Internet: um espaço de interação ou mediação na formação de docentes de educação infantil?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5152 |
Resumo: | Esta pesquisa busca averiguar a profundidade dos processos de apropriação e objetivação do conhecimento historicamente produzido pela humanidade que podem ocorrer no campo da profissionalização de professores de Educação Infantil por intermédio de um ambiente virtual, elaborado e implementado com os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural de Vigotsky, principalmente, o conceito de atividade mediadora. Para desenvolver a pesquisa analisamos o link “Comunidade de Educação Infantil” do site do Portal dos Professores da UFSCar, a partir de entrevistas realizadas com docentes desta etapa de ensino. Buscamos responder a seguinte questão de pesquisa: O link Comunidade de Educação Infantil funciona como uma ferramenta de mediação na formação docente? Os resultados indicaram que o link é reconhecido como um instrumento de mediação, pois ele possibilita a apropriação de instrumentos de formação individual como fruto da atividade coletiva humana, contribuindo para a melhoria da formação profissional e, consequentemente, com a melhoria da qualidade do ensino neste nível. |
id |
UNESP-15_65fe62d8008f84597c648395423b168e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5152 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Internet: um espaço de interação ou mediação na formação de docentes de educação infantil?Esta pesquisa busca averiguar a profundidade dos processos de apropriação e objetivação do conhecimento historicamente produzido pela humanidade que podem ocorrer no campo da profissionalização de professores de Educação Infantil por intermédio de um ambiente virtual, elaborado e implementado com os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural de Vigotsky, principalmente, o conceito de atividade mediadora. Para desenvolver a pesquisa analisamos o link “Comunidade de Educação Infantil” do site do Portal dos Professores da UFSCar, a partir de entrevistas realizadas com docentes desta etapa de ensino. Buscamos responder a seguinte questão de pesquisa: O link Comunidade de Educação Infantil funciona como uma ferramenta de mediação na formação docente? Os resultados indicaram que o link é reconhecido como um instrumento de mediação, pois ele possibilita a apropriação de instrumentos de formação individual como fruto da atividade coletiva humana, contribuindo para a melhoria da formação profissional e, consequentemente, com a melhoria da qualidade do ensino neste nível.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2014-02-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/515210.21723/riaee.v8i4.5152Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 8 Núm. 4 (2013); 875-888Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 8 n. 4 (2013); 875-8881982-55872446-860610.21723/riaee.v8i4reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5152/4895Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGaray González, Abel GustavoCaram, Adriana MariaCampos, Douglas AparecidoMello, Maria Aparecida2017-11-08T17:42:34Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5152Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-08T17:42:34Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Internet: um espaço de interação ou mediação na formação de docentes de educação infantil? |
title |
Internet: um espaço de interação ou mediação na formação de docentes de educação infantil? |
spellingShingle |
Internet: um espaço de interação ou mediação na formação de docentes de educação infantil? Garay González, Abel Gustavo |
title_short |
Internet: um espaço de interação ou mediação na formação de docentes de educação infantil? |
title_full |
Internet: um espaço de interação ou mediação na formação de docentes de educação infantil? |
title_fullStr |
Internet: um espaço de interação ou mediação na formação de docentes de educação infantil? |
title_full_unstemmed |
Internet: um espaço de interação ou mediação na formação de docentes de educação infantil? |
title_sort |
Internet: um espaço de interação ou mediação na formação de docentes de educação infantil? |
author |
Garay González, Abel Gustavo |
author_facet |
Garay González, Abel Gustavo Caram, Adriana Maria Campos, Douglas Aparecido Mello, Maria Aparecida |
author_role |
author |
author2 |
Caram, Adriana Maria Campos, Douglas Aparecido Mello, Maria Aparecida |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garay González, Abel Gustavo Caram, Adriana Maria Campos, Douglas Aparecido Mello, Maria Aparecida |
description |
Esta pesquisa busca averiguar a profundidade dos processos de apropriação e objetivação do conhecimento historicamente produzido pela humanidade que podem ocorrer no campo da profissionalização de professores de Educação Infantil por intermédio de um ambiente virtual, elaborado e implementado com os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural de Vigotsky, principalmente, o conceito de atividade mediadora. Para desenvolver a pesquisa analisamos o link “Comunidade de Educação Infantil” do site do Portal dos Professores da UFSCar, a partir de entrevistas realizadas com docentes desta etapa de ensino. Buscamos responder a seguinte questão de pesquisa: O link Comunidade de Educação Infantil funciona como uma ferramenta de mediação na formação docente? Os resultados indicaram que o link é reconhecido como um instrumento de mediação, pois ele possibilita a apropriação de instrumentos de formação individual como fruto da atividade coletiva humana, contribuindo para a melhoria da formação profissional e, consequentemente, com a melhoria da qualidade do ensino neste nível. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-02-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5152 10.21723/riaee.v8i4.5152 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5152 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v8i4.5152 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5152/4895 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 8 Núm. 4 (2013); 875-888 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 8 n. 4 (2013); 875-888 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v8i4 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1800215852721635328 |