A propósito dos parâmetros curriculares nacionais e sua relação com o ethos cultural hodierno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lastória, Luiz A. Calmon Nabuco
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/4996
Resumo: O texto trata da relação entre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, bem como de seu desdobramento nos Parâmetros Curriculares Nacionais, e a cultura contemporânea sob três aspectos: a visão ingênua predominante quanto à relação entre desenvolvimento tecnológico/educação; a tradução retórica da instituição família como parceira das práticas educativas; e, finalmente, a utilização da teoria dos sistemas aplicada ao âmbito do diagnóstico político-educacional. Resulta de um projeto de pesquisa maior em curso intitulado: Indústria cultural e processos formativos: subsídios para reflexão das novas demandas educacionais.
id UNESP-15_73a6840e902c162c94aebdf39c471d23
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4996
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling A propósito dos parâmetros curriculares nacionais e sua relação com o ethos cultural hodiernoO texto trata da relação entre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, bem como de seu desdobramento nos Parâmetros Curriculares Nacionais, e a cultura contemporânea sob três aspectos: a visão ingênua predominante quanto à relação entre desenvolvimento tecnológico/educação; a tradução retórica da instituição família como parceira das práticas educativas; e, finalmente, a utilização da teoria dos sistemas aplicada ao âmbito do diagnóstico político-educacional. Resulta de um projeto de pesquisa maior em curso intitulado: Indústria cultural e processos formativos: subsídios para reflexão das novas demandas educacionais.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2012-05-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/499610.21723/riaee.v6i3.4996Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 6 Núm. 3 (2011); 2-11Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 6 n. 3 (2011); 2-111982-55872446-860610.21723/riaee.v6i3reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/4996/4146Copyright (c) 2012 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLastória, Luiz A. Calmon Nabuco2017-11-07T20:21:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4996Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-07T20:21:21Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A propósito dos parâmetros curriculares nacionais e sua relação com o ethos cultural hodierno
title A propósito dos parâmetros curriculares nacionais e sua relação com o ethos cultural hodierno
spellingShingle A propósito dos parâmetros curriculares nacionais e sua relação com o ethos cultural hodierno
Lastória, Luiz A. Calmon Nabuco
title_short A propósito dos parâmetros curriculares nacionais e sua relação com o ethos cultural hodierno
title_full A propósito dos parâmetros curriculares nacionais e sua relação com o ethos cultural hodierno
title_fullStr A propósito dos parâmetros curriculares nacionais e sua relação com o ethos cultural hodierno
title_full_unstemmed A propósito dos parâmetros curriculares nacionais e sua relação com o ethos cultural hodierno
title_sort A propósito dos parâmetros curriculares nacionais e sua relação com o ethos cultural hodierno
author Lastória, Luiz A. Calmon Nabuco
author_facet Lastória, Luiz A. Calmon Nabuco
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lastória, Luiz A. Calmon Nabuco
description O texto trata da relação entre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, bem como de seu desdobramento nos Parâmetros Curriculares Nacionais, e a cultura contemporânea sob três aspectos: a visão ingênua predominante quanto à relação entre desenvolvimento tecnológico/educação; a tradução retórica da instituição família como parceira das práticas educativas; e, finalmente, a utilização da teoria dos sistemas aplicada ao âmbito do diagnóstico político-educacional. Resulta de um projeto de pesquisa maior em curso intitulado: Indústria cultural e processos formativos: subsídios para reflexão das novas demandas educacionais.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/4996
10.21723/riaee.v6i3.4996
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/4996
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v6i3.4996
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/4996/4146
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 6 Núm. 3 (2011); 2-11
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 6 n. 3 (2011); 2-11
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v6i3
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215852698566656