Internet: um espaço de interação ou mediação na formação de docentes de educação infantil?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garay González, Abel Gustavo
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Caram, Adriana Maria, Campos, Douglas Aparecido, Mello, Maria Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5152
Resumo: Esta pesquisa busca averiguar a profundidade dos processos de apropriação e objetivação do conhecimento historicamente produzido pela humanidade que podem ocorrer no campo da profissionalização de professores de Educação Infantil por intermédio de um ambiente virtual, elaborado e implementado com os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural de Vigotsky, principalmente, o conceito de atividade mediadora. Para desenvolver a pesquisa analisamos o link “Comunidade de Educação Infantil” do site do Portal dos Professores da UFSCar, a partir de entrevistas realizadas com docentes desta etapa de ensino. Buscamos responder a seguinte questão de pesquisa: O link Comunidade de Educação Infantil funciona como uma ferramenta de mediação na formação docente? Os resultados indicaram que o link é reconhecido como um instrumento de mediação, pois ele possibilita a apropriação de instrumentos de formação individual como fruto da atividade coletiva humana, contribuindo para a melhoria da formação profissional e, consequentemente, com a melhoria da qualidade do ensino neste nível.
id UNESP-15_65fe62d8008f84597c648395423b168e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5152
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Internet: um espaço de interação ou mediação na formação de docentes de educação infantil?Esta pesquisa busca averiguar a profundidade dos processos de apropriação e objetivação do conhecimento historicamente produzido pela humanidade que podem ocorrer no campo da profissionalização de professores de Educação Infantil por intermédio de um ambiente virtual, elaborado e implementado com os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural de Vigotsky, principalmente, o conceito de atividade mediadora. Para desenvolver a pesquisa analisamos o link “Comunidade de Educação Infantil” do site do Portal dos Professores da UFSCar, a partir de entrevistas realizadas com docentes desta etapa de ensino. Buscamos responder a seguinte questão de pesquisa: O link Comunidade de Educação Infantil funciona como uma ferramenta de mediação na formação docente? Os resultados indicaram que o link é reconhecido como um instrumento de mediação, pois ele possibilita a apropriação de instrumentos de formação individual como fruto da atividade coletiva humana, contribuindo para a melhoria da formação profissional e, consequentemente, com a melhoria da qualidade do ensino neste nível.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2014-02-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/515210.21723/riaee.v8i4.5152Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 8 Núm. 4 (2013); 875-888Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 8 n. 4 (2013); 875-8881982-55872446-860610.21723/riaee.v8i4reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5152/4895Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGaray González, Abel GustavoCaram, Adriana MariaCampos, Douglas AparecidoMello, Maria Aparecida2017-11-08T17:42:34Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5152Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-08T17:42:34Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Internet: um espaço de interação ou mediação na formação de docentes de educação infantil?
title Internet: um espaço de interação ou mediação na formação de docentes de educação infantil?
spellingShingle Internet: um espaço de interação ou mediação na formação de docentes de educação infantil?
Garay González, Abel Gustavo
title_short Internet: um espaço de interação ou mediação na formação de docentes de educação infantil?
title_full Internet: um espaço de interação ou mediação na formação de docentes de educação infantil?
title_fullStr Internet: um espaço de interação ou mediação na formação de docentes de educação infantil?
title_full_unstemmed Internet: um espaço de interação ou mediação na formação de docentes de educação infantil?
title_sort Internet: um espaço de interação ou mediação na formação de docentes de educação infantil?
author Garay González, Abel Gustavo
author_facet Garay González, Abel Gustavo
Caram, Adriana Maria
Campos, Douglas Aparecido
Mello, Maria Aparecida
author_role author
author2 Caram, Adriana Maria
Campos, Douglas Aparecido
Mello, Maria Aparecida
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garay González, Abel Gustavo
Caram, Adriana Maria
Campos, Douglas Aparecido
Mello, Maria Aparecida
description Esta pesquisa busca averiguar a profundidade dos processos de apropriação e objetivação do conhecimento historicamente produzido pela humanidade que podem ocorrer no campo da profissionalização de professores de Educação Infantil por intermédio de um ambiente virtual, elaborado e implementado com os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural de Vigotsky, principalmente, o conceito de atividade mediadora. Para desenvolver a pesquisa analisamos o link “Comunidade de Educação Infantil” do site do Portal dos Professores da UFSCar, a partir de entrevistas realizadas com docentes desta etapa de ensino. Buscamos responder a seguinte questão de pesquisa: O link Comunidade de Educação Infantil funciona como uma ferramenta de mediação na formação docente? Os resultados indicaram que o link é reconhecido como um instrumento de mediação, pois ele possibilita a apropriação de instrumentos de formação individual como fruto da atividade coletiva humana, contribuindo para a melhoria da formação profissional e, consequentemente, com a melhoria da qualidade do ensino neste nível.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5152
10.21723/riaee.v8i4.5152
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5152
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v8i4.5152
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5152/4895
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 8 Núm. 4 (2013); 875-888
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 8 n. 4 (2013); 875-888
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v8i4
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215852721635328