Edublogs como ferramenta de conscientização socioambiental no ensino de química
title_full_unstemmed O desenvolvimento de Edublogs como ferramenta de conscientização socioambiental no ensino de química
title_sort O desenvolvimento de Edublogs como ferramenta de conscientização socioambiental no ensino de química
author Esswein, Andressa
author_facet Esswein, Andressa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Esswein, Andressa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Salgado, Tania Denise Miskinis
contributor_str_mv Salgado, Tania Denise Miskinis
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de quimica
Educação ambiental
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Mídias sociais
Blog
topic Ensino de quimica
Educação ambiental
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Mídias sociais
Blog
Chemistry teaching
Edublog
Socio-environmental critical sense
dc.subject.eng.fl_str_mv Chemistry teaching
Edublog
Socio-environmental critical sense
description Os blogs educacionais (edublogs) são usados há cerca de uma década e permitem a interação de ideias entre os estudantes, porém, há carência bibliográfica sobre a aceitação discente acerca do desenvolvimento de edublogs no ensino de Química. O objetivo desta pesquisa de caráter qualitativo foi analisar a opinião discente acerca do uso de edublogs como ferramenta tecnológica digital de informação e comunicação (TDIC) no ensino de Química. A presente dissertação apresenta o desenvolvimento da pesquisa e os resultados obtidos mediante três artigos compilados que demonstram: a opinião docente (1), a opinião discente analisada através da Análise Textual Discursiva (ATD) (2) e a opinião discente analisada através de metodologia quantitativa (3). A atividade foi elaborada para um público de 320 estudantes da 2ª série do Ensino Médio e realizada em uma escola privada em Porto Alegre durante todo o ano letivo de 2016. O objetivo principal foi estimular a criatividade e a criticidade socioambiental discente. Para isso, propôs-se aos estudantes desenvolverem edublogs contextualizando o conteúdo de Química Orgânica com problemas socioambientais atualmente existentes. Os estudantes foram orientados e mediados desde a criação até a finalização dos edublogs. No final do ano letivo, oito postagens temáticas haviam sido realizadas e a avaliação ocorreu de forma processual, ou seja, ao longo de cada postagem e em etapas. Ao final do ano letivo os estudantes responderam a questionários com perguntas abertas e fechadas e os dados coletados foram compilados e submetidos à metodologia de Análise Textual Discursiva (ATD) – respostas abertas – e à metodologia quantitativa através de gráficos de setores – respostas fechadas. Os resultados indicaram a relevância da atividade no estímulo à reflexão crítica acerca de problemas socioambientais. Ademais, o uso dessa ferramenta tecnológica foi amplamente aceito pelos estudantes, os quais puderam aprimorar competências (tomar decisões, resolver problemas, liderar, saber ser eficaz) e habilidades (planejar, executar, analisar, saber ser eficiente). Tais habilidades e competências suscitaram apreciáveis mudanças nos estudantes enquanto cidadãos críticos em formação.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-07-07T03:20:45Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/180225
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001069456
url http://hdl.handle.net/10183/180225
identifier_str_mv 001069456
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180225/2/001069456.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180225/1/001069456.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 374bbd44dca874cca5e2118719dc4d1b
d2142f18896d3d59d3bf97704d372f46
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085447748026368